Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

COMENTANDO O RARÍSSIMO EPISÓDIO O RETRATO DE UMA ROSA EM CHAMAS. O SEGUNDO FINAL DO ANIME ROSA DE VERSALHES.

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam bem vindos!





   Você conhece o final alternativo da versão animada de Rosa de Versalhes? Hoje, um usuário do Twitter disponibilizou essa relíquia para os fãs da Lady Oscar. O rapaz é japonês e possui uma cópia em VHS do episódio O retrato de Uma Rosa em Chamas (えつきたバラの肖像). Enfim, eu tive a oportunidade de ganhar uma cópia e assistir ao segundo final do anime Rosa de Versalhes, e hoje eu trouxe a resenha desse raríssimo episódio, então resolvi resenhar. Antes de começar, é impostante ressaltar que esse é um episódio raríssimo e o segundo final da animação de Rosa de Versalhes, exibido uma única vez no Japão, como uma forma de resumão para terminar de maneira corrida a série, já que o anime acabou não fazendo o tanto de sucesso, entre os japoneses como o mangá original de Ikeda e as apresentações da Takarazuka. Outra coisa que devo pontuar, esse episódio não tem o belo traço dos outros episódios e não foi realizado pela equipe principal da animação, portanto, os traços não estão embelezados. O episódio se chama "O Retrato de Uma Rosa em Chamas", e foi mais como um longa para TV.


  

 Agradeço de coração ao rapaz japonês, que me fez a gentileza de me dar uma cópia, para eu poder assistir e comentar. Esse episódio é mais fiel ao mangá original, porém com algumas diferenças, mas já adianto que temos a cena do envenenamento e o uniforme da Oscar é bem mais fiel ao original desenhado por Ikeda.


Imagem extraída  de VHS o segundo final do anime Rosa de Versalhes.



 
 Descobri, através da pessoa que disponibilizou a cópia, as seguintes informações, O episódio é na real o segundo final do anime Rosa de Versalhes, sim, o anime teve dois finais. Esse episódio, é muito grande porque ele funcionou como uma espécie de resumão. Segundo o rapaz, quem me deu essa raridade, a versão animada da Rosa de Versalhes estava sendo exibida na TV, na mesma época que acontecia uma temporada de beisebol profissional, e segundo o que o rapaz me foi isso que acabou afetando a transmissão da série em algumas regiões do Japão a partir do episódio 23. Ele é japonês, e guardou essa raridade por muitos anos em um VHS.
 

 
 



Vamos aos comentários:

 

O episódio começa com o julgamento da principal vilã da Rosa de Versalhes, Jeanne, e não tem muita diferença com a versão que conhecemos da sentença da moça.   Jeanne é finalmente condenada à prisão perpétua pelo, o juiz que também decidiu a sentenciar a vilã com a marcação 'V' de 'vouler' 'ladrão'. A vilã tenta escapar, mas é impedida e recebe a marcação e mesmo desacordada, é jogada na cela para cumprir sua pena por conta do escândalo do colar onde ela tentou acusar a rainha. A cena muda e temos Lady Oscar, conversando com a rainha Maria Antonieta e pedindo seu o afastamento da guarda real, sabemos que Oscar não teve seu amor por Fersen correspondido, mas nesse episódio é mostrado com mais detalhes. Maria Antonieta, parece não entender o motivo de Oscar querer deixar  a guarda real, a rainha insiste para ela ficar, mas Oscar já havia feito sua escolha.É possível perceber que rainha, fica  triste, mas Oscar está decidida e insiste a deixar de uma vez por todas a guarda real. Maria Antonieta então, decide transferir sua amiga para  a guarda francesa, algo bem mais perigoso.

 

Lady Oscar, é transferida, e como sabemos, ela se tornando a comandante da guarda francesa, contra a vontade de Maria Antonieta. A cena termina com uma rainha chorosa lamentando a escolha de sua amiga. André, acaba se alistando no exército para acompanhar sua amada.Após isso, temos um salto no tempo, a história pula para ano 1789, quatro anos após o incidente do colar. Temos então, os plebeus revoltados contra os nobres e contra a monarquia. André começa a perder a visão do seu único olho funcional. Ele tenta esconder isso de Oscar, mas sua visão vai piorando a cada dia. O interessante desse episódio é que o uniforme da lady Oscar está bem mais fiel ao original desenhado por Ikeda.

 


A cidade de Paris, se torna uma loucura, com o povo revoltado contra a monarquia e a nobreza, Oscar agora comandante da guarda francesa, trabalhando sem uma folga por um mês, André a acompanha sempre como seu fiel escudeiro e guardando seu amor em segredo como sempre.
Depois temos o General Jarjayes, pai da Lady Oscar, que tem a brilhante ideia de casar sua filha com Gerodelle, motivo? O general tem intenção que Oscar volte a viver como uma mulher, e dê-lhe um neto Homem, para continuar defendendo a família real da França.

