Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

O personagem Griffith de Berserk foi inspirado em Oscar, a protagonista de Rosa de Versalhes? Comparando e comentando um pouco sobre as personagens de ambas as séries.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 

 

 Um seguidor no Twitter me pediu para falar sobre o personagem Griffith da série de mangá Berserk (ベルセルク) escrita e ilustrada por Kentaro Miura. Para quem não sabe, Griffith é um personagem inspirado em Oscart François de Jarjayes, a protagonista de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda.  Como sabemos, Lady Oscar é uma personagem icônica da Cultura Pop, existem diversos personagens inspirados nela. Massami Kurumada, autor de Saint Seiya, ou Cavaleiros do Zodíaco, já se inspirou em Oscar para criar alguns de seus personagens, como Afrodite de Peixes, Misty de Lagarto, entre outros.  Pois bem, atendendo ao pedido, hoje resolvi comentar sobre a ligação que existe entre Rosa de Versalhes e Berserk, especificamente, entre Oscar e Griffith comparando os personagens e tendo como base, o que já foi confirmado por Kentaro Miura.



Antes, de tudo, o autor de Berserk Kentaro Miura já confirmou em entrevistas que sim, ele se inspirou em Lady Oscar de Ikeda para criar Griffith. Partindo desse ponto, falarei sobre essa inspiração e compararei os personagens.

 

Oscar Vs  Griffith



Oscar François de Jarjayes é a protagonista do Shoujo mangá A Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda. Uma mulher bela, criada como um menino por seu pai. Ela é educada, de artes diversas como a esgrima. Comanda a Guarda Imperial da Rainha Maria Antonieta. Ela não tem nenhuma razão para fingir ser um homem, mesmo porque a maioria das pessoas em Versalhes a conhece e sabe que ela é uma mulher. Nascida a última das cinco filhas do Capitão da Guarda Real, o general François Augustin Regnier de Jarjayes (um personagem baseado em uma figura histórica real), ela é criada pelo pai a fim de tomar o seu lugar no comando da Guarda Real, servindo no Tribunal depois que ele se aposenta. Na idade de quatorze anos, logo que a sua formação em competências básicas militares é completa, Oscar recebe ao honroso cargo de Capitã da guarda real da princesa austríaca Maria Antonieta, quando chega na corte francesa.




Oscar, apesar de ter sido criado como se fosse um menino e vestir roupas do sexo masculino, receber todo um treinamento militar necessário, para um dia se tornar um grande general, ela é uma mulher.   Porém, mesmo que ela abrace sua feminilidade, usa sua posição de homem para ganhar certas liberdades que ela nunca poderia ter como uma moça da nobreza do século XVIII. Ela é o interesse amoroso de ambos: André Grandier, seu servo, na mansão Jarjayes a quem a princípio enxergava como um verdadeiro amigo ou até um irmão, sem se quer saber de seus sentimentos por ela. Seu primeiro amor foi o Conde Fersen, que tem um amor proibido da Rainha, infelizmente um amor não correspondido. Quando começa a revolução, Oscar percebe que seu verdadeiro amor sempre esteve ao seu lado e é seu melhor amigo André Grandier.




Dona de uma invejável beleza, Oscar atrai quase todas as atenções a ela, inclusive outras mulheres estão deslumbradas com Oscar, mesmo sabendo que ela é uma mulher. Isso porque Oscar representa uma figura masculina. Ela detesta as intrigas da corte, mas permanece lá por lealdade a seu pai e sua amiga, Maria Antonieta.  O que mais resta a dizer? Culta, inteligente, imbatível na arte da Esgrima e com um enorme senso de justiça. Não é à toa que muitos mangá-kas a usaram como inspiração para criar seus personagens e com Griffith não foi diferente.




Falamos de Oscar, partimos agora para Berserk (ベルセルク) do autor Kentaro Miura.  Começando por uma breve análise do personagem Griffith.  Diferente de Oscar, ele não é o protagonista e sim o antagonista principal de Berserk. Fundador e líder dos grupos mercenários Bando do Falcão e o Novo Bando do Falcão, governador da cidade de Falconia e o quinto membro da Mão de Deus; conhecido como Femt. Apesar de ser um homem, é dono de uma grande beleza, de estatura média e uma estrutura muscular atlética, com um tom de pele um pouco pálido. Seus cabelos são brancos e encaracolados (muitas vezes visto liso no anime) e belíssimos olhos azuis. Oscar é loira, porém existem ilustrações do mangá, onde Ikeda a representa como uma bela jovem com cabelos brancos e olhos azuis. Acredito que Miura se inspirou nessas ilustrações de Ikeda para criar Griffith. Ele é distinto por ser um homem belíssimo, com características femininas que muitos dizem superar as das mulheres, enquanto alguns dificilmente podem dizer que ele é um homem. Sim, ele é inspirado em Oscar, na verdade, o contrário dela, um homem, com aparência mais feminina, que atrai os olhares e atenções para si.



