Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Parabéns Lady Oscar: Em 10 de outubro de 1979 a exatos 44 anos estreava no Japão o anime Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 
 
 Em 10 de outubro de 1979, há exatos 44 anos, estreava no Japão, na Nippon Television o anime Rosa de Versalhes, Versailles no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara) também conhecido na Europa como Lady Oscar, baseado no clássico shoujo mangá de Riyoko Ikeda e os japoneses estão comemorando no Twitter.

 



A série de mangá “Rosa de Versalhes” foi publicada originalmente no Japão em 1972 nas páginas da revista feminina, semanal “Margaret”, escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda, na época com 24 anos. A história gira em torno da vida da rainha Maria Antonieta e mais tarde o foco muda para Oscar François de Jarjayes, uma bela mulher vestida como um homem e treinada como um soldado, com apenas 14 anos conquista o cargo de comandante da Guarda Real de Versalhes, responsável pela proteção pessoal de Maria Antonieta. 
 
Os eventos que culminaram na Revolução Francesa, são mostrados sob a ótica de Oscar, a heroína de Ikeda, que acabou tornando-se a protagonista, ofuscando até mesmo a própria Antonieta. Oscar, ou melhor, Lady Oscar, apear do nome masculino, é uma mulher criada como menino por seu pai, um militar aristocrata. Vivendo como um homem,Oscar poderia herdar os privilégios e títulos de nobreza de sua família. Ikeda mistura drama, ação, tramas complexas e romance, ingredientes perfeitos que tornaram sua série um grande fenômeno, entre meninas de 8 a 18 anos (público alvo da “Margaret”) mas também conquistou o público adulto. A série foi finalizada em 1973, porem o público continuou a cultuar a história.




Em 1974 o Teatro Takarazuka Revue, estava passando por um terrível, crise por falta de público, resolveu adaptar“A Rosa de Versalhes” para o musical, e deu certo! Ao ser adaptada ao palco, a série de Ikeda salvou o teatro da decadência, evitando que fechassem as portas para sempre! O sucesso foi tão grande, que segundo diversos sites formaram-se filas de 2 semanas de espera só para a reserva de ingressos e claro que a imprensa cobriu o fenômeno inédito.  “A Rosa de Versalhes” já foi vista por mais de 5 milhões de espectadores e é a peça de maior sucesso do teatro feminino japonês ganhará em 2024 uma nova montagem focada em Conde Fersen, comemorando os 110 anos da Companhia e os 50 anos da estreia da primeira peça.



Com todo esse sucesso estrondoso, em 1979, Rosa de Versalhes ganhou um filme Live Action, escrito e realizado por Jacques Demy, e com a trilha sonora composta por Michel Legrand. Lady Oscar foi filmado na França. O filme estreou no Japão em 3 de março de 1979, alguns meses antes da animação, lançada em 10 de outubro do mesmo ano. Rosa de Versalhes foi o primeiro mangá a ganhar um filme com atores reais. O filme foi filmado na França, no palácio de Versalhes e ia produção foi acompanhada por Riyoko Ikeda.
 

 
A animação de Rosa de Versalhes que hoje completa 44 anos foi produzido pela Tokyo Movie Shinsha (conhecida como TMS, mesmo estúdio que produziu anime Saint Seiya – The Lost Canvas). O anime foi - transmitido pela rede de televisão de anime Animax e Nippon Television. O desenho é do mesmo produtor do filme Live action,  Mataichiro Yamamoto e rendeu 40 episódios. Por ser do mesmo produtor, algumas mudanças do filme foram também aproveitadas no anime e por conta disso, no Japão essa animação acabou não fazendo tanto sucesso como o mangá original e os musicais da Takarazuka. Entretanto, alguns dizem que a série animada é odiada no Japão, e que a própria Riyoko Ikeda não gosta desse anime. Já mencionei isso em um post anterior, não me lembro de ter lido nenhuma entrevista com Ikeda afirmando odiar a animação e nem o live action! Mesmo porque o anime é da mesma produtora do filme, o qual ela acompanhou de perto toda a produção, inclusive roteiro, escolha de atores e figurinos. No Japão recentemente, foi lançado uma nova edição em DVD do anime e vendeu muito bem! Portanto, até não ter feito tanto sucesso, porem não é odiado como alguns sites costumam dizer. Hoje mesmo diversos japoneses estão celebrando o aniversário da animação.





O anime de “A Rosa de Versalhes” ganhou o título de “Lady Oscar” derivado do título do filme para sua divulgação na Europa e alcançou um enorme sucesso. Na Itália, a animação tornou-se uma febre entre crianças e adolescentes, tanto que em 1982, “Lady Oscar” foi o segundo programa de maior audiência da TV do ano (atrás somente da Copa do Mundo de Futebol, título conquistado pela Itália).
 

Os italianos são mais apaixonados pela animação do que pelo próprio mangá original. O sucesso estrondoso de Lady Oscar abriu caminho para a grande popularidade dos animes japoneses na Europa.  Quase todo material de Rosa de Versalhes foi lançado na Itália, discos, álbum de figurinhas, fantasias, brinquedos e até o encarte dominical infantil do jornal “Corriere della Será”, tudo era feito com o tema “Lady Oscar”. Meu pai cresceu assistindo Lady Oscar e colecionando os produtos que eram lançados, hoje dou continuidade a coleção e me dedico a escrever esse blog. 





O belíssimo traço do anime clássico:

O Character design da primeira parte da série é de uma dupla de desenhistas, muito conhecidos entre os fãs da obra de Massami Kurumada Saint Seiya, aqui no Brasil, conhecido como Os Cavaleiros do Zodíaco. E após a morte de Nagahama Dezaki colocou o nosso querido Akio Sugino e sim ele passou a comandar o Character design e foi possível notar as mudanças, Oscar perdeu as famosas estrelinhas nos olhos, algo característico da personagem, porque Dezaki acreditava que todo esse brilho não combinava com o drama da revolução francesa. Mesmo com a chegada de Sigino, Shingo Araki e Michi Himeno seguiram trabalhando na produção do anime até o episódio 40. Deixo abaixo a notável diferença nos traços:






Lady Oscar No Brasil

Rosa de Versalhes chegou ao Brasil por meio de fitas VHS entre os anos 1993 e 1995. A empresa Europinha (hoje, Europa Filmes) lançou cinco fitas, nos anos 1990, porem não padronizou como se fosse uma série única, pois algumas fitas não tinham sequer o título Lady Oscar. O filme que resume todos os 40 episódios da série “Uma Aventura Maravilhosa” foi distribuído por Cannes Home Video (também Europa Filmes). O anime nunca chegou ser exibido na TV brasileira.

 


Enfim, um blog especializado na série de Ikeda não poderia esquecer essa data tão especial. Mesmo considerado por alguns fãs machistas, besteira total em minha opinião, o anime é maravilhoso e merece ser lembrado e homenageado. Acredito tempo, hoje gravarei um vídeo sobre a animação, já que estou devendo o primeiro episódio do programa LadyOscarCast.  Finalizo com a abertura da animação e algumas imagens:

 

 














 
 
 
 
 
Espero que tenham gostado!Ainda hoje tem mais!

 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 











 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.