Páginas

Páginas favoritas da Lady oscar

sábado, 31 de agosto de 2024

ARTIGO COMENTA SOBRE AS ÚLTIMAS APRESETAÇÕES DA NOVA MONTAGEM DA ROSA DE VERSALHES NO TEATRO TAKARAZUKA REVUE.🌹

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



 

Chegamos no dia 31, ultimo dia do Mês de agosto, então para fechar com chave de ouro, encontrei um pequeno artigo, que comenta sobre as últimas apresentações da nova Montagem da Rosa de Versalhes - Edição Fersen, que também marca a despedida da grande estrela Ayakaze Sakina que interpreta o conde Fersen. Essa nova montagem da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) foi apresentada pela trupe Neve (Yuki-gumi), a trupe que começou em 1924. No elenco principal temos como líder a grande estrela Ayakaze Sakina que interpreta o conde Fersen Yumeshiro Aya, que interpreta A Rainha Maria Antonieta, e Asami Jun, que interpreta a protagonista Oscar François de Jarjayes. Já o Elenco alternativo (shinko cast), porém não menos importante, tem Aoha Reiya como Fersen, Reiya, Shiraki como Maria Antonieta e por fim Kishiro Yuriya no papel de Oscar. 🌹
 



O artigo é bem pequeno, veio do site Tokyo NP e tudo que temos são alguns comentários de Ayakaze Sakina, ela parece estar emocionada ao mesmo tempo, feliz por cumprir seu papel ao longo desses anos no Takarazuka, com maestria, deixando seu legado na história do Teatro feminino. Sakina chega a comentar que o que a motivou entrar para a Takarazuka foi justamente A Rosa de Versalhes. Temos também algumas palavras de  Aya Yumeshiro que interpreta Maria Antonieta, que também demonstrou estar muito feliz com todo o carinho dos fãs por Roa de Versalhes e pelo teatro Takarazuka.  Os ensaios foram realizados ao longo do dia 30 antes da apresentação da Takarazuka  de "A Rosa de Versalhes-Fersen" apresentada no teatro  Takarazuka de Tóquio hoje 31 de Agosto. Enfim, segue a tradução:

Um trabalho de sucesso com um público acumulado de mais de 5 milhões, reapresentado pela primeira vez após 10 anos. ( Artigo Traduzido).


 Um trabalho de sucesso com um público acumulado de mais de 5 milhões, reapresentado pela primeira vez em 10 anos. Desde sua estreia em 1974, "A Rosa de Versalhes" produziu uma série de performances lendárias como um sucesso com uma audiência acumulada de mais de 5 milhões de telespectadores. Pela primeira vez em 10 anos, a apresentação foi realizada. Situado na França do século XVIII, onde as chamas da Revolução estão furiosas, o filme retrata o caso de amor imperdoável entre o conde Fersen e Maria Antonieta.

Sakina Ayafu (à esquerda) e Yumehaku Aya de Maria Antonieta interpretando Fersen na apresentação da Takarazuka Revue Yukigumi "A Rosa de Versalhes -Fersen Edition-" = no Teatro Takarazuka em Tóquio (foto de Shinzo Kawakita). 


Diz-se que o motivo de entrar em Takarazuka foi "A Rosa de Versalhes", e Sakina Ayafu, o topo do Yuki-gumi (Trupe Neve), que interpreta o Conde Fersen. "Eu amei 'A Rosa de Versalhes' e fiquei feliz toda vez que subi ao palco no Grande Teatro Takarazuka, e levei esse sentimento até Tóquio", disse ela.

 

 Aya Yumeshiro, que interpreta o papel da filha mais velha de Maria Antonieta, também disse: "Todos os dias sinto que é um trabalho maravilhoso, então quero fazer o meu melhor com um sentimento de gratidão e felicidade em meu coração".

Ayakaze Sakina (à esquerda) e Yumehaku Aya de Maria Antonieta interpretando Fersen na apresentação da Takarazuka Revue Yukigumi "A Rosa de Versalhes -Fersen Edition"  no Teatro Takarazuka em Tóquio (foto de Shinzo Kawakita).No final, que dura cerca de 16 minutos, Ayafu continua a dançar quase sem sair, mas Ayakaze sorri e diz: "É um final feliz, então acabou em um piscar de olhos, mas estou feliz de ter feito um número maravilhoso."


Em relação ao amor pela obra "A Rosa de Versalhes", Ayakaze Sakina disse: “Está repleta de sonhos das atrizes que interpretam os papéis masculinos e femininos no Takarazuka, bem como dos sonhos dos fãs que querem ver este tipo de amor. O espetáculo decorre até 13 de outubro. Ayafu deixará a companhia no final do espetáculo.

