" Lady Oscar Rosa de Versalhes ♥🌹"é um blog dedicado exclusivamente a Lady Oscar, a autora Riyoko Ikeda, notícias, curiosidades, eventos e lugares Oscarianos. Sejam Bem Vindos amigos da Lady Oscar.🌹🌹
Páginas
▼
Páginas favoritas da Lady oscar
▼
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Parabéns ao Mestre! Hoje é o aniversário do mestre Osamu Dezaki o diretor da segunda metade do anime Rosa de Versalhes, que se estivesse vivo estaria completando 81 anos.
Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Hoje seria o aniversário de um dos maiores nomes das animações japonesas, nosso saudoso de Osamu Dezaki (出﨑 統) que nasceu em 18 de novembro de 1943 e se ele estivesse vivo, hoje estaria completando 81 anos. Sim, ele faz falta e hoje decidi abrir um post em sua homenagem. Bem, antes de tudo, Dezaki dirigiu a segunda metade do anime da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), o primeiro foi Tadao Nagahama (長浜 忠夫) nos episódios 1 a 18 e
19 a 40, o diretor foi Osamu Dezaki, que na certa deve ter tido mais liberdade para mudar o que ele quisesse, já que a partir do episódio 19 é possível notar uma grande diferença na animação, digo até que o anime se tornou mais interessante na fase Dezaki. Muitos acreditam que O primeiro diretor foi demitido por conta do fracasso do anime no Japão, mas não foi bem isso que aconteceu! De fato a animação da Rosa de Versalhes de 1979, acabou não fazendo tanto sucesso quando foi lançada no japão, isso é uma grande verdade, mas troca de diretor foi algo inevitável já que o primeiro, Tadao Nagahama, infelizmente contraiu Hepatite e faleceu enquanto dirigia A Rosa de Versalhes. Vale Lembrar que Dezaki também foi o diretor da única outra adaptação animada baseada em um mangá da autora Riyoko Ikeda, Oniisama E... (おにいさまへ…).
Montagem feita por mim em homenagem a Osamu Dezaki.
Osamu Dezaki foi um grande mestre, além dos dois clássicos baseado nos mangás de Ikeda, ele também foi dirigiu a primeira temporada de Lupin III (ルパン三世), o anime todo de Ashita no Joe, Cobra (スペースコブラ),
Ace wo Nerae entre muitos outros.
Sem sombra de dúvida esse gênio das animações, foi um dos mais famosos diretores de animes de todos os tempos. Para quem não sabe, ele Trabalhou na equipe de Osamu Tezuka para produção do anime de Astro Boy, lançado em 1963 e considerado por muitos a primeira série de animação japonesa para TV. Foi diretor de clássicos como Ashita no Joe baseado no mangá de Asao Takamori e Tetsuya Chiba, Cobra baseado na obra Buichi Terasawa, Ace o Nerae baseado na obra de Sumika Yamamoto e conforme já mencionado também dirigiu nosso anime favorito A Rosa de Versalhes, apensar de ter cometido um grande erro ao retirar o brilho das estrelas dos olhos das personagens, só por achar que todo esse brilho não combinaria os acontecimentos finais da série que terminariam na Revolução francesa.
Uma coisa que devo pontuar, é que Dezaki foi criador de técnicas de animação utilizadas até hoje como, por exemplo, a técnica Postcard Memories (onde se congela a cena em um frame e preservar o traço, mas substituir por uma imagem pintada), e também outras como efeitos de luz incidente na célula de animação,
cenas repetidas para causar impacto e
telas partidas. Ficou bem famoso também por desenhar os storyboards das séries que dirigiu pelo seu jeito peculiar de tratar cada história, às vezes a diferenciando da original. Como todo ser humano tinha seus defeitos, muitos o considerava, machista em suas obras. Mas apesar desse defeito, não podemos negar que sua direção em Rosa de Versalhes, Oniisama E… e Ace o Nerae e muitas outras foram brilhantes.
Infelizmente esse grande gênio das animações nos deixou! Osamu Dezaki faleceu no dia 17 de abril de 2011. A causa da morte foi câncer no pulmão. Eu era muito novinha quando ele faleceu, me lembro do meu pai ter lido a notícia e saíndo do escritório dizendo Dezaki faleceu, e todos aqui de casa acreditamos ser um fake News, infelizmente não era, para a tristeza de nós os fãs das animações japonesas. E seu último trabalho na animação foi Genji Monogatari Sennenki de 2009. Grande mestre, sem dúvida foi um dos protagonistas mais destacáveis, interessantes e louváveis da história das animações japonesas e continuará para sempre em nossos corações e a cada aniversário será lembrado com muitas, saudades.
Em 2018 foi lançado no Japão pela editora Takarajima um grande livro sobre os trabalhos de Dezaki nas animações e fala principalmente de Ashita no Joe (あしたのジョー) Tenho o livro, talvez faça um vídeo mostrando um pouco do conteúdo algum dia.
Finalizo com algumas imagens da Rosa de Versalhes da fase dirigida por ele e com alguns vídeos relacionados:
Feliz aniversário Osamu Dezaki. E sentimos muito a sua falta.
Uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Lady Oscar diz.. Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita. Comentários são Bem vindos! 🌹 Atenção: 1. Comentários anônimos não são aceitos. 2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas. 3. Peço desculpas aos bem intencionados. 2. Todos os comentários são moderados. 3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não. 4. Agradeço a compreensão e o comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.