Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Em 06 de outubro de 1789, a exatos 234 anos, a rainha Maria Antonieta, foi a varanda do palácio e inclinou a cabeça diante de seu povo.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

Em 6 de outubro 1789, a exatos 234 anos, a rainha Maria Antonieta, na sacada do Palácio de Versalhes, inclina a cabeça diante de seu povo. Poucas horas depois, ela é levada para Paris com sua família após a marcha das mulheres para o palácio real no dia anterior.A família real francesa então, foi forçada a deixar o palácio de Versalhes e retornar a Paris, ao palácio das Tulherias, abandonado desde o reinado de Luís XIV, e destinado a ser destruído.
 
 

  As jornadas dos dias 5 e 6 de outubro que marcaram, efetivamente, o fim da autoridade real, são mostrados no mangá e anime Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), por isso, ontem mesmo, abri um post, comentando sobre a marcha das mulheres que simbolizou um novo equilíbrio de poder que deslocando a antiga ordem de privilégios da aristocracia e favorecendo o chamado Terceiro Estado. Continuando o post especial dos dias 5 e 6 de outubro, hoje comentarei brevemente sobre o dia que a rainha humildemente saiu na varanda e inclinou a cabeça diante da população da França mas será que ela de fato inclinou a cabeça?
 

Maria Antonieta na Varanda do palácio, cena do anime Rosa de Versalhes.
 
Pois bem,  Luís XVI, Maria Antonieta e os seus filhos instalaram-se no palácio das Tulherias, no dia 6 de outubro de 1789 após serem trazidos do Palácio de Versalhes pelos revolucionários. Mas o que de fato aconteceu antes da família deixar Versalhes para nunca mais voltar?  Bem, a  multidão exigiu a presença da rainha, que foi trazida por La Fayette acompanhada de seus filhos (delfim Luís e Maria Teresa). A multidão gritou ameaçadoramente para que as crianças fossem levadas para dentro e tudo indicava que uma tragédia já estava prestes a acontecer. Foi então que o marques La Fayette conseguiu convencer  Antonieta  e Luís XVI a aparecer com seus filhos na sacada do Palácio, a rainha  humildemente se apresenta  num misto de vulnerabilidade e serenidade, com suas mãos cruzadas sobre o peito diante da multidão (de onde sobressaíam alguns mosquetes apontados na direção de Maria Antonieta) e foi nessa hora então, que Antonieta aquietou-se diante de seu povo. Astutamente, La Fayette esperou até que a fúria dos manifestantes se extinguisse para, com grande pompa, ajoelhar-se reverentemente e beijar sua mão.  A multidão respondeu com um respeito mudo e muitos gritaram uma saudação que há muito ela não ouvia: "Vive la Reine!" e o nome de Maria Antonieta é elevado às alturas pelo mesmo populacho que, ainda há pouco, a ameaçava de morte.Entretanto, isso não foi o suficiente para mudar a vontade do povo, que só sairia dali com a família real.

La Fayette convenceMaria Antonieta  e Luís XVI a aparecer na sacada do Palácio.
 

E nesse meio tempo, a Assembleia Nacional aproveitou a oportunidade para tentar convencer    Luís XVI promulgar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que o próprio evitava aceitar e que naquele momento seria obrigado.Por fim, a carruagem real foi escoltada até Paris no início da tarde do dia 6. Ao seu redor, iam às mulheres e mais o restante dos manifestantes que já somavam 60 mil pessoas. Pães também foram estocados em Versalhes, sendo distribuídos para o povo, necessitado e ao redor da carruagem real eram exibidas as cabeças dos guardas mortos anteriormente. O rei e a rainha foram levados até o Palácio das Tulherias, sua última morada.


 
Maria Antonieta no anime Rosa de Versalhes

 
Portanto, nesse dia turbulento que marcava o fim da Monarquia também é lembrado como o dia que Antonieta saiu na varanda e curvou a cabeça diante de seu povo, embora alguns dizem que ela não se curvou, mas teve o apoio de Lafayette. Ikeda dedicou três anos de sua vida pesquisando sobre fatos históricos para criar Rosa de Versalhes, então quase tudo mostrado na obra foram baseadas em acontecimentos reais. Digo quase tudo, pois Rosa de Versalhes costura fatos históricos com fantasia, mesmo assim é baseado em acontecimentos históricos. Fontes de pesquisa, Winkipédia e site Marxismo Org. Finalizo com algumas imagens de Maria Antonieta na varanda diante de seu povo enfurecido:
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 






Espero que tenham gostado!

Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.