Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Hoje Ă© celebrado o aniversário do palácio de Versalhes. Sim, para quem nĂŁo sabe, o Palácio de Versalhes, na França, celebra seu aniversário a cada 6 de maio, marcando a data em que a corte oficial de LuĂs XIV se instalou lá em 1682. Esta mudança foi um ato simbĂłlico da ascensĂŁo da França como superpotĂŞncia europeia. E obviamente nĂŁo poderĂamos deixar de comemorar essa data tĂŁo importante, afinal o majestoso palácio onde Maria Antonieta viveu tambĂ©m Ă© o principal cenário da Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda.
o magnĂfico Palácio de Versalhes Ă© um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural Ă Ă©poca de sua construção, mas atualmente um subĂşrbio de Paris. Desde 1682, quando LuĂs XIV se mudou de Paris, atĂ© a famĂlia real ser forçada a voltar Ă capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
Em 1660, conforme os poderes reais dos conselheiros que governaram a França durante a menoridade de LuĂs XIV, foi procurado um local prĂłximo a Paris, mas suficientemente afastado dos tumultos e doenças da cidade apinhada. Paris crescera nas desordens da guerra civil entre as facções rivais de aristocratas, chamada de Fronda. O monarca queria um local onde pudesse organizar e controlar completamente um Governo da França por um governante absoluto. Resolveu assentar no pavilhĂŁo de caça de Versalhes, e ao longo das dĂ©cadas seguintes expandiu-o atĂ© o tornar no maior palácio do mundo.
O Palácio de Versalhes possui 2 153 janelas, 67 escadas, 352 chaminĂ©s, 700 quartos, 1 250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turĂsticos mais visitados da França, recebe em mĂ©dia oito milhões de turistas por ano e fica a trĂŞs quarteirões da estação ferroviária. ConstruĂdo pelo rei LuĂs XIV, o "Rei Sol", a partir de 1664, foi por mais de um sĂ©culo modelo de residĂŞncia real na Europa e por muitas vezes foi copiado.
O sucessor de LuĂs XIII, LuĂs XIV, teve um grande interesse em Versalhes.[21] Com inĂcio em 1669, o arquiteto Louis Le Vau, e o arquiteto paisagista AndrĂ© Le NĂ´tre começaram uma renovação detalhada do palácio. Era desejo de LuĂs XIV criar um centro para a Corte Real. Depois do Tratado de Nijmegen, em 1678, a Corte e o governo da França começaram a mudar-se para Versalhes. A Corte estabeleceu-se oficialmente no palácio no dia 6 de maio de 1682.[10] Logo apĂłs a mudança da Corte, mais de 22 mil pessoas estavam trabalhando temporariamente em Versalhes[22] e em 1685 já eram 36 mil.[23]
Mudando a Corte Real e a sede do Governo da França, LuĂs XIV esperava ganhar grande controle do paĂs pela nobreza, distanciando-se ele prĂłprio da população de Paris. Todo o poder da França emanava desse centro: aqui existiam gabinetes governamentais, tais como casas para milhares de cortesĂŁos, seus acompanhantes, e todos os funcionários da Corte. Ao requerer que nobres de certa posição e estatuto passassem um perĂodo do ano em Versalhes, LuĂs evitava que desenvolvessem o seu prĂłprio poder regional Ă s custas do seu Poder Real e mantinha-os a concertar esforços na centralização do governo francĂŞs numa Monarquia absoluta. A meticulosa e estrita etiqueta que LuĂs XIV estabeleceu, a qual deixou os seus herdeiros estupefactos com o seu pequeno tĂ©dio, era resumida nos elaborados procedimentos que acompanhavam o seu acordar pela manhĂŁ, conhecidos como o LevĂ©e, dividido no petit lever para os mais importantes e no grand lever para a restante Corte.[26] Como outras maneiras da Corte francesa, foi rapidamente imitada em outras Cortes da Europa.
.
Depois da morte do Cardeal Jules Mazarin, em 1661, o qual havia servido como co-regente durante a menoridade de LuĂs XIV, este monarca (nascido a 5 de setembro de 1638 em Saint-Germain-en-Laye; falecido a 1 de setembro de 1715 em Versalhes; reinou de 14 de maio de 1643 a 1 de setembro de 1715)[10] começou seu reinado pessoal por jurar ser o seu prĂłprio primeiro-ministro. A partir deste ponto, a construção e expansĂŁo de Versalhes tornou-se sinĂłnimo do absolutismo de LuĂs XIV.
Depois da desgraça de Nicolas Fouquet em 1661 — LuĂs afirmou que o Ministro das Finanças nĂŁo estaria apto a construir o seu grande Château de Vaux-le-Vicomte se nĂŁo tivesse se apropriado indevidamente de fundos da Coroa — LuĂs XIV confiscou a propriedade de Fouquet, empregando os talentos do arquiteto Louis Le Vau, do arquiteto paisagista AndrĂ© Le NĂ´tre e do pintor e decorador Charles Le Brun para as suas campanhas de construção em Versalhes e noutros lugares.[27] Para Versalhes, fizeram quatro campanhas de construção distintas (depois de alterações e ampliações menores executadas no palácio e nos jardins em 1662-1663), todas elas correspondendo Ă s guerras de LuĂs XIV.[28] Desde 1682, quando LuĂs XIV se mudou de Paris, atĂ© a famĂlia Real ser forçada a voltar Ă capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
O Palácio de Versalhes no mangá A Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda:
O Palácio de Versalhes é o cenário principal do mangá A Rosa de Versalhes, escrito por Riyoko Ikeda, serializado na Revista Feminina Margaret entre 1972 e 1973. Em entrevista, Ikeda admitiu ter cometido alguns erros ao desenhar o palácio, e só notou alguns, quando teve oportunidade de visitar a França. Ikeda não imaginava, por exemplo, que o teto do palácio de Versalhes fosse tão alto. Se você caiu de paraquedas nesse artigo e não conhece Rosa de Versalhes, deixo aqui uma pequena Sinopse:
O cenário é na França, antes e durante a Revolução Francesa. Na primeira parte da série, a personagem principal é a jovem, a rainha da França, Maria Antonieta, porém mais tarde, o foco da história muda para uma mulher chamada Oscar François de Jarjayes. O pai de Oscar, o general Jarjayes, desesperado por nunca conseguir um filho (ele teve seis filhas), decidiu criar a sua filha mais nova como um homem. Ele a treinou bem na arte da esgrima, equitação e de combate medieval. Oscar muitas vezes pratica suas habilidades com seu melhor amigo, companheiro e (tecnicamente) servo, André Grandier, que ela quase sempre o derrotado. André era o neto de sua babá e, assim, passou a maioria de seu tempo, juntos em uma harmoniosa amizade; perto do fim da história, esta desabrochou em amor mútuo.
Enfim, finalizo com algumas imagens do palácio de Versalhes no anime Lady Oscar e um vĂdeo sobre o magnifico Palácio FrancĂŞs:
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiĂŞncia com os anĂ´nimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.