Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O Novo Movie comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes será mais fiel ao mangá de Ikeda ou seguirá a animação clássica? Respondendo essa e outras perguntas feitas por fãs de Lady Oscar.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 

 

 

 

Mês passado, completou um ano do anúncio oficial, de uma nova animação de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), a notícia que nos pegou de surpresa e foi um verdadeiro presente para nós, os fãs de Lady Oscar. Como vocês sabem, trata-se de um Movie comemorativo dos 50 anos da série de Ikeda, e ainda em produção. Ainda estamos no aguardo por novas informações, novo trailer e a tão esperada data de estreia. Bem, Muitos estão me perguntando sobre como será essa nova animação? O novo Movie, seguirá o mangá de Ikeda, será mais fiel ao anime clássico ou apresentará algo novo? Outra coisa que sempre me perguntam, no Twitter via mensagens,  é se Ikeda não gostou do Live action e da animação Clássica Lady Oscar? Por que então ela permitiu um novo longa-metragem de sua obra mais famosa?  



Pois bem, hoje então, resolvi escrever esse artigo, analisando o trailer do novo Movie de Rosa de Versalhes, claro que darei minha opinião sobre o assunto e responderei  todas às perguntas de acordo com  o que já foi dito por  Riyoko Ikeda em entrevistas. Sem mais delongas, deixo abaixo o trailer da nova animação de Rosa de Versalhes:


Assistindo e resistindo a esse trailer, só posso dizer que não há muita coisa para uma análise detalhada, entretanto, o mostrado nesse trailer são imagens do mangá de Ikeda, então, pelo que parece, teremos, sim, uma animação mais fiel ao mangá original, afinal, trata-se de um longa-metragem de animação comemorativo aos 50 anos de publicação do mangá. Porem, se analisarmos o pôster, é possível ver que o visual de Oscar e Maria Antonieta, segue mais a animação clássica do que os traços da autora.
 

 
Vale lembrar, os rumores sobre um novo anime da Rosa de Versalhes, se iniciou no Twitter, através do perfil de Spank_u, então eu já sábia que sim, era os boatos eram verdadeiros!  Isso porque esse usuário é famoso, por vazar informações verdadeiras sobre diversas séries. E na época, essa mesma pessoa, também dizia que haveria mudanças no roteiro será? Bem, adaptações sempre tem alguma diferença da obra original, entretanto, não acredito que mudará a história original. Resumindo, para mim esse novo movie, será fiel à obra de Ikeda, mas trará algumas referências, sim, ao anime clássico, afinal gostando ou não, Ikeda tem total ciência que a animação clássica fez a fama da Rosa de Versalhes no exterior, principalmente na Itália. Então só nos resta aguardar um novo trailer e novas informações, mas acredito que em muito em breve teremos novidades sobre o filme e prometo que esse blog, será o primeiro a informar com qualidade.

O Live Action Lady Oscar de 1979 dirigido por Jacky Demy não agradou Riyoko Ikeda?


Não sei de qual fonte veio as informações que Ikeda detesta o Live Action de 1979. Primeiramente, Ikeda participou, sim, do Roteiro, escolha de atores e figurinos Ok? Então é impossível ela ter odiado o filme. Outra coisa, nunca, jamais em entrevista Ikeda disse não ter gostado do Live action. Lady Oscar, é um filme de comédia dramática e romance franco-japonês, baseado no mangá de Ikeda. Esse filme foi filmado em na França no interior do palácio de Versalhes, com a permissão do governo francês. Uma das exigências da produtora foi que todo o elenco deveria falar em inglês. Essas são informações que constam no bônus da minha edição especial do DVD que, aliás, é original. Esse filme foi o primeiro mangá a ser adaptado para o cinema com atores reais e repito, Ikeda nunca disse ter odiado o filme.



 

Ikeda odeia a animação clássica de Rosa de Versalhes, então por que permitiu a produção de um novo Movie comemorativo?

 

 

Por fim, responderei essa pergunta, que sempre é feita a mim por meio de Mensagens no Twitter com outra pergunta, quem foi que disse que Ikeda odeia a animação de Rosa de Versalhes?  Posso estar errada, mas até onde eu me lembro, Ikeda nunca, disse em entrevista alguma ter odiado a animação Clássica, ok?   Devido ao enorme sucesso do mangá Rosa de Versalhes no Japão desde o início de sua serialização, foi feita uma adaptação para série anime de 40 episódios produzida pelos estúdios TMS Entertainment e transmitida no Japão entre outubro de 1979 e setembro de 1980. Ou seja, a animação foi lançada no mesmo ano do filme Live action, na verdade, alguns meses após o lançamento do filme e por conta disso o anime ganhou o título Lady Oscar para sua divulgação na Europa, nome derivado do título do Live Action. 
 



