Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
E hoje é o dia, de relembrar, A Jornada de 10 de agosto de 1792, que marcou um ponto de virada na Revolução Francesa, com a tomada do Palácio das Tulherias em Paris e o subsequente fim da monarquia francesa. A insurreição, liderada por revolucionários como os Sans-culottes, resultou na suspensão e prisão do rei LuÃs XVI e na formação de uma nova comuna revolucionária em Paris. por tanto, na data de hoje, os monarcas foram derrubados pelos revolucionários parisienses. Esse acontecimento histórico marcou uma grande virada na Revolução Francesa, que até então seguia moderada e liberal, prenunciando a sangrenta ditadura dos jacobinos. Após 3 dias, LuÃs XVI foi preso com sua famÃlia: sua esposa, a rainha Maria Antonieta, sua irmã e seu casal de filhos. Uma data histórica, mas como tem a ver com a Rosa de Versalhes, decide abrir esse post, comentando um pouco sobre a chamada jornada de 10 de agosto.
Para explicar melhor, desde tentativa de fuga da famÃlia real, conhecida como fuga de Varennes, outro importante acontecimento histórico, mostrado em Rosa de Versalhes, O rei LuÃs XVI e sua famÃlia encontravam-se em prisão domiciliária sob "vigilância popular" no Palácio das Tulherias - situado a oeste do Louvre e sede do poder executivo. Existia um clima de suspeita sobre uma possÃvel invasão do reino pelo exterior e também uma grande desconfiança em relação ao poder real. Portanto, os chamados Sans-Culottes parisienses já estavam prontos para a luta.
Voltamos para a data de hoje, precisamente na manhã de 10 de agosto de 1792, esse grupo de parisienses revoltados, chamados de sans-culottes, liderados pelo general Santerre e pelo antigo hussardo alsaciano amigo Ãntimo de Danton, Westermann, se reuniram, não muito longe do Palácio das Tulherias onde os monarcas estavam aprisionados, e decidiram por um fim de vez no atual governo da França. Foi então que começaram os inultos, os revolucionários que gritavam algo como "Abaixo o veto! Abaixo o porco gordo!", o rei LuÃs XVI, a rainha Maria Antonieta e a famÃlia real fugiram do palácio e refugiaram-se na Assembleia.
Tudo terminou com o Palácio das Tulherias, atacado pela multidão que só aumentava. Após várias tentativas de assalto repelidas pelos 900 guardas suÃços e pelos guardas nacionais, os sans-culottes conseguem finalmente entrar no palácio real pela força das armas.
Uma Convenção Nacional foi convocada pela Assembleia Legislativa, tomando medidas sem precedentes ditadas pela Comuna insurrecional para"assegurar a soberania do povo e o reino da liberdade e da igualdade". Dai então terminava a Monarquia na França, o rei LuÃs XVI foi suspenso do seu tÃtulo de rei da França.
Como sabemos, o rei termina capturado pelos revolucionários e, após ter passado três noites no convento dos Feuillants, a famÃlia real é encarcerada no Tour du Temple. A última morada deles, pois como vemos em Rosa de Versalhes, o rei foi julgado durante o terror da revolução francesa e, em 21 de janeiro do ano seguinte, 1793, foi morto na guilhotina na Praça da Concórdia, em Paris. Pouco tempo após a morte do marido, foi a vez de Maria Antonieta, que terminou guilhotinada em 16 de outubro do mesmo ano, 1793.
Hoje, o Palácio das Tulherias já não existe mais, a ultima morada da famÃlia real foi destruÃda em 1883. Contudo, os parisienses e os visitantes continuam passeando ali, hoje é possÃvel admirar o JARDIM TUILERIES
Então é isso, o dia 10 de agosto de 1792 marca o fim da realeza e a queda da monarquia constitucional em França. E esse foi um post para recordar uma data importante no fluxo da Revolução Francesa, já que Maria Antonieta, LuÃs XVI e sua famÃlia são personagens importantes no mangá e anime Rosa de Versalhes, portanto, merecem ser lembrados.











Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.