Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

domingo, 15 de outubro de 2023

Homenagem à autora de Rosa de Versalhes: O perfil oficial da editora italiana Sprea Comics homenageou Riyoko Ikeda dando destaque aos quatro mangás mais importantes da autora.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 
 
 
 A editora italiana, Sprea Comics resolveu fazer uma pequena porem bonita homenagem a Riyoko Ikeda em seu perfil oficial do Facebook, destacando os quatro mangá mais importantes da autora. Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), claro que não poderia faltar e ocupa o primeiríssimo lugar na lista. Em segundo lugar temos, Oniisama e (おにいさまへ), conhecido na Itália como Caro Fratello, no terceiro está Orpheus no Mado (A Janela de Orpheus – オルフェウスの窓), e em quarto lugar porem não menos importante, temos a  obra sobre rainha Elizabeth I, uma espécie de biografia da qual recomendo muito a leitura! Comprei um tempo atrás a edição italiana. Para quem quiser dar uma olhada a página da editora, encontra-se no link acima. 

 

Traduzi o post da editora, que diz o seguinte:"Riyoko Ikeda é um dos autores mais importantes e influentes no que toca à cultura cômica que contribuiu decisivamente para mudar o gênero shoujo para sempre". Aqui estão 8 dos seus trabalhos mais amados:





 


Riyoko Ikeda, nasceu em Osaka  no dia 18 de dezembro de 1947, atualmente soprano e dá aulas particulares de música. Ikeda faz parte do grupo  Nijūyo-nen Gumi (24年組), em português, Grupo do ano 24, corresponde ao movimento intelectual das mulheres japonesas nascidas por volta de 1949, da geração do ano 24 da Era Showa, também conhecida como Baby Boom no Japão. Quando ainda era uma estudante, Ikeda  leu esse encantou com a biografia da última rainha da França, Maria Antonieta, o Retrato de uma mulher comum de  Stefan Zweig,   escritor, romancista, poeta, de origem judaica e ficou emocionada da maneira que o autor retratou a vida de Maria Antonieta e decidiu que um dia escreveria uma história sobre Maria Antonieta e assim nasceu A Rosa de Versalhes, sua obra máxima que além ter feito um enorme sucesso no Japão, também mudou a imagem do Shoujo mangá.



 

Ikeda tinha apenas 24 anos quando escreveu a Rosa de Versalhes, e em 1972,  a professora Ikeda, foi corajosa ao desafiar seus editores da revista  feminina Margaret (a contraparte feminina da Shonen Jump), Sueisha, e disse que tentaria, sim, criar um mangá histórico para meninas com idade escolar e se não vendesse pediria demissão. Rosa de Versalhes foi um sucesso e Oscar, tornou-se ídolo para as meninas em uma época onde mulher só era vista como donas de casa em tempo integral.
Anos mais tarde Ikeda repetiu o feito com um mangá sobre o período napoleônico, porem não tão popular como Rosa de Versalhes, mesmo assim, super recomendo para quem quer compreender de forma didática a revolução francesa, a era napoleônica. Outra obra da Professora Ikeda que merece ser lembrada com  respeito é a Janela de Orfeu, que se passa durante a revolução russa. Em entrevista, Ikeda disse o seguinte: " Se Rosa de Versalhes, é a obra de minha juventude, a janelaA Janela de Orpheus é a obra de minha vida".
 
 

 
 

  Amo todas as obras de Riyoko Ikeda, ela é minha Mangá-ka favorita, porem minha paixão é Rosa de Versalhes. Lembrando que hoje é 15 de outubro, no Brasil é comemorado o dia do Professor, e Ikeda também é professora, pois atualmente ela é soprano, escreve ópera e também dá aulas particulares de música. 
 
 Um feliz dia dos professores para Ikeda Sensei!!!
 

Um ótimo domingo e uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.