Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!
Alguém está lembrado de uma belíssima ilustração com Oscar e André, o casal mais amado da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), baseada em uma ilustração Ukiyo, que recentemente circulou nas redes sociais? Na ocasião, fiz um post, comentando, para quem não sabe Ukiyo" (浮世, "Mundo Flutuante") é um conceito japonês que se refere à vida e aos prazeres efêmeros da existência, especialmente no contexto da cultura urbana do período Edo no Japão. A expressão "ukiyo-e" (浮世絵), que significa "pinturas do mundo flutuante", É, portanto, um tipo de estampa japonesa que retrata a vida cotidiana, como paisagens, costumes, cenas de trabalho, e atores de teatro Kabuki.
Pois bem, a notícia já é um tanto antiga, mas como hoje é quinta-feira, dia de #TBT, vamos relembrar a ilustração e aproveitar para comentar um pouco dessa notícia atrasada, que veio do Riyoko Ikeda Fan Site.
Pois bem, Riyoko Ikeda está entre os 85 artistas de renome internacional que participam da exposição Ukiyo-e na “ Ukiyo-e Contemporary Exhibition ” (浮世絵現代展), também intitulada“ UKIYO-E IN PLAY”.
Ukiyo-e é um gênero de arte japonesa que floresceu entre os séculos XVII e XIX, principalmente por meio de xilogravuras e pinturas.
Artistas de ukiyo-e retratavam temas como atores de kabuki, cortesãs, lutadores de sumô, paisagens, temas históricos e contos populares. As gravuras eram produzidas em massa, tornando a arte acessível a um público mais amplo do que as pinturas tradicionais.
Sim, sim, foi a própria Riyoko Ikeda, autora da Rosa de Versalhes, quem criou a xilogravura " Michiyuki Hakkei Oscar para André" (道行八景 おすかるとあんどれ) para a ocasião. E esse foi o nosso #TBT.
Enfim, é isso daqui a pouco tem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.