Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quarta-feira, 27 de março de 2024

Em 27 de Março de 1785 nascia no palácio de Versalhes o príncipe Louis-Charles o filho mais novo do rei Luís XVI e da rainha Maria Antonieta.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

 

Em 27 de março de 1785  nascia o  príncipe  LOUIS CHARLES ou  Luís Carlos, o filho mais novo do rei Luís XVI de França e da rainha Maria Antonieta. Após a morte de seu pai, ele foi declarado rei pelos nobres sob o nome de Luís XVII. No entanto, seu reinado foi apenas teórico. A criança permaneceu presa no Templo, onde teve uma morte prematura em junho de 1795. Louis-Charles aparece no anime e mangá original A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda, então, aqui vão algumas curiosidades sobre o jovem príncipe, que poderia ser rei da frança, mas infelizmente nunca chegou a governar.






Louis-Charles de France, era mais jovem dos filhos de Maria Antonieta, seu irmão mais velho, Louis Joseph, Delfim da França, infelizmente foi uma criança com sérios problemas de saúde e acabou falecendo em 4 junho de 1789, pouco mais de um mês antes do início da Revolução Francesa. Após a morte de seu irmão, ele se tornou o novo Delfim (herdeiro aparente do trono), título que ocupou até 1791, quando a nova constituição concedeu ao herdeiro aparente o título de Príncipe Real. 
 
 
LOUIS CHARLES no anime Rosa de Versalhes.
 
 
Quando seu pai, o rei Luís XVI, foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, durante o período intermediário da Revolução Francesa, o príncipe Luís Charles, automaticamente sucedeu como rei da França, Luís XVII, aos olhos dos monarquistas.  Porém, os revolucionários o mantiveram prisioneiro em condições subumanas, e o jovem garoto morreu na prisão em junho de 1795, ele nunca chegou a governar. Em 1814, após a Restauração Bourbon, seu tio ascendeu ao trono sendo proclamado Luís XVIII.

 
Litografia imaginária de Luís XVII com trajes de coroação.


Quando o pequeno príncipe, Luís Charles, nasceu, recebeu o título de Duque da Normandia e o estilo de Sua Alteza Real. No mesmo dia de seu nascimento, foi batizado na capela do Palácio de Versalhes pelo cardeal-bispo de Estrasburgo Louis René Édouard de Rohan, na presença de Honoré Nicolas Brocquevielle, pároco da Igreja de Notre Dame de Versalhes. Seus padrinhos foram seu tio paterno, o conde de Provença, futuro Luís XVIII, e sua tia materna, Maria Carolina da Áustria, rainha de Nápoles, Sicília, representada pela sua tia paterna Isabel de França. Na altura de seu nascimento, Luís Carlos tinha dois irmãos mais velhos, a princesa Maria Teresa Carlota e Luís José, de Delfim da França.


Retrato do Delfim Luís Carlos (Futuro Luís XVII).
 

Um fato curioso é que quando souberam que sua mãe Maria Antonieta havia engravidado, novamente, havia Luís XVI rumores que diziam que a criança não era o filho do rei, mas de Hans Axel von Fersen, o conde sueco e suposto amante da rainha da França, outros apontaram a semelhança evidente que a criança tinha com o conde de Artois, irmão do rei, um fato que teria dado continuidade a Casa de Bourbon. Desde então, começou a circular uma série de panfletos por toda a França contra Maria Antonieta questionando a legitimidade de seu filho, fortalecendo as posições políticas do conde de Provença e do conde de Artois que se declaravam sucessores legítimos do rei Luís XV de França.

Maria Antonieta e Seus Filhos, de Élisabeth Vigée Le Brun, 1787.

O caçula de Maria Antonieta era uma criança animada e saudável, ao contrário de seu irmão mais velho, o delfim Luís José, que infelizmente sofria de Mal de Pott. No Palácio de Versalhes, onde viveu os primeiros anos despreocupados, Luís Carlos desenvolveu uma paixão pela jardinagem, tendo ele uma pequena horta no terraço sul do palácio, onde cultivava flores.

Com a morte de seu irmão mais velho, em 4 de junho de 1789, Luís Carlos tornou-se o novo príncipe da França. Os anos seguintes de sua infância foram marcados pelos eventos da Revolução Francesa. Em outubro de 1789, ele deixou o Palácio de Versalhes, onde tinha nascido e passado seus primeiros anos, para se mudar para o antigo Palácio das Tulherias, onde morou com sua família até agosto de 1792.

E após a tentativa frustrada de evasão de Luís XVI de França e sua família, que ficou conhecida como a Fuga de Varennes, Luís Carlos e sua família foram aprisionados na Prisão do Templo e a monarquia francesa foi oficialmente abolida, pondo fim a mais de mil anos de monarquia francesa contínua. Seu fim foi triste e cruel, devido aos maus tratos sofridos na prisão do templo. O príncipe sofria de desnutrição total, manifestada em extrema magreza, mas morreu provavelmente de tuberculose ou escrófula em 8 de junho de 1795 na Torre do Templo.

Louis-Charles em Rosa de Versalhes:



LOUIS CHARLES junto ao seu irmão mais velho no anime Rosa de Versalhes.
 
Em Rosa de Versalhes, vemos muito pouco o principezinho, porem, existe um momento do mangá, onde Luís XVI recebe uma carta dizendo que Maria Antonieta o trai e que o, Luís Charles, o filho mais novo do casal real, não seria do rei e sim de seu suposto amante. Nesse momento do mangá, Antonieta não nega seus, sentimento por Fersen ela confessa que o ama, mas diz que jamais traiu seu marido fisicamente. Na história real, Antonieta, foi vítima de muitas fakes news e isso foi numa das coisas que contribuirão para seu triste fim.





 
 Finalizo com dois vídeos que encontrei no Youtube sobre  Louis-Charles o  filho mais novo do rei Luís XVI  e da rainha Maria Antonieta. Segue abaixo:
 


 

Espero que tenham gostado!




ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.