Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Os 50º aniversário de "A Rosa de Versalhes" uma obra não convencional feita em uma época em que "a felicidade de uma mulher era ser uma dona de casa em tempo integral". (artigo traduzido).

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

 


 Há poucas horas,o site News-Postseven, trouxe uma matéria em comemoração aos 50 anos da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), como é interessante, eu resolvi  traduzi-la.  O Texto comenta, como A Rosa de Versalhes, serializada nas páginas da revista feminina Margaret  da editora Shueisha em 1972, veio a se tornar um fenômeno mundial e ainda hoje representa as vozes das mulheres. O artigo, também, comenta como a heroína Lady Oscar, a moça criada para se tornar um soldado, influenciou e inspirou as  meninas, em uma época onde se acreditava que as mulheres deveriam se casar e se tornar donas de casa em tempo integral, portanto Oscar era a esperança dessas mulheres. Enfim, tentei manter a fidelidade do texto original, usei inclusive as mesmas fotos publicadas na matéria original.

O 50º aniversário de "A Rosa de Versalhes" uma obra não convencional feita em uma época em que "a felicidade de uma mulher era ser uma dona de casa em tempo integral". (artigo traduzido).


A série de animação de TV Rosa de Versalhes começou a ser transmitida em 1979. A série de animação também se tornou popular por sua canção temática


Em 1972, "Weekly Margaret" (Shueisha) começou a serialização de um mangá feminino sem precedentes. Essa é "A Rosa de Versalhes", que retrata a vida turbulenta da rainha Maria Antonieta e Oscar, uma bela mulher vestida de homem, ambientada na Revolução Francesa do século XVIII. A autora era Riyoko Ikeda, que era estudante universitária na época O mangá foi um sucesso sem precedentes, quebrando a crença comum de que o mangás baseado em história não eram populares entre mulheres e crianças, Rosa de Versalhes, foi adaptado para o palco pela Takarazuka Revue e transformado em um anime, tornando-se um fenômeno social. Este ano marca o 50º aniversário da serialização desta obra-prima histórica.

Embora seja um manga shoujo, ela é encontrado em bibliotecas escolares. A Rosa de Versalhes, um marco na manga feminina, tornou-se um fenômeno social em 1974, foi transformada em musical para comemorar o 60º aniversário da Takarazuka Revue, e em 1979 foi transformada em filme Live Action e mais tarde em uma série animada para TV, e traduzida em mais de uma dúzia de países. A escritora de não ficção Aya Sawaki é uma das fãs apaixonadas que se deparou com essa obra quando estava na terceira série do ensino fundamental e ficou fascinada por ela.

Na época, o manga ainda era considerada 'vulgar' e eu estava proibida de lê-la por meus pais, que estavam muito interessados na minha educação. Nos anos 80, no entanto, uma edição da amada A Rosa de Versalhes foi adquirida para a biblioteca da escola primária. Acredito, que essa é a prova que Rosa de Versalhes não é apenas um mangá shoujo é reconhecida pelo público como uma obra histórica. Se for aprovado pela escola, você pode lê-lo na frente de seus pais. Uma das razões pelas quais a Sra. Sawaki foi atraída por este trabalho foi o modo de vida da protagonista Oscar. "Ela é uma personagem criada pela professora Riyoko Ikeda, embora seja mulher, foi criada para se tornar um soldado e coloca sua vida em risco para manter suas crenças. Seu modo de vida independente era pouco convencional em uma época em que se esperava que as mulheres se casassem e se tornassem donas de casa em tempo integral, e eu a admirava intensamente. Uma obra que foi uma das primeiras a retratar as questões de gênero.
 
 
O ensaísta de mangá Kazuko Kawahara diz que o charme deste trabalho se deve à habilidade de Ikeda. Ikeda-sensei é extremamente bom em selecionar e compor a história com base em sua pesquisa histórica, e aproveitar ao máximo o que ele encontra na história. É por isso que suas histórias históricas não soam como estudos, mas são dramáticas e atraem o leitor. Ele também tem visão de futuro. Por exemplo, a questão do assédio é um exemplo. O termo "assédio" ganhou a medalha de ouro no Concurso de Novas Palavras e Palavras-chave (流行語大賞の金賞/Ryuukougotaishou no Kinshou) , mas 16 anos antes disso, Ikeda-sensei retratou uma cena onde Oscar é assediada no local de trabalho porque é mulher. 
 
 
 

 
 
Segundo a "Pesquisa Básica Escolar" do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, no início dos anos 70, quando "A Rosa de Versalhes" foi serializada, a porcentagem de mulheres que entraram para a universidade era de cerca de 10%, e a porcentagem de solteiras de 25-29 anos era de 18,1% (Segundo o Ministério da Administração Interna e Comunicações "Censo Nacional). Em outras palavras, mais, de 80% das mulheres eram casadas antes dos 29 anos. Uma vez casadas, as mulheres ficaram em casa para cuidar das tarefas domésticas e dos filhos, e precisavam da permissão de seus maridos para sair para o trabalho.

"O amigo de infância de Oscar, André, também era uma nova imagem de homem. Embora ele não possa igualar Oscar em status e habilidade, ele apoia de todo o coração a mulher que ama. Acredito ser um novo ideal para as mulheres da época.
 
A "Rosa de Versalhes" ainda hoje representa as opiniões das mulheres.


"Em 1986, 13 anos após o término da serialização, entrou em vigor a Lei de Igualdade de Oportunidades de Emprego, incentivando a participação das mulheres na sociedade. No entanto, as mulheres não são verdadeiramente livres. Embora as mulheres agora possam trabalhar, o ambiente de trabalho e os problemas de assédio sexual para as mulheres ainda não foram resolvidos (Gender Gap 2022 do relatório do Fórum Econômico Mundial).

A revolução de gênero das mulheres japonesas retratada através da Revolução Francesa — "A Rosa de Versalhes" é amada por gerações há 50 anos porque continua a representar as vozes das mulheres."

Entrevista e texto de Uemura Kuru josei Sebun ( 女性セブン) edição 18 Agosto de 2022.




Enfim, essa foi a tradução do texto postado no site News-Postseven devidamente creditado. Caso tiver algum erro ou algo que faltou em breve estarei corrigindo.
 
O matéria sobre as comemorações dos 50 anos da Rosa de Versalhes também foi comentada no site Yahoo do Japão.  é o mesmo texto, mais tarde talvez, comente mais a respeito desse artigo ou traga mais alguma atualização. 
 

Espero que tenham gostado! Uma Boa semana a todos vocês amigos da lady Oscar.

Lady Oscar diz... Obrigado por sua visita! Volte sempre que quiser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.