Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Feliz Aniversário Alteza!!!🤴22 de outubro de 1781: Nasce Luís José, o primogênito de Luís XVI e Maria Antonieta.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 


No dia 22 de outubro de 1781, nasceu no Palácio de Versalhes, Luís José de França (nome completo: Luís José Xavier Francisco Capeto), o primeiro filho homem do rei Luís XVI e da rainha Maria Antonieta. Ele ostentou o título de Duque da Bretanha e foi o herdeiro da coroa, trazendo enorme felicidade ao povo francês com seu nascimento. Para marcar a data, o post de hoje é dedicado a este principezinho, que também é um personagem de destaque no mangá e anime A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), onde vive um romance platônico com Lady Oscar.🤴


Desenho Digital de Minha autoria!

 Infelizmente, sua jornada foi interrompida prematuramente pela tuberculose, e ele faleceu em Meudon, em 4 de junho de 1789, aos apenas sete anos. A morte do jovem príncipe abriu caminho para seu irmão mais novo, Luís Carlos, que herdou o título de Delfim, mesmo enfrentando a mesma doença.
Nascimento e a esperança de uma nação

O nascimento de Luís José, o segundo filho do casal real (mas o primeiro menino), foi motivo de imensa celebração. Afinal, ele era o tão esperado herdeiro da coroa, um símbolo de continuidade para a monarquia francesa. Luís XVI, em uma homenagem tocante, deu ao filho o mesmo nome de seu falecido irmão mais velho, que havia morrido aos 10 anos. No entanto, a alegria foi obscurecida por rumores maliciosos. Revistas satíricas da época espalharam a insinuação de que Luís José não era filho do rei, mas sim de um dos supostos amantes da rainha Maria Antonieta.
Apesar das fofocas, os pais dedicaram-se à sua educação, mostrando grande afeto. Percebendo a inteligência do garoto, o rei encomendou um globo especial e uma série de pinturas para expandir seus conhecimentos.


A fragilidade de um futuro rei.


Desde cedo, a saúde do Delfim foi motivo de preocupação. Sofrendo de febres recorrentes, o jovem príncipe foi diagnosticado erroneamente aos cinco anos. Os médicos, acreditando que ele tinha escoliose, prescreveram espartilhos metálicos que, tragicamente, causaram sérios danos à sua coluna vertebral, agravando sua já frágil condição.

Acredita-se, embora os dados não sejam conclusivos, que a tuberculose foi transmitida por sua ama de leite, Geneviève Poitrine. Ela teria desenvolvido a doença após cuidar de Luís José e seu irmão, estando já infectada de forma assintomática quando iniciou seu trabalho. A doença consumiu a saúde do Delfim, levando-o à morte no Castelo de Meudon, ironicamente no mesmo ano em que os Estados Gerais de 1789 foram convocados..

Príncipe Louis Joseph.


Seu irmão mais novo, Luís Carlos, que também contraiu a doença, sobreviveu um pouco mais, mas teve um destino igualmente trágico. Ele faleceu em 1795, aos 10 anos, vítima da tuberculose, enquanto estava preso durante a Revolução Francesa na Torre do Templo.


Após passar cerca de um ano em convalescença, Luís José retornou ao palácio em março de 1785. Lá, sob a supervisão dos pais, foi submetido a uma imunização artificial contra a varíola. Contudo, a alegria do retorno foi ofuscada naquele mesmo ano pelo nascimento do terceiro filho de Maria Antonieta, Luís XVII. Enquanto o novo herdeiro surgia para assumir seu lugar na linha de sucessão, a saúde de Luís José, já debilitada, parecia piorar a cada dia.