 Outra coisa, os produtores do live action eram os mesmo do anime clássico? Sim, por isso algumas mudanças do filme, foram reaproveitadas na animação. De fato no Japão o anime não fez o mesmo sucesso que o mangá original e as apresentações na Takarazuka Revue, isso é uma grande verdade! Porem, nunca, repito nunca, Ikeda disse em entrevista alguma ter odiado a animação de 1979. Tenho todas as entrevistas de Ikeda, traduzidas e guardadas em Pen drives, inclusive, já disponibilizei algumas aqui no blog. O que de fato a autora já mencionou em entrevistas, foi que ela tem total ciência que o anime Rosa de Versalhes tornou sua série conhecida na Europa, porem ela não concordou com algumas mudanças feitas, como, por exemplo, o soldado Ailan, ter virado um fazendeiro, ela não gostou e explicou que originalmente Ailan seguiu com sua carreira Militar, inclusive ele se tornou um personagem importante em outro mangá da autora o Eikou no Napoleon – Eroica. 






 Mas e o diretor e tudo mais, foi trocado na metade do anime, por que o desenho fracassou no Japão? O anime, pode não ter feito tanto sucesso no Japão como fez na Itália, porem o diretor da primeira metade é Tadao Nagahama (長浜 忠夫) e na segunda Osamu Dezaki (矢吹徹). Já comentei aqui no blog sobre essa troca, mas muitos defendem a tese, que a troca de diretor ocorreu porque o anime não estava fazendo sucesso no Japão e não foi bem isso que aconteceu! Existe algo que muitos fãs desconhecem, ou parecem esquecer, a troca de diretor não se deve apenas ao fato da animação ter fracassado no Japão e sim porque, Nagahama faleceu de hepatite ainda jovem com apenas 43 anos enquanto dirigia A Rosa de Versalhes, sendo assim foi inevitável a mudança na direção.  Mas trocaram tudo? Mais ou menos, O character design da primeira parte da série é de uma dupla de desenhistas, muito conhecidos entre os fãs da obra de Massami Kurumada Saint Seiya, aqui no Brasil, conhecido como Os Cavaleiros do Zodíaco. E após a morte de Nagahama Dezaki colocou o nosso querido Akio Sugino e sim ele passou a trabalhar character design e foi possível notar as mudanças, Oscar perdeu as famosas estrelinhas nos olhos, algo característico da personagem, porque Dezaki acreditava que todo esse brilho não combinava com o drama da revolução francesa, besteira em minha opinião já que até as atrizes do Takarazuka tinha brilho na maquiagem por conta das estrelas nos olhos da nossa heroína. Então temos, Tadao Nagahama nos episódios 1 a 18  e  19 a 40, o diretor foi Osamu Dezaki, que na certa deve ter tido mais liberdade para mudar o que ele quisesse, já que a partir do episódio 19 é possível notar uma grande, diferença série se torna mais sombria, com um ar mais adulto e até mais interessante. Porem, nem tudo foi modificado, Shingo Araki e Michi Himeno seguiram trabalhando até o episódio 40, ou seja, até o fim da animação, portanto, eles nunca deixaram de trabalhar na produção do anime, mas sim, Dezaki passou a liderar o character design da animação.




A personagem Oscar no anime tem diferença da Oscar do mangá? Eu diria que Oscar de Ikeda, é mais expressiva, alegre, um pouco debochada, já a Oscar do anime quase não sorri e é bem mais séria. Entretanto, assim como no mangá de Ikeda, ela é uma mulher militar, ela ama o que faz, não é infeliz, não é obrigada a seguir com a vida de militar, porem ela gosta de ser um soldado, passa comandar a guarda francesa e no final lidera sua tropa a favor do povo, contribuindo com a queda da bastilha, nada tão diferente do que Ikeda escreveu. Mas existe diferenças? Sim, isso é inevitável, trata-se de uma adaptação e o que alguns reclamam mesmo é o fato que no mangá original é Oscar que se interessa por Revolução no anime André, apenas isso! Já me perguntaram inclusive se na versão animada ela é forçada a viver como um soldado por exigência de seu pai? Assim como Ikeda, escreveu quando Oscar nasceu seu pai já decidiu que ela seria criada como um menino e seria treinada como um soldado para um dia ser maior general da França e isso está no mangá de Ikeda Ok? Então onde Oscar teve escolha? O anime não inventou isso, o fato dela ser um soldado por desistição de seu pai, existe na história original. Como eu disse acima, ela nunca foi forçada no anime a seguir carreira militar, ela gosta de ser o que ela é, uma mulher militar. O anime é maravilhoso, mas se você é o tipo de pessoa que só gosta do mangá por ser a história original, recomendo que nem tente ver adaptações, pois algumas mudanças são inevitáveis.




