Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Comentando sobre o teatro Takarazuka Revue e sua forte ligação com o mangá Rosa de Versalhes.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



 
 
O YouTube me recomendou um vídeo, postado recentemente no canal K.machiko com um trecho da belíssima apresentação da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), no teatro feminino Takarazuka Revue, com a famosa canção Takarazuka Ai areba koso. Trata-se da montagem de 1975 Berusaiyu no Bara - Andore to Osukaru - (ベルサイユのばら - アンドレとオスカル -), então aproveitando que fomos recentemente pegos de surpresa com a notícia de que termos novas montagens de Rosa da peça Versalhes em 2024 no palco da Takarazuka, resolvi abrir esse post e comentar um pouco sobre esse famoso teatro feminino, que se ainda existe e produz grandes peças, é graças a Rosa de Versalhes.
  


 
O vídeo que inspirou o Post é esse logo abaixo:
 

O Takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan) o teatro feminino japonês, fundado em 1913, por Kobayashi Ichizo e com uma imensa importância, no Japão, afinal, foi a primeira companhia de teatro formada somente por mulheres, assim como temos o tradicional Teatro Kabuki formado unicamente por homens. Mas não tem como comentar desse teatro sem ao menos mencionar A Rosa e Versalhes, já que a obra máxima de Ikeda, mudou o destino desse teatro. Porem, antes de falar sobre Rosa de Versalhes, irei, comentar mais sobre a companhia Takarazuka que ano que vem, 2024, completará 110 anos.

Muito bem, Takarazuka Revue começou em Takarazuka, em Hyōgo, Japão, como mencionei logo acima em 1913, seu criador, Kobayashi Ichizo era presidente da Hankyu Railways, e teve a brilhante ideia de aumentar as vendas dos bilhetes da linha de trens da cidade promovendo apresentações musicais de estilo Ocidental usando apenas jovens e belas garotas solteiras e deu certo. 
A grande, novidade desse teatro para sua época, era o fato de todos os papéis serem interpretados por mulheres, inclusive os papeis masculinos. O teatro Takarazuka, foi baseado no modelo original do Kabuki antes que as mulheres fossem banidas do teatro no Japão.

Então temos, atrizes que interpretam homens, e mulheres. As atrizes que interpretam papéis masculinos ou mulheres fortes, como nossa heroína, Lady Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes, são chamadas de otokoyaku ("papel masculino"), e as que interpretam mulheres, são chamadas de musumeyaku ("papel feminino"). Figurinos?  Os figurinos da Takarazuka Revue, costumam ser caros e riquíssimos em detalhes, o cenário são todos, super chamativos e as performances tem um toque melodramático. São apresentações musicais e esse teatro é mega popular no Japão.
 
Como fazer parte do teatro? Não é nada fácil ser uma atriz da Takarazuka. As jovens candidatas, costumam passar por uma rigorosa e disputadíssima seleção e muitos anos de disciplina, treinamento para aperfeiçoarem as representações no palco com toda a maestria seus papeis, sejam eles femininos ou masculinos, não é nada fácil!

A atrizes da Takarazuka, desde muito cedo, ainda durante a fase de seus aprendizados, são encaminhadas para seus devidos papeis Femininos ou masculinos. As jovens atrizes que desempenham papéis femininos, são as musumeyaku (musume significa filha, yaku sombra), já as atrizes que representam os papéis masculinos são chamadas de otokoyaku(otoko significa homem em japonês). E como funciona? Assim como no tradicional Kabuki os onagata, que nada mais é do que os atores que representam os papéis femininos, que precisam passar 24 horas como mulheres, as atrizes da Takarazuka otokoyaku (papeis masculinos), precisam também ser como homens. É difícil? Com toda certeza é muito difícil, precisa ter talento de sobra! Portanto, essas jovens moças, recebem todo um treinamento necessário exigido pelo Takarazuka para representar seus papéis tanto femininos quanto masculinos.
A primeiríssima apresentação desse maravilhoso teatro feminino, aconteceu em 1914 e em 1938 O Takarazuka se apresentou no exterior, impressionando os europeus com esse novo teatro japonês totalmente feminino. Já em 1940 a trupe mudou seu nome para Companhia de Teatro Takarazuka então nasceram as quatro trupes, Hanagumi (Trupe "Flor"), Tsukigumi (Trupe "Lua"), Yukigumi (Trupe "Neve") e Hoshigumi (Trupe "Estrela"). E só bem mais tarde nasceu Soragumi (Trupe "Cosmos") Sora, a mais nova trupe do teatro.



Você sabia que a Takarazuka Já se apresentou aqui no Brasil?


Isso mesmo. Em comemoração dos 70ºˢ aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, nos anos 1970 a Fundação Japão possibilitou uma primeira e única apresentação do teatro feminino Takarazuka no Brasil e o famoso teatro se apresentou no teatro Municipal aqui de São Paulo.  Nem sonhava em existir, mas seria maravilhosa uma segunda passagem desse teatro por aqui.

 

Teatro Municipal de São Paulo onde Takarazuka se apresentou na década de 70.



Takarazuka Revue e sua Ligação com A Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda:




O clássico shoujo, A Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, tornou-se musical em 1974, um ano após o término da serialização na revista Margaret. E que diria, que um mangá seria o salvador de um teatro?
Nos anos 1970, devido à popularização da televisão e do cinema, o teatro foi perdendo seu público e isso acabou prejudicando a companhia Takarazuka Revue. O teatro feminino, estava com suas contas negativas e o teatro praticamente chegou ao ponto de falir. Porem nessa épica, a companhia, estava prestes a completar 60 anos, e precisava de uma peça comemorativa e perincipalmente um revival, foi aí que Shinji Ueda, o roteirista, teve a brilhante ideia de adaptar o mangá Shoujo "A Rosa de Versalhes", para um musical. Na época, existiram vozes de oposição na empresa, que diziam que mangá original não deveria ser produzido em Takarazuka. Mesmo com muita gente contra, a peça foi montada para comemorar o aniversário de 60 anos da companhia, e foi um verdadeiro sucesso! Havia filas enormes para conseguir um ingresso, Rosa de Versalhes, provocou um Boom no Japão e acabou conseguindo o que ninguém poderia imaginar, salvar o teatro Takarazuka quase fechando para sempre suas portas.  Claro que A peça, sofreu modificações, mas nunca deixou de ser encenada ao longo dos anos e agora termos novas montagens ano que vem 2024 para comemorar os 110 anos dessa companhia que se ainda existe com toda sua glória e fama é graças a Rosa de Versalhes, então nada mais justo do que celebrar seu aniversário e também o aniversário de 50 anos primeira montagem com novas apresentações da nossa loira favorita.


Enfim, é isso, hoje mesmo devo trazer mais alguma coisa.Finalizo com algumas imagens dessa apresentações da Rosa de Versalhes que inspirou o post:
 




 
 
 

Uma Ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar. 
 
 
 

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 








 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.