Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Em 23 de agosto de 1754 nascia Luís XVI o ultimo rei da França: Comentando sobre o monarca e sua importância para Rosa de Versalhes.👑🤴

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!


 Em 23 de agosto de 1754 nascia Luís XVI da França (Luís Augusto de Bourbon) em Versalhes, recebeu o título de Duque de Berry. Filho de Luís, o herdeiro do trono da França e de Maria Josefa da Saxônia e neto do rei Luís XV. Com a morte repentina de seu pai em 1765, Luís tornou-se o herdeiro do trono. O último rei d França antes da Revolução Francesa, é também um personagem de extrema importância para Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda, por isso, abri esse post, para comentar sobre a realidade e a ficção sobre esse personagem, que segundo Ikeda, é um de seus personagens masculinos favoritos.👑🤴🤴

Luís XVI e Oscar no anime Rosa de Versalhes de 1979.

 
  Luis XVI foi o Rei da França e Navarra de 1774 até 1791 e Rei dos franceses até ser deposto em 1792, durante O Terror da Revolução Francesa, sendo executado no ano seguinte. Seu pai, Luís, Delfim de França, era o filho e herdeiro aparente do rei Luís XV. Como resultado da morte de seu pai, em 1765, Luís se tornou o novo delfim e sucedeu seu avô em 1774. Era irmão mais velho dos futuros reis Luís XVIII e Carlos X.  
 
 
 
Nascido no palácio de Versalhes em 23 de agosto de 1754, recebeu o título de Duque de Berry. Dentre oito filhos, era a quarta criança e o primeiro menino varão de Luís Fernando, Delfim de França, portanto, neto de Luís XV e de sua consorte, Maria Leszczyńska. Sua mãe era Maria Josefa da Saxônia, filha do rei Augusto III da Polônia. Após a morte repentina de seu pai, Luís Fernando tornou-se o novo herdeiro da França em 1765, e coroado rei aos 19 anos. 





Ele não era um rei tolo como muitos pensam, na verdade, foi um homem inteligente, porém muito diferente de Maria Antonieta. A primeira parte de seu reinado foi marcada por tentativas de reformar a França, conforme os ideais iluministas. Estes incluíram esforços para abolir a servidão, remover a taille e aumentar a tolerância em relação aos protestantes. A nobreza francesa reagiu com hostilidade às reformas propostas e se opôs com sucesso à sua implementação. Em seguida, ocorreu o aumento do descontentamento entre as pessoas comuns. Em 1776, Luís XVI apoiou ativamente os colonos norte-americanos, que buscavam sua independência da Grã-Bretanha, que foi realizada no Tratado de Paris de 1783.
 


A dívida e a crise financeira que vieram em seguida contribuíram para a impopularidade do Antigo Regime, que culminou no Estado Geral de 1789. O descontentamento entre os membros das classes média e baixa da França resultou em reforçada oposição à aristocracia francesa e à monarquia absoluta, das quais Luís e sua esposa, a rainha Maria Antonieta, eram vistos como representantes. Em 1789, a tomada da Bastilha, durante os distúrbios em Paris, marcou o início da Revolução Francesa. A indecisão e conservadorismo de Luís levaram algumas percepções ao povo da França em vê-lo como um símbolo da tirania do Antigo Regime, e sua popularidade se deteriorou progressivamente. Sua frustrada fuga de Varennes, em junho de 1791, quatro meses antes da monarquia constitucional ser declarada, parecia justificar os rumores de que o rei amarrou suas esperanças de salvação política nas perspectivas de alguma invasão estrangeira. Sua credibilidade foi extremamente comprometida. A abolição da monarquia e a instauração da república tornaram-se possibilidades cada vez maiores.
 

Retrato de Luís XVI

 
Em um contexto de guerra civil e internacional, o rei Luis XVI terminou suspenso e preso na época da insurreição de 10 de agosto de 1792, um mês antes da monarquia constitucional ser abolida e a Primeira República Francesa ser proclamada em 21 de setembro. Foi julgado pela Convenção Nacional (auto instituída como um tribunal para a ocasião), o rei então, foi considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia capetiana — que os revolucionários interpretavam como o seu nome de família. Depois de inicialmente considerado tanto um traidor como um mártir, historiadores franceses têm adotado uma visão geral diferente de sua personalidade e papel como rei, descrevendo-o como um homem honesto impulsionado por boas intenções, mas que não estava à altura da tarefa hercúlea que teria sido uma profunda reforma da monarquia. Foi o único rei da França na história a ser executado, e sua morte pôs fim a mais de mil anos de monarquia francesa contínua. Se o rei  Luís XVI estivesse vivo, o que seria impossível, hoje o monarca estaria apagando 270 velhinhas.