Ikeda não queria outro anime de Rosa de Versalhes, então por que permitiu a nova animação se odiou a primeira?

Repito o que eu disse, tenho quase todas as entrevistas de Ikeda, inclusive algumas são de livros da minha coleção da Rosa de Versalhes, portanto preciso reler essas entrevistas, mas pelo que me lembro, Ikeda nunca mencionou ter odiado a animação. Ela apenas disse não ter gostado de algumas mudanças, e sabe que o anime não agradou os fãs japoneses do mangá. E talvez essas mudanças, feitas no anime, tenha sido um dos motivos de Ikeda não concordar com outra animação.


 

Ikeda de fato não concordava com uma nova animação, inclusive chegou a cancelar um Movie em 2009, isso aconteceu sim! Porem, acredito que um dos motivos que a deixava em dúvida quanto uma nova animação é o fato dela ter ciência que os fãs japoneses não gostaram tanto do anime de 1979,e isso poderia se repetir. Sem falar que ela tem total conhecimento, que o anime Clássico tornou sua obra conhecida no exterior. Para quem não sabe, ela viajou para Itália, onde o anime é amado por gerações, inclusive os italianos até preferem a animação, o mangá mesmo acaba por se tornar a segunda opção. Ikeda, não somente, visitou a Itália, como também chegou a participar da Romics 2010 e até subiu ao palco e cantou a primeira canção tema de abertura italiana do anime Lady Oscar com Clara Serina do grupo musical I cavalieri del re. Não estou inventado nada, deixo abaixo os vídeos:


 

 

Devo também pontuar que Ikeda não estava muito de acordo com uma série animada da Rosa de Versalhes desde os anos 1970, no auge do fenômeno de sua obra, por não terem a permissão de uma animação de Rosa de Versalhes, na época, a Sunrise e a Fuji TV, decidiram fazer uma animação chamada La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星)   baseada em Lady Oscar, o estilo capa e espada que era algo que estava muito em alta nos anos 1970. Não é muito igual, mas temos uma heroína loira porem mascarada, que é parente de Maria Antonieta, sim também é uma série japonesa histórica. Na Itália o anime é famoso, e ficou conhecido com o nome de Il Tulipano Nero e la Stella della Senna. Então se pararmos para analisar, Ikeda demorou para aceitar uma adaptação animada de Rosa de Versalhes, algo que só ocorreu em 1979. E não foi por odiar o anime de 1979 que ela não queria outra animação, na verdade, ela sempre relutou em permitir qualquer série animada de sua obra máxima. Portanto, nós como fãs devemos valorizar não apenas a obra original, mas também o Live action, a animação de 1979 e novo filme ainda em produção.




 
O motivo de Ikeda permitir uma nova animação após mais de 40 anos, foi porque os fãs de Rosa de Versalhes insistiram até demais por um novo anime. Segundo o que Ikeda comentou em entrevistas e documentários recentes, foi que ela chegou a receber milhares de cartas de fãs pedindo um novo anime de Rosa de Versalhes e por conta das comemorações dos 50 anos da série ela finalmente concordou com um Movie comemorativo. Concordou, porque ela não tem nada a perder, muito pelo contrário, com o lançamento da nova animação na certa teremos o dobro de produtos da Rosa de Versalhes sendo lançado no Japão e com certeza o filme agradará à maioria dos fãs. Finalizando, recomendo que leiam algumas entrevistas que já traduzi e disponibilizei aqui no blog e tirem suas próprias conclusões.  Enfim, tudo mencionado nesse artigo, veio de pesquisas, materiais da minha coleção pessoal, e entrevistas de Riyoko Ikeda, nada saiu da minha imaginação ou de teorias criadas por mim. Ainda assim, darei uma olhada nos materiais que tenho na coleção com entrevistas da autora, se tiver alguma onde ela diz ter odiado a animação clássica e o Live Action, prometo trazer para cá.
 
 
Enfim, espero ter esclarecido as dúvidas e quando assim que tivermos qualquer novidade sobre o novo Movie, trarei para cá sem falta. E quando o filme lançar, terá resenha, vídeos e tudo mais que me vier na cabeça.




Espero que tenham Gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.