Já sua personalidade é diferente de Oscar, eu diria que ele é mais ambicioso. Griffith é totalmente focado em seu objetivo de alcançar seu sonho de obter seu próprio reino, disposto a sacrificar tudo para alcançá-lo. Oscar pensa mais nos outros do que nela mesma, não é ambiciosa e, apesar de parecer fria e distante, tem um coração enorme e pensa mais nos outros do que em si própria. Já Griffith, desde o nascimento, sempre "conheceu o caminho para cima", o que lhe permitiu comandar vários soldados com sua habilidade carismática.  Na verdade, em termos de personalidade, Griffith não tem nada a ver com Oscar, a inspiração fica mesmo na aparência. Ele é egoísta e esse egoísmo vai se agravando seu próprio carisma, já que quase todos acabam fascinados por ele, seja como líder divino ou um inimigo poderoso, fazendo-o se isolar dos outros e de seus próprios sentimentos.  Como disse, o autor não se inspirou na personalidade de Oscar e sim na bela aparência da nossa heroína.

 Young Animal Comics/Hakusensha/ Shūeisha


Claro, devemos lembrar que Rosa de Versalhes é um Shoujo mangá, ou seja, uma história pensada para meninas com idades escolares. Já Berserk é da demografia, Seinen que são histórias, que têm como público-alvo adultos (na faixa dos 20 aos 50). A temática desses quadrinhos geralmente é mais séria, muitas vezes sombria ou com políticas mais presentes, além de dilemas comuns à vida adulta no Japão.Entretanto, KentaroMiura, o autor Berserk, em entrevista já confessou ser fã de Shoujo mangás e disse que sempre foi interessado na forma como relacionamentos e emoções tristes e dolorosas eram retratados em obras voltadas para meninas, e inclusive mencionou a influência de A Rosa de Versalhes.


Ele também comenta sobre seus personagens e o motivo por qual Guts queria se vingar de Griffith e o mangá-ka era contra a ideia de pequenos flashbacks dentro da história principal, pois achava que isso resultaria apenas em dar informações aos leitores ao Invés de expressar os sentimentos dos personagens. Não apenas isso, Miura chegou a confessar ter, sim, se inspirado em Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, e também em outros títulos, como o drama Kaze to Ki no Uta, de Takemiya Keiko.

 Em uma entrevista de 2000, o próprio Miura confessou que ele mesmo acabou deprimido quando o destino de seus personagens foi selado.  Sim, para mim, não foi difícil imaginá-la e relacioná-la com a mesma desolação que muitos de nós sentimos com os personagens de Rosa de Versalhes. Se prestarmos atenção na arte de Miura, é possível perceber essa influência em Shoujo mangá, já que os traços incluem uma delicadeza no desenho de alguns personagens como Griffit, algo que nos faz lembrar muito da delicadeza no desenho e uma ênfase na expressão de emoções típicas das obras de Ikeda.





Além de tudo isso, o autor de Berserk também mencionou que o personagem de Serpico, meio-irmão de Farnese, foi, sim, baseado em nosso querido André Grandier, par Romântico de Lady Oscar e o segundo personagem mais amado de Rosa de Versalhes entre os fãs. Tirando isso, muitos fãs de Rosa de Versalhes e Berserk chegam a comparar Oscar com Griffith em termos de design de personagem e androginia. As ligações chegaram a tal ponto que até mesmo o autor aponta que faz sentido para ele que seu trabalho seja considerado em parte como um Shoujo mangá.




Emfim, está na cara que Muira é também um fã e admirador da Rosa de Versalhes, a obra mais famosa de Riyoko Ikeda. E para quem não conhece as suas séries, eu super recomendo as leituras de ambas, já que são histórias sensacionais, mesmo sendo de demográfias diferentes. Então, é isso, espero ter atendido às expectativas de um de meus seguidores, porque para mim é gratificante ver o blog crescendo, saber que apreciam o meu trabalho e se interessam por meus artigos e isso é o que importa, vocês leitores são todos importantes para mim. Finalizo com algumas imagens de Oscar e Griffith.










Espero que tenham gostado!
 



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.