Bem, é isso, ainda hoje talvez eu traga mais alguma coisa, fico devendo uma segunda parte do OscarCast sobre o Takarazuka, que alguns estão me pedindo para fazer. Adeus, agosto e Bem-vindo setembro, mês do aniversário de Fersen.


Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 










sexta-feira, 30 de agosto de 2024

ANUNCIADO NO JAPÃO UM EVENTO DO TAKARAZUKA COM EXPOSIÇÃO DA ROSA DE VERSALHES E VENDAS DE RETALHOS DOS FIGURINOS.🌹

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



 

 Ontem foi o aniversário da primeira peça da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) feita no Takarazuka em 1974, há exatos 50 anos. Tem texto e OscarCast, e um artigo que traduzi sobre a importância do Takarazuka. Pois, bem, segundo consta no artigo, o teatro Takarazuka Revue” (cidade de Takarazuka, província de Hyogo) celebrará seu 110º aniversário em 2024. Para comemorar isso, um evento especial " TAKARAZUKA 'DREAM MARCHE 2024'" ( MARCHA DOS SONHOS 2024) será realizado a partir de 23 de setembro no "Grand Front Osaka" (Kita Ward, Osaka City), onde teremos, uma interessante exposição especial das peças da Rosa de Versalhes, com painéis e até vendas de artigos únicos feitos com os restos de fantasias recicladas.   A informação veio do site IManga JP e compartilhada no grupo Berusaiyu nobara Doukoukai🌹🌹

 


 

  No evento, haverá muito conteúdo especial, incluindo a gravação ao vivo  para um canal Takarazuka Revue "Takarazuka Sky Stage", estrelado pela nova estrela de Tsukigumi, Houzuki An , e a estrela de Hoshigumi,Rei Makoto  , bem como uma exibição antecipada em Blu-ray da mais recente performance de Yukigumi, "Rosa De Versalhes Edição Fersen", um café de colaborativo  com  menus  especiais, e exposições de painéis.Esse é um evento que poderá ser apreciado não apenas pelos fãs fanáticos de Takarazuka, mas também por mas também por pessoas com um leve interesse em Takarazuka.

 

Isto nunca aconteceu antes! O projeto de reciclagem de parte dos trajes de palco é o centro das atenções.


Como o nome "Dream Marche" ( Marcha dos Sonhos) sugere, parece que eles estão se concentrando na venda de produtos de edição limitada para comemorar o 110º aniversário de Takarazuka. Haverá inúmeros "remendos bordados" (1.000 ienes) desenhados por cinco estrelas principais, bem como "lenços de grande formato" (2.800 ienes) usados nos figurinos das peças anteriores da "Rosa de Versalhes".

Entre os produtos temos "Upcycled Charm" (8.000 ienes), um chaveiro limitado a 110 peças, que será vendido como um projeto de reciclagem usando as sobras dos lindos figurinos de palco das lendárias apresentações da Takarazuka, como "A Rosa de Versalhes".

 Um dos organizadores disse: "Esta é a primeira vez que reciclamos as sobras de tecido dos trajes e o tecido restante dos trajes, algo muito valioso, e é difícil produzi-lo em massa, então vendemos um número limitado de peças desta vez.

Só de imaginar "qual cena e de quem foi o traje usado, o tecido?", é um item precioso que os fãs ficam tão gratos que provavelmente chorarão. As expectativas são altas para que tipo de charme será. Diz-se que o método de venda está sendo considerado para que aqueles que realmente o desejam possam obtê-lo, então gostaria de aguardar mais informações.


 

Exposição da "A Rosa de Versalhes: Fersen"

Conforme o artigo original comenta, uma exposição com painéis de fotos das apresentações Rosa de Versalhes será realizada durante o evento, e ainda teremos a exibição antecipada em Blu-ray de "TA Rosa de Versalhes - Fersen" a ser realizada  no 4º andar do Edifício.

As exposições serão realizadas três vezes ao dia: 23 a30 de setembro (fechado em 29 de setembro para gravação pública), 10h -13h30  e 17h30 . O preço é de 2000 ienes com uma novidade limitada. Os ingressos estarão à venda a partir das 10h do dia 13 de setembro no Takarazuka Revue Web Ticket Service.

Além disso, teremos setores especiais  na exposição especial de "A Rosa de Versalhes" e, além de uma exibição digital de fantasias,  que serão exibidas  em painéis.

Uma oportunidade única para os apaixonados por Rosa de Versalhes e Takarazuka Revue. Eu adoraria ter um chaveiro feito com retalho de algum figurino do uniforme da nossa querida Lady Oscar.

Ainda sobre o Takarazuka, quero agradecer a todos que visitaram o blog. Ontem, o blog foi muito visitado, os fãs de Lady Oscar estão gostando do PodCast do blog, do OscarCast e até me pediram uma segunda parte do programa comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes da Takarazuka, que muito em breve estará no ar. Até abertura do evento deve sair mais alguma coisa e eu prometo trazer para cá.

