Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 19 de agosto de 2023

"Em Rosa de Versalhes" e Glass Mask… Como é excêntrico o comportamento dos rapazes com seus amores não correspondidos: Comentando o artigo do site Futaman Futabanet.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 


Há poucas horas, atrás, fiz a tradução de um interessante artigo do site japonês Futaman Futabanet, o artigo se chama "Em Rosa de Versalhes" e Glass Mask… Como é excêntrico o comportamento dos rapazes com seus amores não correspondidos nos Shoujos mangás dos anos 70." Berusaiyu no Bara” ya “Garasu no Kamen” ni mo… kataomoi danshi no kikō! ? Omowazu tsukkomitaku naru 70-nendai shōjo manga de egaka reta “koisuru otoko”-tachi (『ベルサイユのばら』や『ガラスの仮面』にも… 片思い男子の奇行!? 思わずツッコミたくなる70年代少女漫画で描かれた“恋する男”たち). Para quem quiser ler a tradução do artigo clique aqui.


A Rosa de Versalhes Volume 8


Bem, nesse texto, está assinado por Dekai Pengin, e o autor(a) comenta sobre o excêntrico comportamento dos rapazes dos mangás Shoujo de 1970 como, por exemplo: Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), Glass Mask (ガラスの仮面) e Haikara-san ga Tooru (はいからさんが通る). E pelo que parece, o autor parece querer explicar as frustrações desses personagens por não terem seus amores correspondidos. Começando por André Grandier par romântico de Lady Oscar. Como traduzi o texto de madrugada, resolvi abrir esse post comentando o artigo.
 
 "Quadrinhos românticos são sempre populares. Em especial, o comportamento comovente dos  rapazes bonitos em relação a sua paixão não correspondida faz meu coração bater mais forte. No entanto, no auge dos shoujos mangás brilhantes nos anos 70, havia muitos comportamentos excêntricos de homens que me faziam pensar: "Realmente, as pessoas fazem essas coisas!?"

André sofre por um amor não correspondido, durante quase toda a série.


 O artigo cita três "episódios de amor" de personagens masculinos dos anos 70 e a autor(a) Começa com nosso amado André Grandier, par romântico de Lady Oscar.


Riyoko Ikeda "Rosa de Versalhes falando nisso, o caso de amor entre o personagem principal, Oscar, e seu amigo de infância André é um espetáculo à parte. André sempre gostou de Oscar, mas, no início, Oscar se sentiu atraído por Fersen, um belo aristocrata masculino, e acima de tudo, havia uma diferença de status em relação a André. 

André e Oscar.

 
O texto comenta, como André Grandier, cervo e amigo de infância de Oscar, expressava seus sentimentos sempre escondidos pela comandante. André é um plebeu, Oscar uma moça da nobreza e no início da história Oscar se apaixona pelo belo aristocrata sueco, o conde Fersen, amante secreto de Maria Antonieta, a pessoa que Oscar cuidava da segurança. E o autor (a), comenta sobre alguns comportamentos excêntricos do nosso herói em determinadas partes do mangá Rosa de Versalhes, em especial o momento em que André perde o controle, por ele se encontra frustrado, com a ideia de sua amada Oscar se casar com Gerodelle, então no desespero, ele se atira no gramado, soca o chão com força e chora de maneira inconsolável. Outra coisa, vieram me perguntar se André chega a comer grama nessa cena citada no artigo original?  Como assim? Não sei de onde tiraram essa ideia, pois Ikeda não escreveu isso! O que de fato temos no mangá, é uma cena em que ele está nervoso, se joga, sim, no gramado e arranca um punhado de grama, sim, mas é apenas isso que acontece, nada mais. Prometo abrir um post explicando melhor essa parte em breve. Faltou alguma coisa? O autor (a) não cita a tentativa de envenenamento, porem, gostaria de saber como ele ou ela descreveria a cena do vinho envenenado.

André se atira ao  chão  e arranca a grama com as mãos.


