Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Comentando o primeiro Gaiden de Rosa de Versalhes Histórias Góticas A Condessa Vampiro.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 


Cumprindo minha promessa, hoje trouxe para resenhar o primeiro Gaiden da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), Histórias Góticas a Condessa Vampiro. Esse Gainden é também designado por Histórias Góticas a condessa Vampiro. Esse entre todos os Gaidens é o meu favorito, por isso precisava mesmo comentar sobre ele, já que nenhum blog brasileiro até o momento resenhou essa maravilhosa história escrita e ilustrada por Riyoko Ikeda.  Muito bem, o que são Gaiden? Gaiden (外伝, Gaiden literalmente, transmissão exterior) é uma palavra da língua japonesapara "história paralela" ou "conto", portanto se trata de um Spin-off. Não se passa nem antes, nem depois e sim em uma linha de tempo paralela à história original.
 
 
 
 
 Nesse primeiro, Gaiden, descobrimos que nossa Lady Oscar é tia, de uma garotinha de uns 6 a 8 anos, chamada Loulou, filha de Hortense de la Lorancy uma das irmãs mais velhas de Oscar, que segundo Ikeda em entrevista, foi baseada em sua própria sobrinha. Os traços da autora nas histórias Gaiden diferem muito da série original, Loulou, por exemplo, é bem cartunesca, diferente das ilutações que Ikeda costumava fazer. A maioria dos, fãs de Rosa de Versalhes, preferem os traços da autora nos anos 1970, eu particularmente, também prefiro, por achar mais delicados e femininos, porem gosto muito dos traços de Ikeda nos Gaidens e dos mais atuais também.

 
 

Essas histórias foram publicadas separadas no ano 1974 tivemos a primeira publicação que ocorreu após a serialização do mangá Rosa de Versalhes e 1984-1985 a segunda publicação.
 
 


O foco dessa história é sem dúvida a vilã, uma condessa vampira que Oscar terá que enfrentar. Uma curiosidade, essa não é uma personagem fictícia, ela foi inspirada em uma mulher real, a condessa Isabel Báthory (1560 -1614), mais conhecida como a condessa de Sangue ou a Condessa Drácula. Ela foi condessa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma suposta série de sequestro e tortura que teria cometido, devido a sua obsessão pela beleza. Essa mulher vampira, gostava de se banhar com o sangue de jovens meninas, acreditando que isso a manteria sempre jovem.

 


 
Em 1571, seu tio, Estêvão Báthory, tornou-se príncipe da Transilvânia e, mais tarde na mesma década, ascendeu ao trono da Polônia. Ele foi um dos maiores e mais competentes regentes de sua época, embora seus planos para a unificação da Europa contra os turcos tivessem fracassado em virtude dos esforços necessários para combater o czar Ivã, o Terrível, que cobiçava seu território
 
 

 
Enfim, Ikeda trouxe de volta nossos personagens favoritos, em uma história gótica, um tanto assustadora, baseado em uma vampira real, podemos assim dizer. Como eu havia explicado na resenha do quinto volume, na edição norte-americana mais bela de todas as edições de Rosa de Versalhes em minha opinião, a história original termina no volume 4 e não 5 como a edição brasileira da JBC, por isso estou novamente usando as fotos do volume 5 da editora Udon.
 
 

 

A história começa com Lady Oscar, André e Rosalie que decidem, fazer uma visita uma das irmãs mais velhas de Oscar, Hortense de la Lorancy. Enquanto dirigia para a casa dos Lorancys, a carruagem de Oscar é ultrapassada por outra carruagem com uma senhora elegante e um belo jovem sentado nela. 




 
 
  
  A carruagem com o jovem belo rapaz, por pouco não atinge a dos, nosso herói. Inclusive o cocheiro comenta que passou por um fio.  Rosalie, a protegida de Lady Oscar, parece estar encantada com a beleza surreal do jovem que viu a poucos instantes.

 
 
 
 
 
 
 

 Já Oscar, comenta com André que teve um mau pressentimento, e percebeu que algo estranho, vindo daquela caruagem que quase os atingiu. Ela diz que pode sentir seu o seu sangue gelar. A heroína ainda diz que a sensação ruim não veio do jovem rapaz, mas sim da mulher sedutora que o acompanhava. Os três seguem viagem e finalmente chegam no seu destino.

 
 

   Quando os três chegam, são recebidos com muita festa e entusiasmo por Hortense de la Lorancy, a irmã, mais velha de Lady Oscar. A moça parece feliz por receber a visita de sua irmã caçula e simpatiza com Rosalie e André. Na sequência, conhecemos a pequena filha Hortense, Loulou de la Lorancy a atrevida sobrinha de Lady Oscar, uma menina de cerca de 6 a 8 anos.

 
 

 
Página colorido da edição norte-americana coleção pessoal.

 
 
  Como sabemos, a condessa Drácula, na história real, tinha como principal vítima jovens meninas, então nessa história o principal alvo da condessa é Rosalie, a protegida de Lady Oscar, portanto, caberá a nossa heroína entrar em ação e proteger a menina das garras dessa montra.
 

