Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

terça-feira, 23 de abril de 2024

Hoje é 23 de abril, O dia do livro e das rosas na Catalunha, Espanha. Você sabia que A Rosa de Versalhes se tornou o primeiro mangá elevado à categoria de obra literária? Post especial.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



  Hoje é comemorado o Dia dos Livros e das Rosas, 23 de abril, na Catalunha, Espanha. Este dia é tradicionalmente conhecido como Dia de Sant Jordi em catalão. Neste dia, o amor e a literatura são celebrados em toda a Catalunha. Livros e rosas são trocados. Quem é fã de Rosa de Versalhes sabe bem que os personagens Lady Oscar e seu par romântico André apreciam um bom livro e isso é mostrado tanto no mangá original quanto na animação. Não apenas a personagem Oscar, mas a autora de Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, também é apaixonada por literatura. Tanto que ela não sonhava em ser mangá-ká e sim escritora.



A Rosa de Versalhes (em japonês, Berusaiyu no Bara), também conhecida no Ocidente como Lady Oscar, é o título do Shoujo mangá mais famoso e influente do Japão, criado em 1972 pela desenhista Riyoko Ikeda. Essa série é tão importante que se tornou o primeiro mangá elevado à categoria de obra literária, é também o mais influente romance escrito e desenhado no Japão no século XX. Para criar sua obra máxima, Ikeda se inspirou em um famoso livro, a obra Maria Antonieta - O retrato de uma mulher comum, escrita em 1932 por Stefan Zweig, que se tornou o primeiro historiador a retratar a rainha Maria Antonieta de um modo mais humano, uma jovem menina sem nenhum preparo para ser a rainha da França. 
 

 
Ikeda tinha apenas 24 anos, quando serializava Rosa de Versalhes nas páginas da revista Margaret, ela não queria ser desenhista, na verdade sonhava em ser escritora. Porem, naquela época, o mercado dos Mangás, estava se expandindo e muitas revistas precisavam de quadrinistas, principalmente as revistas femininas. Riyoko Ikeda, sempre teve um grande talento para desenhar, então viu nos quadrinhos uma forma digna de ganhar seu próprio dinheiro.

Lady Oscar e Maria Antonieta. Rosa de Versalhes.
 

E Sim, e muito Certo!  Rosa de Versalhes tornou-se um sucesso desde o início de sua serialização se tornou extremamente popular” no Japão. Tanto, que se tornou uma referência de cultura popular, estampando produtos diversos e até foi homenageada nos Correios com duas coleções de selos.

 

A Série de Ikeda não apenas se tornou influente como também despertou um enorme interesse pelo rococó e pela cultura setecentista francesa no Japão, o qual é o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. Uma curiosidade é que na Itália, durante a febre causada por Rosa de Versalhes, a Editora Fabbri chegou a lançar alguns livros de histórias com as aventuras de nossa heroína, claro, com o dedo e a permissão de Riyoko Ikeda. Deixo abaixo uma das páginas do livro italiano,O Retorno da Lady Oscar:


 

Enfim, foi um post com algumas curiosidades, apenas para marcar essa data tão bonita, meio que desconhecida aqui no Brasil, afinal, conforme já foi dito, Rosa de Versalhes é um mangá considerado uma Obra literária. E para finalizar, recomendo aos fãs da série de Ikeda a leitura da obra, Maria Antonieta - O Retrato de uma Mulher Comum, do escritor austríaco de origem judaica Stefan Zweig. Tem resenha aqui no blog para quem quiser dar uma olhada.
 
Capa Maria Antonieta o Retrato de uma Mulher comum.


Então,é isso! vivam os Livros e as Rosas, principalmente as Rosas de Versalhes e sua autora Riyoko Ikeda.



Espero que tenham Gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.