Olá,queridos, amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!
E hoje é aniversário de um acontecimento histórico, mostrado no clássico mangá em Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら)de Riyoko Ikeda. Em 5 de outubro de 1789, há exatos 234 anos, acontecia a marcha das Mulheres, também conhecida como Marcha das Mulheres a Versalhes, Jornadas de outubro ou Marcha de outubro, um dos mais significativos acontecimentos no primeiro ano da Revolução Francesa. O evento iniciou entre as pobres mulheres dos mercados de Paris que, na manhã de 5 de outubro de 1789, protestavam contra o alto preço e a escassez do pão. O rei estava caçando animais em um bosque na comuna francesa próxima de Meudon, quando recebeu a notícia que uma multidão de furiosas mulheres, feirantes, estavam marchando em direção ao palácio real.
Marcha das mulheres no Mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda. |
O objetivo dessas mulheres era protestando contra a inflação descontrolada, a escassez de alimentos, assim como algumas mudanças constitucionais ofertadas pela Assembleia Nacional. A marcha sobre Versalhes, no dia 5 de outubro, foi o estopim para que a família real, até então estabelecida no Palácio de Versalhes, fosse levada para Paris e ficasse próxima do povo no Palácio das Tulherias.
Mas vamos, explicar melhor esse aniversário histórico. Para podermos compreender melhor, a Marcha das mulheres é importante mencionar o cenário político e social da França durante a revolução francesa. O povo sofria com a miséria e pobreza, algo que Ikeda mostra em Rosa de Versalhes, e enquanto o povo passava fome, a nobreza vivia no luxo, gastando com inúmeras festas, além de se armarem contra a população. Para se ter uma ideia do descaso com os plebeus, nos dias 1 e 3 de outubro foi organizado uma luxuosa festa, para comemorar a chegada da infantaria que seria responsável pela proteção do palácio e dos monarcas. óbvio, que à população se revoltou, não era para menos.
Resumindo, Os revolucionários resolveram reunir na manhã de 5 de outubro, cerca de 6 mil mulheres que marcharam sob a chuva gritando “Vamos buscar o padeiro, a padeira e o padeirinho”, referindo- se a Luís XVI, Maria Antonieta, e Luís Carlos, o herdeiro do trono.
A multidão que chegou ao palácio somava mais de 20 mil pessoas, foi recebida pela Assembleia Nacional e ficou aguardando uma resposta do rei. O rei demorou muito para se posicionar, o que foi visto como um descaso pela multidão enfurecida e o palácio terminou sendo invadido. Maria Antonieta não estava em seus aposentos, porem seu quarto foi destruído pela população revoltada com o descaso da Monarquia. Os guardas tentaram proteger o palácio, porem falharam.
O rei não se mostrava nada flexível, e se recusava a aparecer diante da multidão, para assinar a declaração os Direitos do Homem e do Cidadão. E foi nesse exato momento que o Marquês de La Fayette finalmente convenceu Luís XVI a ratificar a declaração. Após esses eventos, a família real se mudou para o Palácio das Tulheiras, onde o povo queria que eles ficassem, para que a população recebesse mais alimentos. No mangá Rosa de Versalhes, além de ser mostrado a Marcha das mulheres, também temos a ilustração de Riyoko Ikeda, inspirada em pinturas da época. Deixo logo abaixo:
Enfim, hoje a Marcha das mulheres está completando 234 anos e um blog, especializado em Lady Oscar, não poderia deixar de comentar sobre o aniversário dessa importante data. E se você nunca leu o Rosa de Versalhes, eu super recomendo que leiam o mangá e também assistam o anime. Rosa de Versalhes foi publicado aqui no Brasil pela editora JBC em 2019 em 5 volumes em edição Big 2 em 1.
Fontes de pesquisa, Winkipédia, Guia dos curiosos, site Relações do exterior e livros de história.
Espero que tenham Gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.