Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

domingo, 3 de outubro de 2021

Maria Antonieta, em um livro as cartas de amor ao conde Sueco Fersen. Artigo Traduzido.

 

 Olá, Amigos de Lady Oscar sejam bem vindos!


Hoje meu amigo me passou mais um link de um artigo italiano comentando sobre algumas cartas de amor de Maria Antonieta ao Conde Fersen, decifrada nestes dias pelos peritos dos arquivos nacionais da França. Pela primeira vez, há uma confirmação de uma ligação entre os dois após anos de estudo. Foi publicado no site Corriere.it  Enfim, não vou me prolongar aqui, depois do artigo, coloco algumas notas..  Segue a tradução do artigo

De Stefano Montefiori

 " EU TE AMO COMO LOUCA E NUNCA, NUNCA POSSO FICAR UM MOMENTO SEM ADORAR VOCÊ." É a frase que MARIA ANTONIETA escreve a CONDE  FERSEN decifrada nestes dias pelos peritos dos arquivos nacionais da França. Pela primeira vez, há uma confirmação de uma ligação entre os dois após anos de estudo

FRANÇA - O amor entre a Rainha Maria Antonieta e o Conde sueco Axel de Fersen era conhecido através de contos populares, as memórias do embaixador americano Gouverneur Morris e macros da cultura pop, como  o manga Lady Oscar Rosa de Versalhes ou o filme de Sofia Coppola. O que faltava eram provas históricas, que agora chegaram graças a cartas na posse dos arquivos nacionais franceses. Muitas partes destas cartas haviam sido censuradas; graças à técnica da fluorescência de raios X, a equipe de Anne Michelin (uma cientista do Museu Nacional de História Natural) conseguiu torná-las legíveis.



Por exemplo, em 4 de janeiro de 1792, a Rainha escreveu ao Conde Fersen: "Não posso terminar sem dizer-te, meu querido e terno amigo, que te amo loucamente e que nunca, jamais poderei passar um momento sem te adorar". As frases eliminadas contêm continuamente "eu te adoro", "você é perfeito", sinal de uma paixão que resistiu ao teste do tempo (a rainha e o conde já se conheciam há pelo menos 15 anos).

"Nós sabíamos que Maria Antonieta e Fersen se amavam, mas não tínhamos nenhum registro escrito disso. É a primeira vez que o vemos escrito pela mão da rainha, e é também a primeira vez que Fersen expressa seu amor", diz Isabelle Aristide-Hastir, chefe da seção privada dos arquivos nacionais e autora do livro Marie Antoinette et Axel de Fersen - Correspondance secrète, que será lançado na França no final de outubro.

Maria Antonieta teve suas cartas destruídas enquanto Fersen as guardava. Os descendentes do conde doaram-nas aos arquivos nacionais franceses. E foi provavelmente ele quem apagou as frases de amor numa tentativa de esconder sua relação com a rainha. Os arquivos tinham as páginas escritas por Maria Antonieta a Fersen, e cópias (feitas pelo próprio conde) das cartas que ele enviou à rainha. Anne Michelin afirma ter encontrado uma coincidência substancial entre a tinta dos rabiscos e a utilizada por Fersen em outras cartas. A correspondência diz respeito ao amor deles, mas também à necessidade de tentar uma segunda fuga. Após a invasão da Bastilha, o Conde Fersen já havia participado da tentativa infrutífera de fuga do Rei Luís XVI e da Rainha. Em 20 de junho de 1791, ele conseguiu tirá-los da prisão de Tuileries, mas os reais foram presos em Varennes. O Conde tentou até o fim convencer Maria Antonieta a fugir novamente, mas em vão. A última rainha do Ancien Régime foi guilhotinada em 16 de outubro de 1793, nove meses após seu marido.


 

Enfim, todos nós sabemos que a rainha Maria Antonieta foi casada com Luís XVI, mas manteve correspondência com o conde sueco von Fersen. No manga e Anime Rosa de Versalhes eles se tornam amantes, na realidade eu acredito não ter sido diferente. Segundo as cartas decifradas recentemente o que parece que de fato eles eram apaixonados e mantiveram uma relação amorosa secreta. Podemos dizer agora, que sim, eles eram amantes na realidade também.

As cartas da rainha francesa foram escritas durante a agitação revolucionária do início dos anos 1790, pouco mais de um ano antes da sua execução na guilhotina, no auge do fervor republicano em Paris.

A família real estava sob proteção no Palácio das Tulherias após uma tentativa frustrada de fugir de França, mas a esposa de Luís XVI conseguiu contrabandear cartas para seu amigo Axel von Fersen.

Sabemos que o conde Fersen, um fiel aliado da rainha francesa que havia ajudado a organizar a fuga frustrada, conservou cópias da correspondência, mas alguns excertos estavam apagados e o conteúdo permanecia um mistério até agora.

 


Bem, Em minha opinião sempre foi claro que existia um romance entre Maria Antonieta e o Conde Fersen, apesar de falta de provas, estava mais que claro que a relação entre eles era muito mais que uma simples amizade. 
Riyoko Ikeda a autora do manga Rosa de Versalhes, se inspirou em acontecimentos reais e os misturou com a fantasia.

No início da história o enredo é entorno das novas mudanças no reino francês. Começa com o casamento do rei Luís XVI com a princesa da Áustria, Maria Antonieta. A adaptação da princesa austríaca com os costumes do país, mas principalmente com sua aceitação na corte. Nesse mesmo período, Oscar confronta a guarda real para mostrar que mesmo sendo mulher é capaz de se tornar um soldado e seguir os passos do pai.


Espero que tenham gostado. Peço desculpas pela tradução.

Lady Oscar diz.. Obrigada por sua visita.Volte sempre que quiser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.