Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Feliz dia do kawaii: Comentando sobre o adorável movimento de contracultura, rebeldia social e a influência da Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

   

Hoje é 25 de julho, dia do kawaii (可愛い ou かわいい, lit. "Fofo", "bonito", "meigo", "educado" é um adjetivo do idioma japonês. Se pronuncia "cauaí". Mas também um conceito conhecido em todo o mundo, que ganhou expansão, graças a cultura pop japonesa, principalmente no mundo dos animes e mangás kawaii significa algo bonito, adorável, mas também existem, claro, diferentes declinações desse conceito nos ambientes mais díspares: moda, música, marketing, arte e assim por diante. Apesar de muitas vezes ser associado à moda infantil, o que poucos sabem é que a razão do nascimento da"filosofia", Kawaii é, uma verdadeira contracultura. Para quem não sabe, o Kawaii nasceu de um movimento feminista de mulheres, para mulheres, que visava libertá-las de uma sociedade machista. Portanto, por trás de toda essa fofura, existe uma verdadeira luta das mulheres que, graças ao machismo, eram obrigadas a desistir dos estudos ou carreiras acadêmicas, já que mulher só servia para ser donas de casa. Em comemoração a esse dia super fofo, resolvi abrir esse post, para comentar sobre o nascimento do kawazulita, e principalmente a influência de Lady Oscar e a subversão dos papéis de gênero. 
 

Em comemoração a essa data super fofa, hoje falarei um pouco a respeito do significado e importância do Kawaii. Para começar, a palavra “kawaii” apareceu no Japão logo após a II Guerra Mundial, porém popularizou na década de 1970, quando se tornou fenômeno cultural significativo, influenciando moda, entretenimento, arte e comportamento social no país e além.


 

Essa palavra costuma ser usada no Japão para descrever coisas ou pessoas que são consideradas fofas, meigas, adoráveis, personagens de desenhos, animais de estimação ou até mesmo aqueles objetos fofinhos que nós meninas amamos. Outro grande exemplo são as ilustrações fofas de Berubara kids feitas por Riyoko Ikeda. Os personagens da Rosa de Versalhes, nessa obra, são desenhados de forma mais infantil, com grandes cabeças e corpos pequenos, algo que para mim é bem Kawaii. Embora seja frequentemente associado a algo infantil e repleto de fofura, o termo kawaii é muito amado por pessoas de todas as idades e com um grande significado.


 
Para começar, nos anos 1970 houve uma segunda onda de movimentos estudantis. Desta vez, no entanto, falou-se também de moralidade, por exemplo, discriminação especialmente após os efeitos da guerra. As estudantes japonesas finalmente encontraram uma oportunidade de lançar luz sobre seus maiores problemas: discriminação, sociedade misógina e ambiente de trabalho que as desencorajavam, a seguir uma carreira. Sim, isso acontecia, porque infelizmente, nessa época a sociedade japonesa era muito machista!
 

 
Então essas jovens japonesa, que eram desencorajadas a fazer uma faculdade, seguir uma carreira, porque, segundo essa sociedade machista, da qual elas viviam, mulheres eram vistas como donas de casa em tempo integral, ou seja, deviam abandonar suas carreiras acadêmicas ou profissionais, casar, ter filhos e se dedicar à família. Já as mulheres que necessitavam trabalhar fora de casa deveriam pedir permissão aos maridos. Com todo esse machismo existente na sociedade japonesa, A perspectiva de crescer havia se tornado algo a se temer. Cansadas do machismo, as mulheres, oprimidas, decidiram se unir com unhas e dentes e criaram um movimento que era mais antiadulto – e, portanto,antiautoritário  – possível: inocência, infantilidade, pureza. E foi assim que nasceu a kawaii. 



 A influência de Lady Oscar:


 
Bem, o movimento Kawaii, teve uma grande influência do mangá mais popular da época, Versailles no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara?) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar, o shōjo escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda de 1972. Ikeda, quando jovem, havia sido influenciada, coincidentemente, por essa segunda onda do movimento feminista, então ela acabou criando uma obra subversiva que contradizia os papéis de gênero tradicionais. Os temas da revolução social envoltos em um cenário barroco e rococó artístico atraíam as mulheres, inspirando tanto suas lutas sociais e políticas quanto sua moda. A Rosa de Versalhes, também foi uma das responsáveis pelo nascimento do estilo lolita, que grassava nas ruas da capital e em particular no distrito de Harajuku (ainda hoje conhecido como o distrito da moda) e o que mais fertilizava o movimento era às suas inúmeras lojas.  Oscar é uma personagem forte, uma mulher que faz o papel de homem, ela é dona da própria vida e sua criação lhe permitiu desistir de um casamento imposto por seu pai e sair em defesa da população durante a revolução francesa. Oscar influenciou, essas mulheres também podem viver livremente com suas próprias escolhas. Muitas dessas moças que sofriam com o machismo, sonhavam em ser Oscar. Então pode se dizer, que Rosa de Versalhes, teve também uma grande influência, na moda lolita, e no nascimento do movimento kawaii.
 
 
  Então, agora que você já sabe que kawaii, não é moda infantil e sim, um movimento, uma verdadeira uma luta de nós as mulheres contra o machismo, que  visa defender a inocência, infantilidade e pureza, finalizo o post com algumas imagens fofas e bonitas de Rosa de Versalhes e da paródia criada por Ikeda Berubara Kids, mais kawaii que isso impossível. ^^
 
 
 






 
 



 
 


 
Feliz dia do Kawaii a todos vocês amigos da Lady Oscar!



Espero que tenham gostado! Ainda hoje se der trago mais alguma coisa, porque o que não falta por aqui é assunto e notícia sobre Rosa de Versalhes.

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.