 
Já a Sobrinha de Lady Oscar é o tipo de criança peste, ela tem enormes olhos e um cabelo bem cacheado, amarrado com fitas vermelhas e a maioria das vezes, carrega sua boneca, que mais parece sua versão em miniatura.

 
 
 
 
Página colorida da edição Norte-Americana. Coleção pessoal.

 
 
 
 
A História Segue e na sequência, Hortense decide organizar um baile em homenagem à visita de sua irmã caçula Oscar. Durante uma conversa, hortense pergunta a irmã sobre como estão as coisas em Versalhes e Oscar lhe conta sobre o ladão que está aterrorizando os nobres, o Cavaleiro negro. Já Hortense comenta com seus visitantes sobre os estranhos desaparecimentos de jovens que ultimamente vinham acontecendo no local onde ela mora e que se especula que uma seita de vampiros esteja envolvida.
 
 





 
 


 
O baile acontece, Lady Oscar comparece, afinal o baile era em sua homenagem. Ela chega linda e elegante como sempre, em seu uniforme militar, acompanhada de Rosalie e André. Rosalie, também está muito bonita como uma verdadeira moça da nobreza, causará inveja? Sim, ela será alvo de Inveja e ciumes da parte de outra garota. Embora, eu prefira os traços de Ikeda na série original, gostei demais dos traços desse Gaiden, principalmente em seus desenhos da Rosalie, a personagem está muito bem desenhada nesse história.

 
 
 

 
 Durante o baile em homenagem a Oscar, nossos heróis conhecem uma jovem, caprichosa e mimada menina da nobreza, chamada Caroline de Roufebiur, essa é a jovem que terá inveja e ciumes de Rosalie, motivo? A comandante Oscar. Como sabemos, Lady Oscar sempre foi admirada por homens e também por moças da nobreza. Nessa história não difere, a mimada garota Caroline de Roufebiur, imediatamente se encanta com a heroína, portanto, fica com muito ciúme de Rosalie por sua proximidade com Oscar.
 
 

 Essa garota, extremamente caprichosa, tenta de tudo para chamar atenção de Oscar e não perde chance de humilhar a doce Rosalie. Como se não estivesse ruim o bastante para Rosalie, a protegida de Oscar também será alvo da Condessa vampira.
 


 
 

 
 
 
Temos alguns momentos cômicos protagonizado por Loulou, a menina é uma peste, que quase sempre está aprontando com nossos heróis e se metendo em grandes, confusões ou arranjar problemas. Como sabemos, Ikeda tem um grande senso de humor e nessa historia, podemos ver isso através da pequena garotinha, Loulou, inspirada em sua própria sobrinha.

 



 Durante o baile temos a chegada de outra nobre, a mesma misteriosa mulher que Oscar tinha visto na carruagem. Ela se chama Elizabeth, a condessa de Montclaire. Lady Oscar é apresentado a esta mulher por sua irmã Hortense, que recebe a nobre com alegria em sua casa.
 


 



Nessa historia temos vários acontecimentos, por isso tentarei resumir, porque já vi que esse será mais um daqueles posts gigantes. Lembra da menina Caroline de Roufebiur? Muito bem, ela adora Oscar está, visivelmente, contrariada com a amizade que existe entre Oscar e Rosalie e decide humilhar a garota. Caroline se aproxima de Rosalie, arma uma cena com champanhe, só para fazer Rosalie ter que limpar e ser humilhada. Oscar chega bem na hora e presencia toda a cena, e claro que não gosta nada de ver Rosalie limpando o chão.

 




 
A princípio, a condessa parece ser uma pessoa amigável, cuidando de Rosalie depois que a mesma   foi humilhada por Caroline, mas sabemos bem que é uma mulher perigosa, que atrai as jovens meninas.


A intenção da Condessa, com Rosalies não é nada boa, a assustadora mulher, começa se fazer de amiga da menina, mas sabemos bem que o que ela quer atrair Rosalie e fazer da jovem garota, mais uma de suas vítimas. Na história real, a condessa vampiro, tinha como vítimas meninas da idade de Rosalie, 12 a 14 anos, ela era extremamente vaidosa e acreditava que o sangue das moças a deixaria sempre jovem. Diz a história que ela se banhava com o sangue dessa, pobres meninas.
 
 

 
Em diversos momentos dessa história ela tenta se aproximar de Rosalie, inclusive tentará matar a menina. Claro que não conseguirá, mas o final dessa historia é apavorante, já que a condessa, não tentar matar apenas Rosalie mas também Oscar e André de maneira cruel. Há, Lembra do rapaz bonito que acompanhava a condessa na carruajem? Ele se chama Lionel e também teremos uma grande surpresa com ele no final da história.