Casamento e Filhos:

 

Conforme mostrado no anime e mangá Rosa de Versalhes, escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda, França e A Áustria, eram inimigos de longa data, entretanto, após os conflitos decorrente da Guerra dos Sete Anos, em 1769, a França e a Áustria realizaram um tratado político para fortalecer as relações entre os dois países com o casamento do futuro rei Luís XVI e sua prima de segundo grau, a arquiduquesa austríaca Maria Antonieta de Habsburgo.

Filha do imperador do Sacro Império Romano-Germânico Francisco I e da imperatriz Maria Teresa da Áustria, Antonieta tinha apenas 14 anos. O casamento foi realizado por procuração, em uma igreja em Viena, quando Luís foi representado por Maximiliano, o irmão da noiva.

Logo após a cerimônia, um cortejo com 57 carruagens seguiu para a França. Em território francês, uma nova cerimônia foi celebrada no Palácio de Versalhes, no dia 16 de maio de 1770, comemorado com ostentação de joias, fogos de artifício e banquete.

Você se casará com Luís XVI e será a rainha da França.

 

 Em 1774, após a morte de Luís XV, seu marido foi coroado rei Luís XVI e Maria Antonieta tornou-se rainha consorte da França, o que, também, é um fato mostrado no anime e mangá Rosa de Versalhes.

Maria Antonieta, rainha consorte, ganhou do marido o Palácio de Petit Trianon, em Versalhes, construído pelo rei Luís XV para sua amante. Maria Antonieta se encantou com a corte francesa.

Maria Antonieta empreendeu numerosas reformas no palácio, se divertia em passeios de carruagem, promovia corridas de cavalo e frequentava os bailes em que as mulheres compareciam mascaradas e gastava fortunas em joias. E assim como é mostrado na obra, máxima de Ikeda, Os hábitos extravagantes de Maria Antonieta se tornaram alvo da revolta da população, que vinha sofrendo com a fome e a miséria. Quando comento sobre Luís XV e Maria Antonieta, chega a ser difícil de acreditar que Oscar é fictícia, pois sempre penso nela caminhando pelo palácio de Versalhes.
Luís XVI e Maria Antonieta tiveram quatro filhos, mas um deles faleceu antes de completar um ano.

 
    Maria Teresa Carlota (1778-1851) a única filha que chegou à vida adulta.
    Luís José (1781-1788) faleceu ainda criança. Em Rosa de Versalhes, era apaixonado por Oscar.
    Luís Carlos de França (1785-1795) morreu na prisão com 10 anos.
    Sofia Helena Beatriz (1786) morreu no mesmo ano do nascimento.

 Luís XVI (Versalhes, 23 de agosto de 1754 – Paris, 21 de janeiro de 1793) foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 durante a Revolução Francesa, sendo executado no ano seguinte. Fonte, Winkípedia e Aventuras na História.

 O Rei Luís XVI no mangá e anime Rosa de Versalhes:


No mangá Rosa de Versalhes, é mostrado que Maria Antonieta, foi recebida com muita alegria e festa pelo do rei Luís XV, avô de seu futuro marido. Mas o jovem príncipe Luís XVI não parecia estar muito feliz com a chegada de Maria Antonieta. 
 
 



O mesmo é mostrado no anime Lady Oscar, no episódio 2 intitulado A Borboleta da Áustria, a princesa Maria Antonieta ainda muito jovem com apenas 14 anos é enviada a Versalhes, para cumprir seu destino casando-se com o príncipe Luís XVI. Criada com mimos, e liberdade na corte austríaca, ela renuncia a seu nome, direito ao trono de sua mãe, para tornar-se rainha da França.
 


Além disso, sem que ela, a imperatriz da Áustria ou a família real francesa saibam, inimigos querem impedir que Antonieta chegue sã e salva à Versalhes, a princesa que só pensa em diversão acaba trocando de roupas com uma empregada sósia idêntica dela, acreditando ser uma brincadeira, sem imaginar, que tudo faz parte do plano de seus inimigos, que desejam sequestrá-la. Oscar, acaba percebendo haver algo errado e descobre e consegue salvar a princesa e levá-la para Versalhes, onde ela conhece seu futuro marido Luís XVI e sua nova família. Um detalhe importante, que para comentar, é que o sequestro de Maria Antonieta e a luta de Oscar com inimigos da princesa dentro de uma caverna, só acontece no anime, já que na época lutas de capas e espadas estavam na moda em desenhos animados.



