Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sábado, 25 de novembro de 2023

Lady Oscar, uma heroína sem interesses. Os motivos que levaram a heroína recusar um aumento de salário no mangá e anime Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

 

Ontem me deparei com mais uma discussão em um grupo brasileiro de animes e mangás dos anos 1980 e 1990 que participo no Facebook. Uma participante, disse que começou assistir à animação Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), pela primeira vez, e não entendeu a razão pela qual, Oscar aceitou ser promovida a Coronel por sua rainha Maria Antonieta, mas recusou um aumento em seu salário. Muitos lhe responderam que o motivo da heroína não ter aceitado esse aumento, foi por ela estar ciente que a França atravessava uma difícil fase financeira, e sim esse foi o principal motivo. Entretanto, existem outras razões para, ela ter agido de tal maneira. Para compreender melhor, os motivo que levaram a heroína recusar um aumento em seu salário, é preciso analisar a personagem criada por Ikeda. Pois bem, pensando nisso, resolvi trazer a discussão para cá, analisando e comentando sobre a personalidade da personagem Lady Oscar.


A Rainha Maria Antonieta promove Oscar a Coronel e lhe oferece um aumento de salário.


 
Primeiramente,Lady Oscar não aceitaria jamais esse aumento em seu salário! Mas por quê?  Porque a honestidade, senso de justiça, transparência, caráter e bondade fazem parte de sua personalidade. Diferente de Maria Antonieta, Fersen, Duquesa de Polignac que são figuras históricas e, portanto, realmente existiram, nossa heroína é uma personagem fictícia. Oscar François de Jarjayes, nasceu em 25 de dezembro de 1755, segundo imaginado por sua criadora Riyoko Ikeda, que a fez quase perfeita! Claro, Ocar tem seus defeitos, mas Ikeda  a imaginou como um ser humano extremamente caridoso, justo e incapaz de levar vantagens, apesar de ser uma das pessoas mais próximas da rainha. 
 
Oscar aceita a promoção mas recusa o aumento de salário.


Ikeda criou Oscar para ser uma personagem de apoio a Mari Antonieta, porem, as leitoras de Rosa de Versalhes, se encantaram com essa personagem de forte personalidade, cheia de coragem e extremamente justa. Por esses e outros motivos, Oscar logo ganhou os holofotes e tornou-se a protagonista da história. Na animação, apesar de algumas mudanças, a heroína encanta adulto e crianças principalmente por sua coragem, senso de justiça, lealdade, integridade ética e sua determinação. Para ela não existe meio-termo ou você é bom, ou ruim e apesar de parecer fria, tem um coração maravilhoso e sempre pensa mais nos outros do que em si própria.
 
 
Maria Antonieta inconformada.



Percebe-se logo no início, que Oscar não tinha interesse em nenhum benefício que ela poderia ter com a rainha, quando, Antonieta a chama para seu salão e Oscar recusa o convite. André até estranha e diz que ser convidado para o salão da princesa significa ter seu futuro garantido, porem Oscar não demonstra nenhum interesse, pois para ela o que realmente importa é cumprir seu dever protegendo a futura rainha da França e os membros da família real.
 
Oscar não aceita o convite de Maria Antonieta.


Em minha opinião ela mais do que merecia esse aumento de salário, afinal ela arrisca a vida protegendo diariamente a rainha, mas como disse acima, Oscar pensa primeiro nos outros e sabe bem que o dinheiro vem do povo da França que já vinha sofrendo com a miséria. Para agradar à rainha, ela aceita ser promovida a Coronel, mas recusa aceitar um merecido aumento de salário. 
 
Mais tarde, Antonieta envia presentes para ela, mas Oscar novamente se recusa em aceitar por achar que o dinheiro poderia ser melhor gasto. Sabemos que ela vem de uma importante família, por isso não precisa se preocupar com dinheiro, mas se pararmos para analisar, a maioria dos nobres não precisava e mesmo assim, nunca recusaram os privilégios que tinham na corte, já Oscar não aceitava e nem tinha interesse por nada.
Oscar devolve os presentes.


Ikeda criou uma personagem honesta, e perfeita demais para qualquer ser Humano, afinal a maioria das pessoas pensaria em levar vantagem e desfrutar dos privilégios sendo próximos de uma rainha. Oscar é fiel a Antonieta, e a única pessoa que estava próximo à rainha que realmente era uma amiga sincera. Entretanto, ao desenrolar da história, ela começa a perceber que aquela rainha, porque ariscava a própria vida protegendo com lealdade, não era bem vista pelo povo, principalmente aqueles que mais sofriam com a pobreza e a fome. E como sabemos, ela decide passar para o lado do povo até o final da história, quando ela lidera sua tropa a favor da população, e colabora de maneira fundamental na queda da Bastilha.
 
Os três uniformes de Lady Oscar.

Até mesmo no amor ela foi honesta, se apaixonou por Fersen de um modo puro e doce, sofreu por não ser correspondida, se entregou ao amor de André quando finalmente se apaixonou pelo rapaz, foi verdadeira com Gerodelle, já que não o amava, não lhe deu falsas esperanças, porque para ela é tudo ou nada. Então o motivo de Oscar recusar esse aumento em seu salário, é exatamente por ser honesta.
A bela comandante pensa primeiro nos outros, principalmente naqueles que mais sofrem. Ha 50 anos, a personagem criada por Ikeda vem dando um grande exemplo para os fãs de Rosa de Versalhes, principalmente para crianças e adolescentes que a tem como um ídolo. Lady Oscar, é simplesmente uma personagem única, incrível e maravilhosa.





Quem acompanha o blog, sabe bem, que Oscar faz parte da minha vida, assim como sempre fez parte da vida do meu pai, fã há 40 anos dessa heroína revolucionária. Alguns especialistas dizem que quando somos muito pequenos, nossos heróis e heroínas pode influenciar positivamente nossa personalidade. Oscar foi a heroína do meu pai, e também a minha quando eu era bem pequena. Me lembro que eu não soltava a boneca italiana da Oscar com o uniforme azul, até em fotos de família apareço segundo a boneca da Oscar que pertenceu à coleção do meu pai. Meu amor por Lady Oscar vem de muitos anos, desde que eu era pequena, e a heroína de Ikeda sempre foi meu espelho. E sim, Lady Oscar, influenciou de maneira positiva minha personalidade, por ser corajosa, justa, um ser especial de boa personalidade que luta a favor da justiça sem querer nada em troca.
 
Uma heroína sem qualquer interesse.

Por todos esses motivos A Rosa de Versalhes é uma Obra atemporal, um amor passado de pais para filhos, e Lady Oscar continua encantando e influenciado a nova geração de fãs. Finalizo com algumas imagens de Oscar no anime Rosa de Versalhes:









Um ótimo final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.