 

 
No dia seguinte, Oscar, André, Rosalie, Caroline e Loulou decidem fazem um piquenique na floresta.Durante o piquenique, Oscar tenta abrir uma garrafa de vinho,mas precisa de um abridor por sorte sua sobrinha pestinha tem um guardado com ela. loulou tenta ajudá-la com um abridor de garrafas, mas acaba se cortando o dedo. Rosalie, então, usa seu lenço e faz um curativo na atrevida sobrinha de Lady Oscar.
 
 

 
 
 

 
 
 
 Lembra da menina mimada que adora Oscar e humilhou Rosalie? Ela também estraga o passeio dos nossos heróis. A garota, quer de qualquer forma a atenção de Oscar. Caroline, continua com ciúmes da aproximação de Oscar e Rosalie, resolve armar mais uma cena. A mimada garota se afasta e acaba estar supostamente perdida na floresta, fingindo que torceu o tornozelo. Claro, a qual é um plano para que Lady Oscar tenha que sair a sua procura na floresta, nossos heróis, então, acabam se perdendo no caminho e não conseguem voltar para a mansão.

 
 

 
Todos se separam a procura da menina, Loulou e Rosalie acabam se distanciando demais e preocupa Oscar e André, pois já estava ficando tarde e nada dos três aparecer. Oscar e André, já cansados, continuam a busca pelas três meninas desaparecidas na floresta.Após muito procurar, Oscar finalmente encontra Caroline.


Oscar avista a mimada que fica extremamente feliz em ver Oscar, afinal ela alcançou seu objetivo, estragar o passeio e afastar Oscar de Rosalie, para ter um momento com a comandante. A heroína se aproxima da menina e a abraça para tranquilizar a garota (era bem isso que ela queria). Oscar, mesmo cansada, após ter passado o dia andando na floresta, ainda carrega Caroline no colo acreditando que a jovem não possa caminhar. Terminando mesmo porque já escrevi demais.



 
  Após um dia cansativo, todos voltam para a mansão e depois do jantar, Caroline leva Rosalie para ir encontrar o lindo sobrinho da condessa, Lionel, o rapaz bonito da carruagem. Caroline comenta com Rosalie que se ela não pode se casar com Oscar, ela poderia ao menos se casar com Lionel e herdar a fortuna dos Montclaire, pois Lionel é o único parente da condessa. Rosalie se recusa a proposta e Caroline sai sozinha.  Então começa os ataques, Carolina acaba morta por Lionel, que, na verdade, era uma marionete construída por um famoso relojoeiro que a condessa sequestrou. Já a condessa Vampira com seus criados tentam acabar com Lady Oscar, André e Rosalie. André acaba ferindo sua mão, Oscar quase cai do terraço, mas é salva por André. 
 
 
 

 
 
 
 

 
 
  Após uma série de acontecimentos, Nossos heróis conseguem escapar. Já a condessa vampiro, encontra seu destino junto com seu amado Lionel.
 

 
 
 
 
 A história termina com Oscar, André deixando a mansão de Hortense de la Lorancy.  Lembra do lenço que Rosalie usou para fazer o curativo em Loulou, quando a mesma se cortou no abridor de garrafas? Então, Lolou pede a Oscar que devolva a Rosalie, e pelo que parece as duas meninas acabaram tornando-se grandes amigas. E assim termina a história com nossos heróis seguindo viajem de volta para casa.
 
 



 
Ikeda fecha o Gaiden, com um quadrinho, dizendo que história teria sido baseada na condessa Isabel Báthory , que no final do século XVI teria sido responsável por desaparecimento de mais de 500 jovens. A Condessa Vampiro   Isabel Báthory passou a maior, parte de sua vida no Castelo de Csejte (em eslovaco Čachtice), na região de Trenčín, no oeste da atual Eslováquia. Os Báthory faziam parte de uma das mais antigas e nobres famílias da Hungria. Era filha do barão Jorge Báthory (Báthory György), do ramo Ecsed, irmão do príncipe András da Transilvânia. Isabel Báthory pertenceu a uma família húngara no século XVI. Conta a lenda que, para manter a juventude, bebia o sangue de jovens que raptava. Sim, existiu e agia como uma vampira. Bem, é isso, se algo ficou faltando ser comentado depois eu arrumo.
 
 
 
 Enfim, terminamos nossa resenha e deixo aqui um aviso.
Esse é um blog fã dedicado a Rosa de Versalhes, série de autoria de Riyoko Ikeda, e o primeiro site brasileiro a resenhar a história gótica, por tanto o texto é de minha autoria, então se aparecer alguém dizendo que essa resenha foi retirada de seu site pessoal, é mentira! E tenho como provar ser autora do texto. As fotos são do mangá Rosa de Versalhes Gaiden, as páginas coloridas em inglês, pertence a minha coleção pessoal. Então finalizo o aviso, dizendo que se mais alguém resenhar esse Gaiden, esse blog foi o primeiro e nada foi retirado de outro lugar, mesmo porque, fui a única até o momento a trazer essa história.
 

 
 

 

Espero que tenham gostado! 
 
 

 
 
 

 

Um ótimo final semana para todos vocês amigos da Lady Oscar.

 
 

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.