Já no mangá original de Ikeda isso não existe, a princesa apenas chega a França, é mostrado que ela fica trista, ao ver que tudo que é da Áustria começa deixá-la gradualmente, na sequência, vemos Lady Oscar, fazendo a escolta da carruagem, chamando atenção da princesa. Maria Antonieta, pergunta a Madame Noailles quem seria a pessoa que aquela pessoa que estava fazendo sua escolta, então ela descobre que Oscar é uma mulher, filha do renomado general Jarjayes e que apesar de ser uma moça, conseguiu a posição de capitã da Guarda real.
 
 

Em seguida, vemos Maria Antonieta conhecendo sua nova família. Algo que é mostrado tanto no anime como no mangá é que Luís XVI era um príncipe tímido que parecia não estar preparado para se casar, Maria Antonieta, recebe o primeiro beijo de seu futuro marido e fica decepcionada com a frieza de seu noivo.





Também é mostrado, no anime e mangá, o casamento de Luís XVI e Maria Antonieta acontece em 16 de maio de 1770, ao assinar a certidão de casamento, Antonieta acaba borrando sua assinatura, o que é visto como um sinal de mal agouro.



Voltando para o anime Lady Oscar, temos a coroação de Luís XVI que ocorre no episódio 9 A Rosa de Versalhes, O Sol se põe, o Sol nasce. Chega o fim de uma Era.o episódio começa em abril de 1774, o rei Luís XV adoece, no início os médicos não entendem que doença ele tem, até que, durante uma noite, um dos médicos percebe que Sua Majestade tem manchas vermelhas óbvias em seu rosto: é varíola. A doença é mortal, já que naquela época não havia cura para varíola. Todos na corte temem perder seus privilégios, principalmente a Condessa Du Barry, ela é informada e corre para a sua cabeceira. Os príncipes Luiz e Maria Antonieta são aconselhados a não ir ao quarto do rei moribundo.

 

Morte do rei Luís XV no anime Rosa de Versalhes 1979.

Enquanto isso, a Condessa Du Barry busca proteção: ela pede a Oscar para defender seu caso junto à princesa, mas a jovem comandante recusa. Ela então vai para o Duque de Orleans, que nem sequer a recebe. Resignada à perda de poder, a Condessa reza insistentemente à cabeceira de Louis para que ele se recupere. A corte está em tumulto: todos tentam não perder seus privilégios e todos se perguntam como se desenvolverá a doença do soberano. No início de maio, o estado do doente piora e Du Barry é mandado embora de Versalhes, escoltado por Oscar, que a salvou de uma punição severa.

 
 
 
 Luís XV morreu em 10 de maio, aos 64 anos: toda a corte foi à presença dos novos soberanos, Luís XVI e Maria Antonieta. E finalmente chega a hora de rei Luís XVI assumir o trono de seu falecido avô junto a sua rainha Maria Antonieta.
 

 
 
 
 O episódio termina com Oscar fazendo, a escolta e chorando pelo Rei. Quanto as minhas impressões nesse episódio é que apenas Oscar, parece estar triste com a morte de XV já que a maioria na corte estavam comemorando a nova hera com reinado dos Luís XVI e Maria Antonieta. Continuando, a coroação de Luís XVI e Maria Antonieta, acontece no episódio 10,Luís XVI é finalmente coroado na Catedral de Reims e se torna oficialmente o novo rei da França. O entusiasmo e as esperanças de um futuro melhor estão depositadas no novo casal real. :-O




Essa foi a nossa homenagem ao rei Luís XVI  que nasceu em 23 de agosto, portanto eu não poderia deixar de homenagear o último rei do antigo regime da França, que também é um dos personagens mais importantes do nosso mangá e anime favorito A Rosa de Versalhes.Fonte de pesquisa foi Wikipédia e algumas imagens desse post vieram do grupo japones da Rosa de Versalhes que participo no Facebook o Berusaiyunobara Doukoukai Finalizo com um engraçado vídeo Italiano,sobre  Luís XVI na realidade, e na animação Rosa de Versalhes e algumas imagens do anime Lady Oscar:













Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.