 

Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Mangás musicais e a revista Takarazuka: Um modelo de teatro em episódios. Artigo Comenta sobre A Importância do Teatro Takarazuka Revue.🌹🌹

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



 

Hoje, 29 agosto, é o aniversário de 50 anos da estreia da primeira peça da Rosa de Versalhes feita para o takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan), um dos teatros mais importantes do Japão. Pois é, há exatos Cinquenta anos, a primeira adaptação para o musical de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) de Riyoko Ikeda, apresentado pela trupe Tsukigumi (Moon Troupe) de 1974, fazia sua estreia. Já tem post aqui no blog, para quem não leu, clique aqui. E devido às comemorações, do aniversário de meio século da Rosa de Versalhes do Takarazuka, um dos grupos sobre Lady Oscar, dos quais participo no Facebook, compartilhou um link, com um antigo artigo The Theatre Times, criado em 2016, mas que comenta, sobre a importância do Takarazuka e cita algumas adaptações de mangás para o musical com destaque para Rosa de Versalhes. Pois bem, me pediram para comentar o texto, então decidi primeiro traduzir, depois abro outro artigo com os comentários. Dentro do possível, tentei ser fiel, mantive a estrutura do texto, algumas imagens vieram do artigo original, já as da Rosa de Versalhes, usei para ilustrar o post. O artigo original encontra-se no link acima, então, sem mais delongas, segue a tradução:

 

Mangás musicais e a revista Takarazuka: Um modelo de teatro em episódios( Artigo Traduzido).🌹🌹


 A adaptação de mangás japoneses em produções de teatro musical representa um fenômeno de entretenimento interessante na sociedade japonesa, pois a tradição do mangá e do anime é uma parte importante da textura cultural e social do Japão.

Nas últimas décadas, vários personagens de mangá passaram por uma transição e trans-codificação dos quadrinhos originais para o show ao vivo. Exemplos bem-sucedidos são A Rosa de Versalhes, Utena, Sailor Moon, Bleach, O Príncipe do Tênis e outros.

Entre eles, de particular importância e interesse, está a produção da Takarazuka Revue, criadora da saga A Rosa de Versalhes, da obra Versailles no Bara, de Riyoko Ikeda, e primeiramente adaptada por Shinji Ueda. O Takarazuka Revue e, particularmente, A Rosa de Versalhes podem ser considerados modelos para entender o desenvolvimento da forma “Mangá (ou Anime) Musical”.



Fundada em 1913 na cidade de Takarazuka (Prefeitura de Hyogo) e com sede (desde 19244) no Grand Theatre Takarazuka - dois auditórios com 1.543 e 1.007 assentos - a Revue é uma companhia de teatro feminina completa, especializada em musicais originais e importados. Seu repertório pode ser dividido em três seções principais, conforme o tipo de musical que encenam: primeiramente, o Takarazuka Revue apresenta adaptações de obras da tradição ocidental, como adaptações de Shakespeare, Hemingway, Fielding, Scotto Fitzgerald, Pushkin; em seguida, adaptações de obras asiáticas, como uma versão japonesa de Farewell My Concubine, obra-prima clássica da Ópera de Pequim, em 1951; finalmente, produções baseadas na tradição japonesa, tanto de contos clássicos (por exemplo, Genji Monogatari) quanto de fontes pop.

 

 A ideia de “Mangá Musical” pertence à terceira seção da produção da Takarazuka Revue e teve seu início com a primeira encenação do já mencionado A Rosa de Versalhes, em 1974. O espetáculo original, ambientado um pouco antes da Revolução Francesa, baseava-se principalmente no caso de amor entre o protagonista Oscar François de Jarjayes e André Grandier e entre Hans Axel von Fersen e a rainha Maria Antonieta. A empresa desenvolveu uma produção inicial do enredo, criando uma série de três capítulos, cada um dedicado a um momento específico da vida de Oscar e dos outros personagens principais.

A Rosa de Versalhes  Takarazuka1974

 

Desde 1974, é clara a peculiaridade do musical e dos demais adaptados do mangá. Não se trata de espetáculos isolados que concluem sua história em uma única produção, mas sim de episódios de séries teatrais mais complexas, com a trama principal e, muitas vezes, vários desdobramentos, tornando-se um verdadeiro “texto aberto”, usando a expressão de Umberto Eco.

Ainda usando A Rosa de Versalhes como estudo de caso, a série musical tem se desenvolvido exponencialmente ao longo das décadas, com reescritas das histórias antigas por novos autores e a encenação de novos episódios, focados em outros personagens do mangá de Riyoko Ikeda, com um total de 16 episódios (até 2009) e cerca de 30 shows originais e revival.

