" Lady Oscar Rosa de Versalhes ♥🌹"é um blog dedicado exclusivamente a Lady Oscar, a autora Riyoko Ikeda, notícias, curiosidades, eventos e lugares Oscarianos. Sejam Bem Vindos amigos da Lady Oscar.🌹🌹
Páginas
▼
Páginas favoritas da Lady oscar
▼
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Rosa de Versalhes e outros clássicos animes Shoujo: Comentando um artigo japonês, sobre as reviravoltas impactantes em Shoujo animes dos anos 1980 e 1990.
Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
No último sábado a página que sigo no Facebook, Berusaiyu no Bara Doukoukai, compartilhou um link do site Magmix, sobre um interessante artigo que fala sobre Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) e mais dois clássicos animes shoujo, que tiveram reviravoltas e desfechos inesperados com morte de alguns personagens.O artigo me chamou a atenção pois usaram o cartaz do novo Movie da Rosa de Versalhes ainda em produção e como já completou 1 ano do novo longa-metragem, achei se tratar de alguma notícia ou a tão aguardada data de lançamento. Muito bem, fiz a tradução do texto, hoje de manhã, e como prometi, resolvi abrir um novo post comentando, o artigo, que está assinado por o Luis Field, então, traduzi o texto, resolvi abrir esse post comentando o artigo.
Durante muitos anos os shoujo anime vem fascinando os espectadores com seus personagens fofos e histórias emocionantes, mas alguns deles têm reviravoltas inesperadas e descrições chocantes. Aqui estão alguns trabalhos de anime para meninas que terminaram com desenvolvimentos traumáticos.
O autor começa por Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda, publicado pela primeira vez na Weekly Margaret em 1972 e transmitido como animação para a TV em 1979, e ele fala do drama que Oscar vive após a morte de seu querido André, e mesmo sofrendo, ela precisa liderar sua tropa no dia 14 de julho, colaborando, de maneira fundamental para a queda da Bastilha. Quem leu Rosa de Versalhes ou assistiu ao anime, aliás o autor foca nas animações e não no mangá, então quem é assistiu ao anime conhece todo o sofrimento de Oscar. O autor comenta que Rosa de Versalhes, é uma obra muito realista, exceto por Oscar e André, que são fictícios, e conseguiu chocar as meninas mostrando as mortes de André, que havia dado seu último suspiro, nos braços de Oscar e Maria Antonieta, que foi então condenada à morte na guilhotina e seu amante Fersen foi massacrado pelo povo.
Não considero Rosa de Versalhes Traumático, porque foi uma obra, baseada em fatos históricos. Tudo bem que Oscar e André são Fictícios, e o destino deles era algo incerto para as meninas, mas Maria Antonieta Fersen, Luís XVI tiveram os finais conforme os acontecimentos da Revolução francesa. O anime, segue o mangá, embora tenha, sim, algumas diferenças, mas ele é baseado no mangá. Ikeda passou três anos de sua vida, dedicando-se A Rosa de Versalhes e pesquisando fatos históricos, então ela não ousaria ir tão longe fazendo Oscar salvar maria Antonieta para rainha ter um final feliz com Fersen, isso nunca! Maria Antonieta, teria que acabar na guilhotina, e o verdadeiro conde Fersen, de fato foi morto de maneira cruel em 20 de julho de 1810, ele foi apedrejado e pisoteado pela multidão, na presença de inúmeras tropas que nada fizeram para deter a população. Concordo que Rosa de Versalhes, costura fatos históricos com fantasia, porque se Ikeda quisesse uma obra historicamente precisa, ela não criaria Oscar E André. Mesmo assim fatos históricos não são traumáticos, é algo que se aprende na escola.
O segundo anime shoujo que aparece no artigo, é Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン), que foi amado por uma ampla gama de leitores além da estrutura do mangá shojo e se tornou um fenômeno social, também é uma obra que retrata um clímax chocante. O artigo comenta sobre o último episódio da série clássica onde todas as Sailor Senshi, exceto a personagem principal, Usagi Tsukino. Essa cena em que todas elas foram mortas ainda é muito comentada na Internet, com as pessoas dizendo que foi algo muito chocante e traumática. Não só as crianças, mas também os adultos que assistiram recentemente à série comentaram: "Quando vi a aniquilação do episódio final em uma reprise, agora posso entender como as meninas da época ficaram traumatizadas" e "A princípio Sailor Moon não era apenas para crianças no episódio final". Parece que o choque do espectador é grande quando os personagens principais, que desempenharam um papel importante na série, deixam a série de uma só vez.
