Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

domingo, 20 de agosto de 2023

André ama Oscar ao ponto de quase enlouquecer? Comentando mais alguns momentos excêntricos de André Grandier em Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
 


E ontem mesmo mais um interessante artigo do site japonês Futaman Futabanet, onde o autor Dekai Pengin, resolveu comentar sobre os comportamentos excêntricos de alguns rapazes bonitos dos Shoujos mangás dos anos 1970, enquanto lidavam com seus amores não correspondidos. Para começar temos, nosso amado André Grandier de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), é com ele que o autor, abre o texto, o mocinho pobre que amava Oscar em segredo e sofria ao ver a mulher que amava apaixonada pelo nobre conde Fersen ou quase noiva de Gerodelle em um casamento arranjando por seu pai. Como era algo  curioso, interessante e citava Rosa de Versalhes, Trouxe a tradução do artigo na íntegra e depois abri outro post comentando o texto. para quem quiser dar uma olhada, basta clicar nos links.



 Para quem quiser ler as postagens anteriores basta clicar nos links. Bem, inspirada por esse texto do Futabanet, resolvi escrever um artigo explicando mais sobre o esse comportamento excêntrico de André e citarei alguns que o autor do texto do Futabanet esqueceu de mencionar. Qual a reação de André, em relação ao casamento arranjando de Oscar com Gerodelle? O que Ikeda de fato colocou no mangá? André comeu sim ou não grama como vieram me perguntar? Comentarei sobre isso a seguir.



Muito bem, resolvi me inspirar nesse artigo e comentar algumas coisas que ficaram de fora, como, por exemplo, a cena do vinho envenenado, no momento de surto de André, a cena em que ele defende Oscar da ira do próprio pai e explicar melhor, uma cena citada nesse artigo, que graças ao tradutor, fez com que algumas pessoas viesse me enviar mensagens, querendo saber se existe ou não uma cena em que André se descontrola e come grama ou algo assim. O que Ikeda colocou de fato no mangá, explicarei a seguir.

E aproveitando também comentarei sobre um mangá shoujo dos anos 70 que o autor esqueceu de mencionar, Candy Candy (キャンディ・キャンディ) de Kyoko Mizuki. Esse é outro novelão cheio de drama e amor não correspondido, que não poderia deixar de comentar nesse artigo.
Para começar, Shoujo (少女漫画, shōjo) é uma demografia de mangas e anime que tem como publico alvo garotas jovens entre 10 e 18 anos. Por ser quadrinhos para meninas, as histórias eram repletas de garotas ingenuas sonhadora, apresentava elementos fantasiosos, e por conta disso os Shoujos era meio que desprezados diante do mercado editorial, até que Riyoko Ikeda, a autora de Rosa de Versalhes, e outras manga-kás que fizeram parte do Grupo do Ano 24 (24年組, Nijūyo-nem Gumi) resolveram revolucionar o shoujo mangá nos1970. 
 
Embora A Rosa de Versalhes, tenha de fato sido inspirada na vida da monarca Maria Antonieta, Ikeda criou personagens fictícios e únicos que interagem o tempo todo com figuras históricas como Oscar François de Jarjayes e bela moça nobre criada como um rapaz, ou melhor, soldado pelo pai e seu amigo plebeu André Grandier, que guarda sentimentos românticos por Oscar em segredo. Se Oscar inspirou as meninas viverem com coragem e serem fortes e livres para escolherem seus destinos, em uma época que mulher tinha de ser donas de casa, André arrancou suspiro de muitas moças, por ser gentil, apaixonado e extremamente leal a Oscar.
 



Entretanto, apesar de amarmos André devo dizer, que ele não é o personagem principal 😥. Na verdade, Rosa de Versalhes possui três personagens centrais, Oscar, Maria Antonieta e Fersen. Mas isso não pode mudar que ele é um dos personagens mais amados e Rosa de Versalhes, e quem não teve um crush no André atire a primeira pedra! Talvez ele seja tão perfeito porque é fictício, mesmo assim credito que Ikeda tentou criar um rapaz perfeito.

