Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Feliz Halloween!!!🎃🎃 #TBT Especial Dia das Bruxas: A Condessa Drácula ou Condessa de Sangue, uma história real que serviu de inspiração para Ikeda criar um dos melhores Gaidens de Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!

 



Hoje é 31 de outubro, último dia do mês, e também Halloween ou Dia das Bruxas. A origem da palavra, Halloween, é um termo derivado da expressão inglesa "hallow evening". O termo hallow quer dizer "santo" e eve significa "véspera", porque 31 de outubro é a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro. Segundo o Calendarr, a tradicional comemoração surgiu a partir de uma comemoração realizada pelos povos celtas entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. A festa era conhecida como Hallow Evening e foi abreviada para Hallowe´en, chegando à forma atual Halloween.🎃🎃


As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que, no último dia do verão (31 de outubro, conforme o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos. O festival pagão original era chamado de Samhain, que significa "Fim do verão". Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal". A imagem abaixo é uma de minhas fanarts, não é nova, fiz alguns anos atrás.


As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra. Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram. E como esse ano, o Halloween caiu em uma quinta-feira, dia de #TBT, resolvi recordar uma história sobre uma assustadora mulher que serviu de inspiração para Ikeda criar um dos gaidens da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), que, aliás, é o meu favorito, A Condessa  drácula,  condessa de Sangue, também chamada de condessa sangrenta.


Para começar, esse foi o único Gaiden que chegou a ser publicado no Brasil. Ele vem com o volume 5 da edição da JBC. Tem resenha aqui no blog, mas ainda farei outra, mais completa, mais detalhada, prometo. Rosa de Versalhes é um shoujo mangá histórico que costura acontecimentos reais com fantasia. O mesmo acontece com esse gaiden da Condessa Sangrenta. E sim, para quem não sabe, essa diabólica mulher realmente existiu e praticava uma espécie de vampirismo.

O nome dessa mulher assustadora era  Isabel Báthory (1560 -1614), mais conhecida como a condessa de Sangue ou a Condessa Drácula. Ela foi condessa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma suposta série de sequestro e tortura que teria cometido, devido a sua obsessão pela beleza. Essa mulher vampira, gostava de se banhar com o sangue de jovens meninas, acreditando que isso a manteria sempre jovem.

 
 
Em 1571, seu tio, Estêvão Báthory, tornou-se príncipe da Transilvânia e, mais tarde na mesma década, ascendeu ao trono da Polônia. Ele foi um dos maiores e mais competentes regentes de sua época, embora seus planos para a unificação da Europa contra os turcos tivessem fracassado em virtude dos esforços necessários para combater o czar Ivã, o Terrível, que cobiçava seu território
 
 



A condessa Vampiro foi considerada uma das mais das mulheres mais enigmáticas e assustadora da História da humanidade, hoje há quem diga que ela foi de fato uma vampira ou bruxa cruel que tinha parte com as forças das trevas. Entretanto, existe também, aqueles e acreditam, que essa mulher foi uma revolucionária a frente de seu tempo, e que toda essa terrível lenda sobre ela, não passava de contos fantasiosos, criados por cristãos, portanto ela seria apenas mais uma vítima da submissão feminina imposta pela religião.  Para mim, ela foi de fato uma criminosa e uma espécie de Vampira, pois era obcecada pela beleza e acreditava que o sangue das jovens moças era uma espécie de fonte da juventude.
 
 

No início do verão de 1610, tiveram início as primeiras investigações sobre os crimes de Isabel Báthory. Todavia, o verdadeiro objetivo das investigações não era conseguir uma condenação, mas sim confiscar-lhe os bens e suspender o pagamento da dívida contraída ao seu marido pelo rei Matias II.