Os esforços para a recuperação de Luís José se mostraram inúteis, e o príncipe definhava. Aos cinco anos, o retorno das febres intensas foi recebido com um descaso trágico por parte da família real. A "quentura insistente", como parecia ser vista, era, na verdade, o avanço implacável da tuberculose. Enquanto a doença se instalava sem qualquer tratamento específico, ignorada pela nobreza, a saúde do menino se deteriorava gradualmente. Um ano depois, em 1786, a rigidez da etiqueta da corte se sobrepunha ao drama: a educação de Luís José era oficialmente entregue aos homens, em uma cerimônia que contrastava a formalidade do palácio com o sofrimento silencioso




Infelizmente, o Louis Joseph, não chegou a ser rei, por ser uma criança com a saúde muito frágil, ele sofria febres periódicas e aos cinco anos começou a sentir os sintomas do mal de Pott na coluna vertebral. Para piorar sua situação os médicos se enganaram no diagnóstico, chegaram a pensar que a criança sofria de escoliose, colocaram diferentes espartilhos metálicos que produziram graves rachaduras em suas duas vértebras. Mas pelo que dizem alguns dizem, que o príncipe sofria de tuberculose - embora não se possa verificar os dados com confiança - à sua ama de leiteGeneviève Poitrine, que desenvolveu a doença da malária após criar Luís José e seu irmão, estando já infectada sem sintomas quando começou a trabalhar. 
 
Lady Oscar ao lado do Príncipe Louis Joseph Live Action 1979.



A doença prejudicou gravemente a saúde do Delfim até sua morte, no Castelo de Meudon, durante a celebração dos Estados Gerais de 1789. Seu irmão menor, também enfermo de tuberculose, então logo virou Delfim. Em janeiro de 1788, a tuberculose já havia progredido consideravelmente e as febres estavam cada vez mais frequentes. Com a saúde em frangalhos, então, o pequeno Luís José morreu, em 4 de junho de 1789, aos precoces 7 anos de idade.
 

 

Durante a Revolução Francesa, mais especificamente no período conhecido como Reino do Terror, o túmulo do menino foi profanado por ordem da Convenção Nacional. Sua memória, todavia, foi poupada das tragédias vividas pela família mais tarde. Com o falecimento de Luís José, foi Luís XVII quem assumiu o posto de herdeiro direto. O pequeno duque, contudo, reinou por pouco tempo antes de morrer repentinamente, em 1795, durante a Revolução Francesa, na prisão da Torre do Templo.  Na verdade, o único dos filhos de Maria Antonieta que chegou a idade adulta foi a primogênita Maria Teresa Carlota. Luís José foi enterrado no dia 13 de junho, numa cerimônia muito simples na Basílica de Saint-Denis. Em 10 de agosto de 1793. No anime e mangá, Rosa de Versalhes da autora Riyoko Ikeda, é mostrado que príncipe  Luís José,  da França,  foi uma criança com a saúde extremamente, frágil e como eu disse acima,ele é apaixonado por Lady Oscar. Sim, em Rosa de Versalhes, o Oscar foi o primeiro e único amor do jovem príncipe.


Um beijo Roubado.
 
Em uma determinada parte do mangá, o príncipe, faz uma linda e surpreendente declaração de amor a Oscar, porque já que sábia que não viveria muito tempo, e precisava dizer o quanto a comandante era especial para ele. Louis Joseph fala sobre reencarnação, e deseja em outra vida ser forte e saudável, para um dia se casar com sua amada Oscar. A cena também existe no anime, onde o príncipe rouba um beijinho da nossa querida Lady Oscar, vale lembrar que ele a beija, sim, porem com todo amor e inocência de uma criança pura, a cena é muito linda, e cheia de emoção. Abaixo um desenho digital, feito por mim há muito tempo, mas que hoje resolvi trazer para cá.

 

Desenho digital feito por mim no Paint do PC.



Deixo abaixo o episódio 34 do anime Lady Oscar em italiano, encontrado no YouTube. Lembrando que o vídeo não é meu, só estou compartilhando.

 


As fontes de Pesquisa foram, Aventuras na História, e Winkipédia. Finalizo com algumas imagens do Príncipe no  anime e live action  de Rosa de Versalhes:

 

 










Espero que tenham gostado! 🤴

 



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.