 
 
Ikeda fez André é tão perfeito assim? Não, acho que não! Em Rosa de Versalhes, ele é um menino órfão de pais, seu único parente vivo é sua avó, que trabalha como baba de Oscar na mansão dos Jarjayes. Ele cresce com Oscar, nossa heroína muitas vezes pratica suas habilidades com seu melhor amigo, companheiro e (tecnicamente) servo, e quase sempre o derrotado. André e Oscar passam a maioria de seu tempo, juntos em uma harmoniosa amizade; mas ele está apaixonado por ela, porem sabe qual é sua posição e entende que nunca será considerado um partido para Oscar, porem, perto do fim da história, esta desabrochou em amor mútuo. 
 


Mas até Oscar corresponder os sentimentos de André, o rapaz sofre, sim, por um amor não correspondido e isso faz com que ele tenha, sim, comportamentos excêntricos! Em especial, temos uma das cenas mais impactantes da série de Ikeda, O pai de Oscar, que a criou como um menino, deu a ela um treinamento militar, tratava a filha como filho e lhe deu uma vida com total liberdade de um rapaz, do nada o velho general, coloca na cabeça que Oscar deve se casar em breve e lhe arranja um noivo Gerodelle, por ser um homem nobre. Por que ele queria casar Oscar? Simples, ele queria que Oscar lhe desse um herdeiro para dar continuidade a tradição militar da família. Nessas alturas da história, Oscar, já ama André, mas um plebeu não poderia noivar uma moça nobre. E tudo isso mexe muito com a cabeça de André ao ponto de pensar, em envenenar duas taças de vinho. Essa cena do vinho envenenado, não existe no anime e nem no live action, espero vê-la no novo filme comemorativo da Rosa de Versalhes, ainda em produção, mas acho difícil.




Sim, Ele tentou envenenar o Oscar, soa um pouco como "Romeu e Julieta" para mim, se duas pessoas que se amam não podem estar juntos na vida, eles podem estar juntos na eternidade, essa foi a intenção de Ikeda com toda certeza ao criar a cena do vinho. Mas André volta a si, percebe que está errado, impede Oscar de beber o vinho. Ele lembra do quanto a ama e isso não seria demonstração amor. André não faria isso, ele estava perturbado, com a ideia de ver Oscar casada com outro homem, mas seria incapaz e acabar com a mulher que sempre amou.
 



André e jurou dar a vida por ela. E agora ele queria envenená-la não, Ikeda não ousou ir tão longe no comportamento Excêntrico de André. Quando a taça foi quebrada e o vinho envenenado espalhado ao chão, ele teve uma crise de choro, que quase nos fez chorar também.

Outra cena comovente é quando ele confessou seu amor a Oscar? Ele tem um comportamento bem excêntrico, ele beija Oscar contra sua vontade, acaba rasgando a mangá sua camisa, já que ela tenta afastá-lo. Mas foi apenas isso. André se arrepende, para na mesma hora pede desculpas, mas tudo já tinha acontecido, um espelho quebrado não pode mais ser consertado. Mesmo assim, todas as leitoras que já leu o mangá, se apaixona por ele.
 


Há outra cena em que André, demonstra um comportamento digamos excêntrico, porem heroico, que o autor do artigo do Futaman, esqueceu de mencionar, André enfrenta o general Jarjayes, pai de Oscar, para salvar sua amada da punição severa do general e nisso ele ameaça o próprio patrão. Tudo ocorre, no quarto volume de Rosa de Versalhes, no momento que está acontecendo o juramento do jogo da Péla (em francês: Serment du jeu de paume) O juramento da quadra de tênis, um fato histórico, considerado o marco inicial da Revolução Francesa, realizado em 20 de junho de 1789 pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até formarem uma Constituição para a França. Nessa cena, o superior de Lady Oscar, o General Buiet, inimigo do general jarjayes (pai de Oscar), ordena a nossa comandante que retire do prédio todos os representantes do terceiro estado e dispare fogo contra os deputados. Oscar, com um enorme senso de justiça, se recura a aceitar as ordens de seu superior já que o dever dela é proteger o local e não atirar nas pessoas, seu superior que já não se entende com o pai da Comandante, a prende por desacato e isso revolta seus soldados e alguns deles terminam sendo condenados a morte. Oscar vai, presa, e temos mais um momento de André em ação, ele ajuda Oscar a fugir da prisão, mas a heroína precisa impedir que Gerodelle que ficou em seu lugar como comandante da guarda Francesa, obedece às ordens que ela se recusou. Bem, resumindo, Oscar chega ao local e pergunta se o atual Comandante Gerodelle teria coragem de erguer sua espada contra ela e Gerodelle, mas como sabemos, em Rosa de Versalhes, quase todos os rapazes, se apaixonam por Oscar, e claro que Gerodelle que a ama não a machucaria. Ele declara a ela e ainda diz que preferiria acabar morto na guilhotina a Derramar o sangue de Lady Oscar. Agora vamos ao momento exentrico de André que ficou de fora do artigo, que inspirou o post.
 