 


Gerodelle, se mostra interessado em Oscar, mas a moça não tem nenhum sentimento pelo nobre, sem contar que nessa altura seu coração já pertencia a André. Oscar se revolta, recusa Gerodelle, seu pai fica furioso, e os dois começam um longa discussão e claro que André está atrás da porta contra a ideia do casamento arranjado.

 


 

 

 

 

Sabemos que nessa altura, o coração de Oscar já pertence a André, e claro que não sai casamento algum. Enfim, voltando ao assunto, nesse episódio, temos outra coisa, que ficou de fora, no anime original, a cena do envenenamento, sim, temos André tentando envenenar Oscar, Já que ele estava inconformado com a ideia de ver sua amada casando com outro, e sábia que não poderia ser considerado um partido para Oscar, já que ele e  apenas um mero serviçal e a diferença de classe entre eles era imensa. Revoltado, André tem a brilhante ideia de matar Oscar envenenada e depois beber do mesmo veneno,  para poderem ficar juntos na eternidade, assim como Romeu e Julieta. Felizmente, isso não chega acontecer, André se arrepende, joga Oscar no chão fazendo o vinho com veneno cair, e logo após o rapaz  se arrepende  e tem uma crise de choro.

 

Outra coisa, que devo comentar, é a ligação de Oscar com sua mãe está muito mais fiel com o mangá original. No anime, A mãe de Oscar, aparece muito pouco e no Live action, tiveram a brilhante de matar a mãe da Oscar, sim, ela morre durante o parto. Motivo eu não sei!  Temos a cena do pintor, muito igual a original do mangá, e nessa parte, já podemos ver a piora em André, o rapaz já está perdendo toda sua visão.

 


Oscar pergunta a André se ele havia gostado do quadro, mas André tenta se esforçar, para enxergar a pintura, mas sabemos que o rapaz já está praticamente cego dos dois olhos, é uma cena muito comovente e que me lembra muito o mangá original. Óbvio que também não segue à risca, mas sim, lembra e muito o original. Após trocar algumas palavras com o general Jarjayes, André, que está com a visão muito ruim, caba tropeçando e cai das escadas. Oscar escuta o barulho, vai até ele preocupada, mas André a tranquiliza dizendo que está bem. Depois disso, novamente a cena muda, é também mostrando que a relação entre a família real com o povo da França está péssima. No dia 23 de junho, o rei convocou um tribunal, mas impediu a entrada de representantes plebeus, e as pessoas insatisfeitas correram para o Palácio de Versalhes. Oscar vê toda essa confusão e resolve tomar partido da situação. 
 

 
 Nesse momento temos um ato heroico de Lady Oscar que defende o povo, pois o General Buiet, inimigo do general jarjayes (pai de Oscar), ordena a nossa comandante que retire de lá todos os representantes do terceiro estado e dispare fogo contra os deputados, porem Oscar se recusa a aceitar as ordens de seu superior já que o dever dela é proteger o local e não atirar nas pessoas. Oscar então coloca-se na frente e diz que primeiro será preciso atirar nela. É uma cena linda onde mostra Oscar a favor da população lutando a favor do povo.




 

O General Jarjayes, descobre que sua filha, defendeu o povo, e fica revoltado! Os dois discutem e o General tenta matar Oscar, felizmente, a moça é salva por André, que enfrenta o general  e protege sua amada. O pai de Oscar apenas deixa a sala, e quando André tenta sair, é impedido pela moça e sim, nessa versão é Oscar também se declara a André. Não existe cena de amor entre eles, apenas um beijo.

 

 

 

 


 


Oscar sai de casa junto a André, e antes de se juntar a revolução queima seu retrato e suas medalhas. Os dois lutam juntos na revolução, no dia 14 de julho e logo, após a cena muda para o dia 15 de julho Oscar e André viram heróis da revolução e sim,os dois terminam juntos nessa versão. Deixo abaixo mais algumas imagens:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 


 


Enfim, o episódio é bom? Apesar de não ter um traço muito bonito, ele chega a ser mais próximo do mangá e o que mais gostei foi que existe a cena do vinho envenenado, algo que foi excluído da animação e do Live Action. Poderia ter a cena do baile de noivado de Oscar, mas acabou ficando de fora novamente. De qualquer forma, é um lindo episódio e espero que algum dia seja remasterizado em DVD, o que acho improvável. As imagens desse artigo foram publicadas em revista italiana.
 


 
 

Tem mais Algumas fotos desse raro episódio encontra-se no site da minha querida amiga Elena Romanello. 

Atualização, recentemente foi publicado uma matéria sobre esse episódio, na revista italiana  na edição número 15 da revista italiana, Nippon Shock Magazine, e algumas das imagens encontradas nesse post, foram publicadas na revista. Atualização 3/02/2024

 

 

Espero que tenham gostado!

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!


 


 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.