Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sábado, 2 de março de 2024

Comemorando os 42 anos de Lady Oscar na Itália: Uma homenagem ao grupo musical I Cavalieri del Re, responsáveis pela primeira abertura italiana da animação de Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 Ontem, completou 42 anos da primeira transmissão da animação Lady Oscar na Itália, e fizemos um post em duas partes. Para quem não leu, deixo aqui os links das partes 1 e 2. Bem, hoje, decide então abrir esse post para fazer uma pequena homenagem ao grupo musical I Cavalieri del Re, responsáveis pela primeira abertura italiana da animação de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e que fizeram um belíssimo trabalho! Esse grupo não trabalhou somente na versão de Lady Oscar e sim muitas outras canções temas de desenhos animados produzidos na Itália nos anos 1980.



O grupo era formado por Riccardo Zara, sua esposa Clara Maria Teresa Serina, o filho Jonathan Samuel Zara e Guiomar Serena Serina, irmã mais nova de Clara. O baterista Walter Scebran e o guitarrista e baixista Gino Panariello, embora não presentes nos créditos oficiais do grupo, participaram em algumas ocasiões da gravação das músicas-tema. 


 

  I Cavalieri del re, era liderado por Riccardo Zara, colaborou, de maneira fundamental, para o fenômeno de Lady Oscar na Itália, merecem um artigo dedicado a eles. Para começar, esse belíssimo grupo foi um dos mais conhecidos daqueles especializados em canções temáticas de desenhos animados que devem seu nome ao primeiro single, La Spada di King Arthur (A Espada de Rei Arthur), de 1981, inspirado nas aventuras do lendário Rei Arthur.  Entretanto, o maior sucesso do grupo foi a música-tema de abertura da animação de Lady Oscar, lançada em 1982. Para aqueles que não sabem apreciar essa belíssima canção, saiba que O single vendeu quase um milhão de cópias, chegando a alcançar a sétima parada semanal de singles, tornando-se uma das músicas-tema mais populares da televisão italiana. Um sucesso merecido, pois essa canção é maravilhosa! Deixo abaixo o clipe oficial com a musica completa:



A canção tema de abertura italiana de Rosa de Versalhes ou Lady Oscar, como é conhecida na Itália, foi escolhida a partir de uma lista de 7ou 8 audições enviadas à RCA com o consentimento direto dos produtores japoneses da série que intervieram na época diretamente na escolha das músicas-tema. Riccardo Zara o líder do grupo musical, já contou em algumas entrevistas, ter feito a música-tema de Lady Oscar em apenas três dias, mas a princípio a gravadora quis confiá-la a Marisa Interligi temendo uma superexposição do grupo, já que já havia várias músicas-tema por aí com seu nome. No lado B, é gravada a versão instrumental. Desconheço o motivo, mas partir de 1990 a música-tema foi substituída por Una Spada per Lady Oscar, feita por Enzo Draghi, também gravada em 1991 por Cristina D'Avena. Na verdade, a partir do final dos anos 80, foi Cristina d'Avena quem assumiu o quase monopólio das músicas-tema dos desenhos animados. A década ainda foi marcada pelos sucessos dos Cavaleiros do Rei, de longe os cantores mais requisitados pelas gravadoras. Abaixo algumas curiosidades sobre o lendário , I cavalieri del re:

 

Clara Serina  é Brasileira:



Uma curiosidade que poucos conhecem é que Clara Serina, é brasileira, mudou-se para Milão, na Itália, aos 21 anos, para cursar a Faculdade de Medicina da Universidade de Milão e, em seguida, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Pádua.  Após se formar em psicologia, especializou-se em psicoterapia e psicanálise. Na Itália, conheceu Riccardo Zara, com quem se casou.


Nascimento do grupo:


Riccardo Zara conhece Clara Serina em 1972, quando ela ainda cursava medicina na Universidade de Milão. Eles se casaram e tiveram um filho, Jonathan, que mais tarde se envolveria no grupo como cantor. Após um incêndio em 1978, o estúdio da Zara foi destruído e a família decidiu montar seu próprio negócio, abrindo um estúdio pessoal. Por sugestão de um amigo (Luciano "El Pinza"), eles encontram uma antiga casa de fazenda na periferia sul de Milão e decidem reformá-la e abrir seu novo estúdio chamado Cascina Tre Effe. O escritório iniciou suas atividades em 1980.


Os maiores sucessos dos I cavalieri del re:


Conforme mencionei acima, em 1982: eles lideraram as paradas com a canção Lady Oscar" O anime era exibido no canal Italia 1 e a música tema foi sem sombra de dúvidas o maior sucesso do grupo, vendendo um total 700.000 cópias. Não me recordo onde li um texto que dizia que outra cantora cogitada para cantar o tema de Lady Oscar foi Sonja Braga, porque o grupo já tinha colocado 3, mas uma vez que ouviram a versão com a voz de Clara, a escolha foi inevitável. No ranking das canções de maiores sucessos do grupo, temos "L'Uomo Tigre" três de suas canções temas venderam 200.000 cópias.




O fim do grupo por que acabou?


Clara Serina afirmou em entrevista que o grupo, que permaneceu oficialmente ativo até 1986, se dissolveu não por vontade própria, mas sim pelo fato da Fininvest ter assumido o monopólio no campo das animações japonesas, comprando-os em bloco do Japão, concentrando-se nas mãos de um pequeno círculo de autores e intérpretes dentro da Five Record, a gravadora das emissoras de Berlusconi, a criação das músicas-tema televisivas, bloqueando assim efetivamente o mercado e impedindo o grupo de continuar a realizar seu trabalho.

O grupo também se dedicou a outros lançamentos de discos de muito sucesso de diferentes gêneros, tanto como cantores de apoio, autores e técnicos de som, auxiliados por Riccardo Zara como arranjador e produtor.


Enfim, I cavalieri del re foi sem sombra de dúvidas um grande sucesso Em suma, um grupo que entrou legitimamente para a história da música italiana, que colaborou de maneira fundamental para o Sucesso de Rosa de Versalhes na Itália e que merecia ser homenageado com um post comemorativo dos 42 anos de Lady Oscar na Itália. A canção que substituiu a música dos Cavaleiros do Rei, Una spada per Lady Oscar, na voz de Enzo Draghi, mais tarde cantada por Cristina D'Avena é linda! Eu pessoalmente, amo as duas por iguais, mas a primeira canção do conjuto I cavalieri del re até hoje é a mais famosa e a mais querida entre os fãs italianos da Rosa de Versalhes.


Obrigada, I cavalieri del re, pela belíssima canção, Lady Oscar!


Fica aqui nossa homenagem ao grupo musical responsável pela primeira abertura italiana da Rosa de Versalhes nas comemorações dos 42 anos de Lady Oscar na Itália.



Finalizo com as outras canções de Lady Oscar dos lendários Cavaleiros do Rei e alguns vídeos relacionados:




Espero que tenham gostado! Um bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.

 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.