Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sábado, 19 de agosto de 2023

Feliz aniversário, madame du Barry a favorita do rei Luís XV e rival de Maria Antonieta: Da realidade a ficção mostrada em Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 


 

Hoje é 19 é o aniversário de Marie-Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame du Barry[, ou Mademoiselle de Vaubernier, ou ainda Mademoiselle Lange, e após seu casamento como Madame Du Barry (Vaucouleurs, 19 de agosto de 1743 – Paris, 8 de dezembro de 1793). A amante do rei Luís XV conhecido como "O Bem Amado" (le Bien-aimé). A condessa Du Barry foi a primeira vilã a aparecer no mangá e anime A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), apesar dela não ter sido bem uma vilã.

Madame Du Barry no anime Rosa de Versalhes.



 Na série Ikeda acabou tornando essa interessante personagem histórica uma pessoa cruel, mas na realidade ela não foi perversa, na verdade, chego a sentir pena dela, já que teve um final triste, Du Barry Guilhotinada sem ter cometido crime algum. Como é uma personagem de Lady Oscar, resolvi abrir esse post e comentar um pouco sobre ela, na realidade e ficção criada por Riyoko Ikeda. 

Du Barry a Ultima amante do rei Luís XV

 



Jeanne Bécu nasceu em Vaucouleurs, na Lorena, filha ilegítima de Anne Bécu — cozinheira ou costureira e de pai desconhecido, provavelmente um frade do convento de Picpus, em Paris, de nome Jean-Baptiste Gormand de Vaubernier.

Graças a um amante de sua mãe, Nicolas Rançon, a pequena Jeanne pôde ser educada num convento, onde recebeu uma educação muito superior à que poderia esperar, em função de sua condição social humilde.

Aos 15 anos de idade abandona o convento, e usando o nome de Jeanne Rançon, ganha a vida em diversas actividades, desde aprendiz de cabeleireira a camareira de uma família de posses, passando por empregada de balcão de uma conhecida e elegante loja, La Toilette. Pôde assim observar — e absorver — o mundo das mais altas esferas da sociedade parisiense.

Em 1763, a sua notória beleza chama a atenção de Jean-Baptiste du Barry, libertino confesso. Torna-se sua amante e instala-se na casa deste em Paris, onde acorriam muitas personagens ligadas à música e às artes. De facto, o conde era um grande apreciador de música e, sobretudo, de pintura, tendo Jeanne obtido muitos dos seus conhecimentos.

Assim, como é mostrado em Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, Ao chegar à França para se casar com o herdeiro do trono em 1770, Maria Antonieta realmente teve problemas com a favorita do rei.
Du Barry, queria ser o centro das atenções, por ser amante do rei, porem Maria Antonieta, nasceu princesa, era então uma garota com apenas 14 anos muito vivaz e alegre, porem alienada daquele mundo de conspirações e intrigas abrigado pelo palácio de Versalhes.

Encantada com a recepção que os franceses lhe fizeram e com as joias que havia ganho de presente de casamento, ela acabou não prestando muita atenção naquela mulher loira de olhos azuis, que se comportava feito uma rainha. A primeira vez que esta dama apareceu oficialmente na corte foi por ocasião de um banquete que Luís XV ofereceu dias antes em homenagem à nova princesa austríaca, destinada a ser rainha da França. Entretanto, todos conheciam, a Condessa Du Barry, menos Maria Antonieta. A bela moça, que agia como rainha, era Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame du Barry, a amante oficial do rei Luís XV e última grande Maîtresse-en-titre da monarquia francesa.

Essas duas belas damas se conheceram em um jantar da família real, em maio de 1770. Em uma ponta da mesa, Maria Antonieta acompanhava o infante Luís XVI. No outro extremo, tínhamos a amante do rei, madame du Barry que chamava atenção dos convidados. Aos 14 anos, Maria Antonieta ficou sabendo sobre Du Barry ser, na verdade, uma mulher vulgar e acabou indignada quando lhe contaram que Jeanne havia sido uma meretriz e criou um sentimento de ódio quase que instantâneo. A rivalidade entre as duas se manteve por anos, culminando até no episódio do roubo do colar. Algo mostrado em Rosa de Versalhes.
A rivalidade entre Maria Antonieta e a condessa du Barry no mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda.

Em 1774, Após a morte de Luís XV e a posse do trono por Luís XVI, Maria Antonieta exigiu que Jeanne fosse exilada. Du Barry foi  Enviada à um convento, onde passou a viver com freiras mais uma vez, apesar dos conflitos iniciais com as mulheres.

 

 

 Seu triste fim na Guilhotina:


 

Alguns anos depois , Jeanne conseguiu sua liberdade e passou a se relacionar com Louis Hercule Timoléon de Cossé-Brissac. Apesar de ter mantido um amante por alguns meses, a mulher estava realmente apaixonada por seu novo companheiro.

Durante a Revolução Francesa, contudo, Brissac foi decapitado e Jeanne caiu em um luto profundo. Para piorar, a dama ainda foi acusada de apoiar emigrantes que fugiam da revolução por um dos escravos que ela tinha enquanto ainda estava no castelo.

Pela acusação, Jeanne foi presa e condenada à morte. Seu Triste fim aconteceu no dia 8 de dezembro de 1793, quando Madame du Barry pediu por misericórdia, mas, ainda assim, foi decapitada pela guilhotina aos 50 anos, na Place de la Révolution. Enfim,Sem ter feito absolutamente nada a pobre Du Barry foi morta.
Fonte  Winkipédia e Aventuras na História.

 Madame Du Barry em Rosa de Versalhes:

 


Em Rosa de Versalhes, Antonieta, coloca Du Barry como uma vilã, inclusive no anime, ela arma um plano, para culpar a mãe de Oscar de ter envenenado uma garrafa de vinho. Já a relação com Antonieta, começa quando ela percebe que Madame du Barry, amante do rei Luís XV, é contra ela. A princesa, acaba horrorizada com o que ela tinha ouvido falar sobre du Barry, decide que jamais falaria com ela. Enquanto isso, ela conhece o Conde Von Fersen, que se torna seu amante. Em Rosa de Versalhes, Du Barry, sempre trama contra Maria Antonieta e Oscar, até que realiza seu desejo de ser recebida por ela na noite de ano novo. Após a morte de Luís XV, Madame du Barry é expulsa de Versalhes e depois condenada a guilhotina.


Finalizo com um Vídeo do anime Rosa de Versalhes e algumas imagens da condessa Du Barry na animação:






 

 



 Espero que tenham Gostado! 

Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.