 Após impedir que o novo comandante da guarda francesa,Gerodelle disparasse contra os deputados, Oscar precisa lidar com a fúria de seu pai, claro que ele não a polpa de ofensas. O general Jarjayes, está furioso por Oscar recusar uma ordem direta de seu superior, ele diz coisas terríveis, chega a dizer que Oscar envergonhou o nome da família Jarjayes e chega a dizer que prefere a morte da própria filha que agora é uma traidora. Mais uma vez, André aparece em cena, protege Oscar, ameaça seu patrão e acaba humilhado pelo General. O pai de Oscar, lembra o rapaz de sua inferioridade e diz que nunca poderia casar com Oscar, pelo fato que existe uma enorme diferença de classe social entre os dois. Entretanto, o general tem consciência que um não vive sem outro, porem não quer aceitar.
 
 
 
Agora, vamos à cena citada no artigo, ao descobrir que Oscar em breve se casaria com outro homem (Gerodelle), André tem um momento de descontrole, sim, mas nada como comer grama. O que de fato Ikeda colocou no, manga? André fica nervoso, sai correndo do quartel, atira para cima e em seguida se atira no gramado em prantos. No momento de raiva e desespero, nosso herói arranca um punhado de grama com as mãos e chora sem parar. Portanto, Ikeda não escreveu em momento algum que André comeu grama ou estava capinando, como alguns vieram me perguntar hoje, não, ela só mostra o sofrimento de André em outro momento excêntrico, citado no texto do Futabanet, e que deixou alguns confusos. A sequencia é essa logo abaixo:

 





Mas a cena que acredito que tirou todo o fôlego dos leitores nos anos 1970, foi sem dúvida a noite dos votos apaixonados no mangá. Nessa cena que Oscar diz a André que o amava, e que queria se tornar sua esposa, ele ficou realmente chocado. E não apenas André, os leitores também devem ter ficado em choque. André deve ter sonhado com esse momento mil vezes, ou nem se atreveu a sonhar.


Candy Candy o comportamento excêntrico de Anthony.


Agora chegamos a um shoujo, que o artigo que inspirou o post, acabou esquecendo Candy Candy perfeita novela mexicana e falo sério! Candy é uma menina órfã loira, bonita e extremamente Feliz. Ela tem uma grande pureza no coração e vive no orfanato "Lar de Pôny" onde sempre apronta das suas travessuras, subindo em árvores. Sua melhor amiga é Annie, uma menina tímida e medrosa. Não me lembro da série mostrar amores não correspondido, preciso reassistir, mas temos momentos carregados de drama como a história de amor entre Candy e Anthony. Resumindo, o rapaz se apaixona por ela já que seu pai vive viajando, ele acha Candy parecida com sua mãe, e ele também cuida de seu jardim obsessivamente. Anthony tem um comportamento meio que excêntrico, ele esbofeteia Candy por ela arrancar uma rosa especial de seu jardim. Mais para frente, Anthony e apaixona por Candy é correspondido, porem quando finalmente os dois estão vivendo seu amor, Anthony cai do cavalo em uma caça, a raposa sofre uma lesão fatal na cabeça e deixa a mocinha sozinha e desolada. O artigo falava sobre comportamento dos meninos de shoujo mangá, por isso citei o descontrole Anthony quando a jovem Candy arrancou uma de suas rosas, porem não se trata de um amor não correspondido e sim de um comportamento para muitos, considerados excêntricos.



 Enfim, é isso, O artigo é de minha autoria, baseado no texto do Futaman Futabanet e algumas fotos do mangá Rosa de Versalhes, são de minha coleção pessoal, edição Americana, porque acho as páginas mais bonitas. E por falar em André, dia do aniversário do nosso mocinho apaixonado, teremos um post especial e um vídeo, então já deixo avisado para não perderem nada.



Espero que tenham gostado!

 

Um ótimo domingo e uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.