Bem vamos lá, nos anos 1990, enquanto garotos vibravam com as lutas de Seiya, e os demais Cavaleiros do Zodíaco, a Manchete colocou no ar um anime direcionado ao seu público feminino, e esse anime foi Sailor Moon. Não fui do tempo da extinta Manchete, assisti Sailor pela primeira vez na internet, confesso que gostei muito até a fase super S, mas não gostei da saga sailor Star e muito menos do novo anime. O autor, se refere a cena da batalha, final das sailor na primeira temporada, para quem nunca assistiu, ai, vai um espoiler, todas as sailors morrem em batalha, menos Usagi, ela então usa o poder do Cristal de prata para trazer todas de volta, elas revivem, mas todas as mocinhas, inclusive usagi, perdem suas memórias e agora são garotas normais. Os únicos personagens que continuam com as lembranças da última batalha, são os gatinhos lunares, Luna e Artemis. Resolvi rever essa cena, para fazer os comentários, e de fato a morte de cada uma delas é, sim, impactante, principalmente a da Sailor Vênus. Porem, em minha opinião, Sailor Moon não é um anime infantil e sim infanto juvenil. Mas por ser um desenho animado, seria obviamente consumido por crianças e crianças podem, sim, ficar chocadas. Uma vez, li um artigo, em um site japonês, que dizia, que quando todas as Sailors morrem, houve milhares de mães ligando para a autora reclamando que suas filhas estavam depressivas, e até deixaram de comer porque as suas heroínas haviam morrido! Não sei se procede, mas já li algo a respeito.
E finalmente, chegamos ao último anime Shoujo analisado pelo autor(a) do artigo, foi Magical Princess Minky Momo(魔法のプリンセス ミンキー モモ),
uma franquia e série de anime do gênero garota mágica algo bem comum no shoujo mangá. Momo é uma jovem de 12 anos, é a princesa de "Fenarinarsa" (フェナリナーサ Fenarināsa), a terra dos sonhos no céu. Fenarinarsa é o lugar onde vivem os personagens de contos de fadas. Mas pode desaparecer, porque as pessoas da Terra perderam seus sonhos e esperanças. O Rei e a Rainha de Fenarinarsa mandam sua filha Momo à Terra para ajudar as pessoas a recuperar suas esperanças. Conheço esse anime, assisti faz algum tempo, e digo que a forma que a primeira fase termina é bem complicada para crianças.
Momo perde seus poderes mágicos e, em seguida, é atropelada por um caminhão tentando salvar a vida de um garotinho e morre, sim, ela morre. Mais tarde, ela reencarna como um bebê, a filha de um casal na Terra. Traumatiza? Depende do espectador. Momo é uma criança, e sim, vemos toda a cena, ela morrendo heroicamente, salvando um garotinho, o funeral e ela reencarnando. Enfim, não achei forte, porque assim como sailor Moon essa história continua com a menina vivendo na Terra e seguindo seus próprios sonhos, mas crianças pequenas, que na certa consumiram esse anime, devem, sim, ter ficado chocadas! encontrei a cena da morte de Momo no Youtube, deixo logo abaixo:
Enfim é isso, quem quiser ler o artigo original ou a minha
tradução os links encontram-se logo acima. E para quem também pensou
que se tratava de uma notícia do novo Movie da Rosa de Versalhes, não
se decepcione, em breve teremos mais um trailer ou a data de lançamento,
e eu prometo noticiar antes de todos assim que tivemos alguma novidade.
Espero que tenham gostado!
Uma ótima semana, para vocês amigos da Lady Oscar.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
E nossa, esse post me lembrou o quanto o anime de Sailor Moon é infinitamente melhor que o mangá. Respeito a relevância do original, mas é fato que a Toei melhorou MUITO a história da série e conseguiu desenvolver bem as outras Sailors, não focando só nos dramas intragáveis da família da Usagi e do Mamoru
Lady Oscar diz.. Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita. Comentários são Bem vindos! 🌹 Atenção: 1. Comentários anônimos não são aceitos. 2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas. 3. Peço desculpas aos bem intencionados. 2. Todos os comentários são moderados. 3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não. 4. Agradeço a compreensão e o comentário.
E nossa, esse post me lembrou o quanto o anime de Sailor Moon é infinitamente melhor que o mangá. Respeito a relevância do original, mas é fato que a Toei melhorou MUITO a história da série e conseguiu desenvolver bem as outras Sailors, não focando só nos dramas intragáveis da família da Usagi e do Mamoru
ResponderExcluir