Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
No dia 2 de outubro, foi aniversário de uma figura histórica, que inspirou Ikeda a criar um importante personagem da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). Estou falando de François Augustin Reynier de Jarjayes (2 de outubro de 1745 - 11 de setembro de 1822), o verdadeiro General Jarjayes, ou pelo menos, quem serviu de inspiração para Ikeda para criar o pai da nossa heroína Oscar François de Jarjayes. Esse post era para sair no dia 2 de outubro, mas ainda estamos no início do mês, então decide abrir um post para comentar um pouco sobre esse general monarquista francês.
Desenho digital de minha autoria feito a partir do zero no Paint do PC. |
Quem foi François Augustin Reynier de Jarjayes?
Retrato de François Augustin Reynier de Jarjayes. |
O verdadeiro General Jarjayes, iniciou sua careira militar colaborando no trabalho topográfico do Tenente-General Pierre Joseph de Bourcet. No ano 1769 ele já havia se tornado um ajudante de campo, que para quem não sabe, é um Oficial subordinado às ordens de um general. Esse cargo ele ocupou até 1779. Em 1770, casou-se com a jovem, Marie-Anne Louise de la Saigne, na época uma menina de apenas 15 anos, ou seja, ele era, nove anos mais velho, algo que não tinha muito problema naquela época. Juntos o casal teve apenas dois filhos.Infelizmente sua esposa, Marie-Anne, faleceu em 1786, porem o General Jarjayes um ano após a morte de sua esposa casou-se novamente com empregada a rainha Maria Antonieta, Louise Marguerite Émilie Henriette Quetpée de Laborde, ela própria viúva de Philippe-Joseph Hinner, harpista da rainha, e mãe de Louise Antoinette Laure Hinner, a futura Laure de Berny, amiga de Honoré de Balzac. Com certeza, Ikeda se inspirou nela para criar a Lady de Jarjayes, mãe de Oscar.
Realidade Vs Ficção:
Em Rosa de Versalhes, o cenário é a França antes e durante a revolução francesa. A História se inicia em 1755 com os nascimentos dos protagonistas, Maria Antonieta, Hans Axel von Fersen, e Oscar François de Jarjayes. Todos são figuras históricas, somente Oscar é fictícia, Ikeda a princípio, criou sua heroína para ser uma personagem de apoio a Maria Antonieta e também para servir como um gancho que daria emoção e ação há uma história da qual todos saberiam que terminaria com Antonieta sendo guilhotinada. Porem, Oscar tornou-se muito mais amada pelos leitores de Rosa de Versalhes, e por isso mais tarde,o foco da história muda para ela e Oscar torna-se a protagonista e a verdadeira e única Rosa de Versalhes.
Lady Oscar e seu pai general Jarjayes no anime Rosa de Versalhes. |
O General Jarjayes na história de Ikeda,é um homem desesperado por nunca conseguir um filho varão (ele teve seis filhas), e já sem esperanças de ter um filho homem, decide criar a sua filha mais nova como um rapaz, ou melhor, um soldado. Ele a treina na arte da esgrima, equitação e de combate medieval. E também dá a Oscar ao invés de uma dama de Companhia (algo Normal na época), Um Pajem normalmente é um jovem serviçal, utilizado por príncipes ou guerreiros para acompanhá-los em campanhas militares. E esse é André Grandier neto da babá de Oscar, que acaba por se tornar seu melhor amigo, companheiro de treinos na esgrima e quase sempre derrotado por Oscar. Nosso André, passa a maioria de seu tempo, junto a Oscar, em uma harmoniosa amizade, e está apaixonado secretamente por ela. E perto do fim da história, esta desabrochou em amor mútuo.
Páginas coloridas Rosa de Versalhes Riyoko Ikeda. |
Maio
de 1793, François Augustin Reynier de Jarjaye retornou a Turim,
carregado com as relíquias deixadas por Luís XVI, incluindo diversas
cartas, que a rainha o instruiu a entregar ao conde da Provença e ao resto de sua família, então em Hamm.
François Augustin Reynier de Jarjayes morreu em Fontenay-aux-Roses, perto de Paris, em 11 de setembro de 1822, após uma vida de total devoção a Monarquia Francesa.
Mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda editora JBC. |
Mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda editora JBC. |
Um ótimo domingo e uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.