Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Fim da Linha para a Rainha da França: Em 15 de outubro de 1793 MARIA ANTONIETA enfrentava o Tribunal Revolucionário.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 



Em  15 de outubro de 1793, a última rainha da França, MARIA ANTONIETA, enfrentava o Tribunal Revolucionário num julgamento que durou apenas 2 dias. Nessa data, a burguesia de Paris descobriu que a antiga monarca havia sido acusada de alta traição, esgotamento do tesouro nacional, conspiração e incesto. Por essas acusações  a rainha da França seria levada à guilhotina no dia seguinte. Como Maria Antonieta, é uma das personagens principais, do mangá A  Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), não pude deixar de comentar sobre essa data histórica.
 
 
O Julgamento de Maria Antonieta no dia 15 de Outubro de 1793.

O julgamento e execução de Maria Antonieta (1755-1793), foi um dos eventos que levaram a França ao terror, durante a Revolução Francesa (1789-1799). Antonieta foi acusada por diversos crimes, que incluíam, conspiração com potências estrangeiras contra a segurança da França. Seu julgamento, foi entendido como de fachada e Antonieta terminou condenada à morte na guilhotina por alta traição à França. No dia de sua condenação, Maria Antonieta, aos 37 anos de idade, estava com os cabelos brancos e a pele pálida. Ela vestia seu traje preto de costume, enquanto a acusação tentava a qualquer custo destruir sua imagem pública.

Maria Antonieta com os cabelos brancos. Cenas da animação de Rosa de Versalhes 1979.


Curiosidades:


Existe uma Síndrome apelidada de Maria Antonieta. Para quem nunca ouviu falar, trata-se de uma condição que causa o clareamento repentino dos cabelos, sendo também conhecida como Canícies súbitas. E esse nome foi dado, para fazer referência à última Rainha Maria Antonieta da França, que teria tido os cabelos brancos na noite anterior à sua execução na guilhotina durante o Terror da revolução francesa. A ciência já comprovou que o estresse torna realmente os cabelos brancos. Antonieta passou por muito estresse nos seus últimos dias, afinal, foram feitas muitas acusações mentirosas que contribuíram para sua condenação. Devido a tudo que ela viveu, seus belos cabelos acabaram completamente brancos. Afinal, quem não ficaria estressado sabendo que seria executado na guilhotina?



Atualmente, a síndrome é interpretada como um episódio agudo de alopecia areata difusa, no qual o clareamento dos cabelos se deve ao acometimento preferencial e consequente perda dos cabelos pigmentados.  E toda essa história de que o estresse pode causar o embranquecimento dos cabelos prematuramente já foi comprovada cientificamente. De acordo com um estudo da Universidade de Colúmbia, em Nova York, quando a fonte de estresse é removida, o cabelo pode voltar à sua cor normal.


Finalizo com dois vídeos relacionados que encontrei no Youtube.





E só avisando que amanhã teremos um artigo especial, sobre a execução de Maria Antonieta, que ocorreu em 16 de outubro de 1793, um acontecimento histórico mostrado em Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda.

 Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais.





ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.