"Eu só posso dizer-lhe honestamente que  Masumi e só irrita Maya em Glass Mask":

 O segundo mangá que o autor comenta é Glass Mask (máscara de vidro). E nessa parte ele ou ela, resolve comentar sobre a relação perturbadora do mocinho Masumi com a protagonista Maya. O texto chega a pontuar, que isso é um mangá dos anos 1970, porem se fosse hoje, seria considerado errado, o fato do rapaz ser 11 anos mais velho que a mocinha, será mesmo? Quantos anos tem Maya? Pelo menos para mim isso não seria um problema, já que em Sailor Moon, temos Mamoru que é mais velho que Usagi, apesar que tem que não posso negar o fato que existam fãs que reclame disso também. Mas o que de fato importa nessa história é que Masumi é metido, e só depois de muito perturbar a mocinha ele percebe que está apaixonado por Maya, que segundo a história nunca foi a menina mais bonita ou popular, porem tem uma enorme determinação. Mas a relação desse casal é complicada porque em minha opinião o rapaz é arrogante, mesmo gostando de Maya. Se não conhecem Glass Mask, eu super recomendo, apesar que a história parece não acabar nunca.




 ■ Você faria isso com alguém de quem gosta? "Haikara-san ga tooru"


E O último mangá que o autor(a) comenta é Haikara-san ga tooru, na verdade, o autor ou autora, fala sobre Tousei, o chefe da protagonista, a jovem Benio. Vamos lá, explicando melhor o rapaz tem um Jornal, ele acaba contratando a mocinha, Benio é repórter e ele só a contrata por insistência da protagonista. O rapaz é alérgico a mulher e por alguma razão desconhecida ele não é alérgico a Benio. Resumindo, após alguns, acontecimento ele decide pedir a jovem em casamento já que Benio acredita que seu antigo noivo, o tenente Shinobu, havia morrido em combate. Mas o jovem tenente, na verdade, está vivo, sem memória e mais para frente ele se recupera, a memória volta e ele retorna. Sim, uma grande confusão e acaba com Benio largando seu noivo no altar. Não gostei muito disso para falar a verdade! Adoro Shinobu ele é meu favorito dos meninos desse mangá, mas não gostei do desfecho da história.



"Só eu que acho que como o noivado foi rompido no dia do casamento, seria bom receber uma mansão como prêmio de consolação?"  


O autor não esquece de comentar do  gaiden, em particular de uma cena que o pobre Tousei durante uma viagem para Europa acaba encontrando uma bela jovem que se parece muito fisicamente com Benio e sim, ele acaba se apaixonando por essa menina e isso faz com que eu fique feliz, pois torcia por esse personagem ter seu final feliz.




 O artigo termina assim, "Nos shoujo mangá dos anos 70, há algumas cenas de homens apaixonados que foi um pouco longe demais. Frustrado, ele bate no chão e diz falas grosseiras comendo grama… No entanto, essas cenas de excentricidades exageradas são memoráveis, pois estão em cenas impressionantes. E mais do que qualquer outra coisa, acho que o bom dos mangás shoujo antigos é que você pode genuinamente curtir cenas muito ridículas como essas." 



Vamos lá, amo Shoujo mangá, meu favorito como sabem é Rosa de Versalhes, na verdade,  lady Oscar é meu mangá favorito da vida, nada supera esse amor. E como uma apaixonada por quadrinhos e anime, aprecio até demais esses romances água com açúcar dos mangás Shoujo, em especial os dos anos 1970. Então concluindo, esses mocinhos sofredores e excêntricos por não terem seus amores correspondido, acaba fazendo nós leitoras nós apaixonarmos cada vez mais por eles. Concordo com o autor do texto em diversos aspectos, só que ele citou algumas cenas que não me recordo, preciso reler alguma coisa. Enfim, traduzi esse artigo de madrugada, esse foi o primeiro blog a trazer a tradução e algumas imagens desse artigo são fotos do meu mangá da Rosa de Versalhes e os comentários aqui são de minha autoria podendo ser provado. O artigo original vem do site citado acima devidamente creditado.

Finalizo com algumas imagens de Lady Oscar e André no anime e mangá Rosa de Versalhes:













Espero que tenham Gostado! Está para sair um vídeo e se me der vontade comentarei esse artigo.

Um ótimo final de semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.