A suposta condessa Vampiro, foi presa no dia 26 de dezembro de 1610 e seu julgamento iniciaram-se alguns dias depois, conduzido pelo Conde Thurzo, um primo de Isabel, a quem muito convinha a condenação da condessa. Uma semana após a primeira sessão, foi realizada uma segunda, em 7 de janeiro de 1611. No julgamento da suposta vampira, não foram apresentadas provas sobre seus crimes, baseando-se toda a acusação no relato de testemunhas. Foi encontrado um diário no quarto da condessa, no qual estavam registrados os nomes de cada vítima de Báthory com sua própria letra. É de destacar, também, que as confissões dos cúmplices de Báthory. Após sua morte, os registros de seus julgamentos foram lacrados porque a revelação de suas atividades constituiria um escândalo para a comunidade húngara reinante. O rei húngaro Matias II proibiu que se mencionasse seu nome nos círculos sociais. Fonte Wikipédia.



  E essa assustadora história real foi a inspiração para Ikeda criar um de seus melhores Gaindens. Após a finalização da Rosa de Versalhes, Ikeda resolveu trazer seus personagens de volta, nas histórias Gaindens, que funciona como uma espécie de Spin off e se passam em uma linha de tempo paralela à história original. Acredito que esse seja um dos gaindens mais famosos de Rosa de Versalhes, também chamada de história Gótica da Condessa Vampiro ou condessa de Sangue. Pois bem, Ikeda trouxe de volta seus personagens mais queridos e dessa vez para combaterem a uma condessa sinistra, baseada em uma pessoa real, conforme explicado acima que foi considerada uma mulher extremamente perigosa principalmente porque suas vítimas eram jovens meninas, tanto que nessa história, ela de fato é uma vampira e seu alvo passa ser Rosalie.

A vida da verdadeira condessa Bathory sempre foi cercada de mistérios. Naquela época, a própria nobreza, procurava esconder tudo o que estivesse relacionado com essa terrível lenda. E muitos surgiram com esse mito de que a condessa, de fato, era uma vampira que praticava horrores com essas jovens moças, porém ainda são consideradas fartas matérias-primas para a arte gótica. Por exemplo, existe um fotógrafo turco, Mehmet Turgut, que chegou a criar um ensaio sinistro, a partir das lendas sobre a Condessa Drácula.



Como tem resenha no blog, não irei me prolongar, mas a história começa com Lady Oscar, André e Rosalie, nossos heróis decidem, fazer uma visita uma das irmãs mais velhas de Oscar, Hortense de la Lorancy. Enquanto dirigia para a casa dos Lorancys, a carruagem de Oscar é ultrapassada por outra carruagem com uma senhora elegante e um belo jovem sentado nela. A carruagem com o jovem belo rapaz, por pouco não atinge a dos, nosso herói. Inclusive o cocheiro comenta que passou por um fio.  Rosalie, a protegida de Lady Oscar, parece estar encantada com a beleza surreal do jovem que viu há poucos instantes. Resumindo, Ocar diz a André que teve um mal, pressentimento ao ver aquela mulher que estava na carruagem que quase os atingiu. Quando chegam a casa de Hortense, são recebidos bem, porem a irmã de Oscar começa comentar sobre um suposto grupo de vampiros e dai para frente a história começa a ganhar um tom mais assustador, pois a irmã de Oscar decide dar um baile em homenagem há Oscar e seus amigos e nesse baile a sinistra condessa Drácula comparece e seu alvo passa ser Rosalie. E claro que cabe a Oscar enfrentar essa terrível vilã.


Enfim, se der tempo, hoje mesmo comento mais sobre esse gaiden. finalizo com alguns antigos  desenhos digitais feitos por mim no paint com os personagens de Rosa de Versalhes em ritmo de Halloween, alguns são de 2019 outros 2020. Deixo logo abaixo:





Enfim, não se esqueçam de comer muitos doces, lendo a resenha da história Gótica da Rosa de Versalhes, inspirada na terrível condessa Drácula! Um feliz Halloween a todos vocês amigos da Lady Oscar.


Espero que tenham gostado!


Um bom Final de Semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 






 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.