Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Lady Oscar Vs A Estrela do Sena: Comentando e comparando as duas animações.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 

 

 

 

 Recentemente, fiz um post comentando sobre a animação, A Estrela do Sena no original, La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星), também conhecida na Itália como, Il Tulipano Nero - La Stella della Senna, que em 9 de Janeiro completou 40 anos da primeira exibição na Itália. E me pediram para comentar um pouco mais sobre esse anime, que teve, sim uma certa inspiração em Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), já que  nos anos 1970 havia um enorme interesse em produzir uma adaptação animada da série de Ikeda para TV, porem, a autora de Lady Oscar se recusava, em aceitar, já que ela não queria um anime de sua obra mais famosa, tanto que a primeira adaptação de Rosa de Versalhes, foi o filme Live action de 1979, e alguns meses após o lançamento do Live Action foi que tivemos a animação de Rosa de Versalhes, que na Europa acabou recebendo o titúlo do filme. Porem, antes disso, a Sunrise e a Fuji TV decidiram criar uma série inspirada na série de Ikeda, com o material histórico não tão realista como o de Berubara, mas que trazia um pouco sobre Maria Antonieta, Revolução francesa e alguns dos elementos de Rosa de Versalhes, porem era mais um desenho em estilo de aventura do gênero capa e espada, algo que estava muito em alta nos anos 1070 e 1980. E já que me pediram para falar de La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星), decide comparar um pouco as duas animações, então, sem mais delongas, vamos ao artigo:



  Diferente de Rosa de Versalhes, a Estrela do Sena no original, La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星), nasceu como uma animação e só depois foi lançado o mangá (embora nunca tenha chegado a uma conclusão). Sua  história foi criada Mitsuru Kaneko, é dirigida pelo criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino auxiliado por Masaki Osumi, e a trama gira em torno de uma bela moça chamada Simone Lorène, filha ilegítima do imperador Francisco I, pai da rainha Maria Antonieta da França, mas que não tem conhecimento desse nascimento, pois foi adotada por duas floristas.  Sim, ela é meia irmã de Antonieta.



Simone chega a lembrar mais o Zorro da Disney do que Lady Oscar, aparentemente uma moça comum, mas quando sai para lutar usa capa, máscara e espada sem ninguém desconfiar de quem ela é, na verdade. O único que conhece esse segredo é o Conde de Vaudreuil que lhe ensinará o uso da espada, tornando-a um grande espadachim. Algo do tipo também existe em Zorro, o único que conhece a identidade do justiceiro é seu fiel escudeiro  com deficiência auditiva, Bernardo.  Enfim, mais para frente, seus pais morrem após um abuso de nobres corruptos. Ela é adotada pelo conde para protegê-la de possíveis intrigas de poder e afins. Mas o Conde também morre em uma emboscada e  só dai Simone  se transforma na heroína mascarada  que  combate os abusos e com o nome de "Estrela do Sena" ela consegue outro aliado, seu irmão adotivo, que, com o nome de "A Tulipa Negra", fará par com ela  nessa luta contra  os malfeitores. Está na cara que tentaram criar um André para ela, um fiel escudeiro que sempre a acompanha.



A série segue com a moça combatendo as injustiças  e entre uma aventura e outra até que Simone descobre que Maria Antonieta é sua meia-irmã justamente no período  da revolução francesa que se aproxima. Portanto, ela se verá dividida entre proteger sua irmã e seu ideal contra abusos nobres. E não, ela não consegue salvar Antonieta, a rainha é guilhotinada, mas antes disso, Simone promete cuidar dos dois filhos de sua meia irmã e criá-los longe de toda a podridão daquele período. É ruim? Muito pelo contrário, é uma animação que me agrada muito, chega a lembrar Lady Oscar no material histórico, porém não tem como comparar  com  o fenômeno da Série de Ikeda.




Já Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) ou Lady Oscar, nasceu  como  mangá e depois como Live action e, em seguida, uma animação da mesma produtora do filme. E repito, tem que insistir em dizer que Ikeda não queria outra animação, não ter gostado da primeira de 1979, o que não é bem assim! Ikeda nunca desejou uma animação de Rosa de Versalhes, e por esse motivo  foi criada A Estrela do Sena. Lady Oscar chegou à Itália  em 1 de março de 1982, tornando-se um dos programas de maior audiência do país. A série conquistou crianças e adolescentes, foi um verdadeiro fenômeno entre os italianos, tanto que é lembrada e amada até hoje. O general de Jarjayes queria um filho, varão, mas no nascimento da menina, ele decide criá-la como um homem e assim Oscar se torna não apenas uma espadachim habilidoso, mas também comandante da Guarda do Rei. Oscar é muito mais forte em personalidade que  Simone e uma espadachim muito mais habilidosa, quase imbatível na esgrima.  Oscar não tem parentesco com Antonieta, mas jurou proteger a rainha até que começa perceber, a situação deplorável do povo da França, os mais pobres sofrem com a fome e a miséria,  e lá para o final da série, ela decide passar para o lado do povo e marchar em direção à Bastilha.




Existe semelhança nas duas séries? Sim, algumas!  Ambas se  passam na França no período anterior à Revolução  Francesa,"Estrela do Sena" foi feita no Japão após o grande sucesso do mangá de Riyoko Ikeda, pegando carona na calda do Cometa Rosa de Versalhes, porém, os fatos históricos  apresentados em Lady Oscar são muito mais realistas.  Então, do ponto de vista temporal, a animação de Rosa de Versalhes conquistou um número muito maior de seguidores. Apesar de desconsiderada por algumas pessoas que se dizem fãs do mangá de Ikeda, foi a animação que fez Rosa de Versalhes famosa na Europa. Tanto que na Itália o anime é mais amado que o próprio mangá. Para mim, a animação supera o mangá em algumas partes. Algo que sempre estranhei foi o titúlo Tulipano Nero. "A Tulipa Negra" refere-se  ao personagem masculino  e não à protagonista Simone, e só após um tempo o nome foi mudado para "A Tulipa Negra – A Estrela do Sena."



Conclusão: As duas animações são maravilhosas na Itália, tanto Lady Oscar como Simone foram dubladas  por  Cinzia De Carolis, porém. O faro é que a animação de Rosa de Versalhes é mais amada pelos italianos! Aliás, não conheço nenhum anima mais amado na Itália que Rosa de Versalhes.  No entanto,  A estrela do Sena é, sim, uma belíssima série, diferente de  Lady Oscar, mas que merece  ser vista e aplaudida.



Espero que tenham Gostado!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.