Conforme observado por Stickland em 2008, a Takarazuka Revue cria um modelo para o “mangá musical” produzido por outras empresas, como as adaptações para o palco de The Prince of Tennis, baseado no Shonen (1999-2008) de Takeshi Konomi, em mais de 20 episódios, ou os musicais de Sailor Moon de Naoko Takeuchi, em nada menos que 29 episódios.

Com o “mangá musical”, o espetáculo teatral deixa de ser configurado como uma produção única e passa a fazer parte de um universo mais complexo, com as diferentes encenações que são simples episódios, sequências e prequelas de um mosaico maior e essencial para a compreensão da história toda.

É uma codificação do teatro como uma série, um teatro que deve ser considerado como uma macro-performance e 

um hipertexto, que adapta não apenas o enredo do mangá, mas seu desenvolvimento episódico. Há, portanto, um claro paralelo entre o show único, como parte da franquia, e o mangá tankōbon.

Fim.

 



Enfim, essa foi a tradução, muito em breve abro outro post comentando esse artigo. No artigo original tem um vídeo com uma apresentação de Sailor Moon, se quiserem depois trago para cá. E para quem não viu, tem um novo OscarCast, comentando sobre os 50 anos da Rosa de Versalhes do Takarazuka Revue, o vídeo está logo abaixo:
 



 A tradução desse artigo foi feita por mim, sem ajuda de ninguém, portanto pode conter erros que depois serão corrigidos. Finalizo o post, dizendo, parabéns ao Takarazuka, pelos 50 anos da Rosa de Versalhes, obrigado por produzir algo tão único e especial! Finalizo com algumas imagens de diversas apresentações da Rosa de Versalhes e alguns vídeos do YouTube, com trechos de algumas dessas incríveis peças de teatro da Rosa de Versalhes:

 


 








 









 


 






Feliz dia da Rosa de Versalhes a todos os amigos da Lady Oscar!



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 







A PRIMEIRA PEÇA DA ROSA DE VERSALHES DO TEATRO TAKARAZUKA REVUE COMPLETA 50 ANOS. 🌹🌹

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



Hoje, 29 agosto, é o aniversário de estreia da primeira peça da Rosa de Versalhes feita para o takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan), um dos teatros mais importantes do Japão. Há exatos 50 anos, a trupe Tsukigumi (Moon Troupe) estrava a primeira adaptação para o musical de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) de Riyoko Ikeda, no auge do sucesso da obra, um ano após a finalização do mangá.  Essa primeira montagem foi focada na história de Maria Antonieta e Fersen intitulada, a The Star / The Rose of Versailles (ザ・スター / ベルサイユのばら). A Imagem que abre o post, veio do grupo  Berusaiyu no bara Doukoukai. 🌹 🌹

Imagem do grupo Berusaiyu no bara Doukoukai



Nem tudo foram rosas para o Takarazuka, com a popularização da televisão e do cinema, o teatro feminino foi perdendo seu público, e no início da década de 1970, o grupo estava com as contas negativas, e o teatro entrou decadência, chegando perto de fechar as portas para sempre. E quem diria que um mangá salvaria um teatro?   Ao ser levada para o palco, a primeira adaptação do mangá, “A Rosa de Versalhes”alcançou um inimaginável sucesso. Para se ter uma noção do que foi o chamado Boom de Berubara, a concorrência de moças interessadas em ingressar na escola de Takarazuka, que era de cinco vezes o número de vagas, saltou para 20 vezes depois do sucesso da “Rosa de Versalhes.”.
 
 



A obra de Ikeda significa até demais para o teatro feminino japonês, já que se não fosse o sucesso da primeira peça, talvez hoje não teríamos mais o teatro Takarazuka. Mas graças ao sucesso da peça Rosa de Versalhes, o Takarazuka entrou na moda e até hoje continua encenando temporadas do seu maior sucesso originário de um Shoujo mangá. E a Takarazuka continua na moda até hoje e, além do teatro original na cidade, possui um teatro em Tokyo. E desde então, o Takarazuka passou a produzir diversas montagens da Rosa de Versalhes, e foram justamente essas primeiras adaptações que trouxeram o teatro de volta à vida. Agora falaremos sobre a primeira montagem, que hoje completa 50 anos. A peça The Star / The Rose of Versailles (ザ・スター / ベルサイユのばら), teve o roteiro assinado pelo ilustre Shinji Ueda.  No elenco, Yuri Haruna   interpretou a protagonista Oscar, Takiko Dai e Misato Kei ( elenco alternativo) interpretaram Fersen e Maria Antonieta foi interpretada por Hatsukaze Jun e Kizuki Miho ( elenco alternativo).
 

 
 Em entrevista, Yuri Haruna, que interpretou a primeira Lady Oscar, contou, que quando conseguiu o papel de Oscar, sofreu inúmeras críticas dos fãs da obra original, mas após o sucesso que a peça acabou fazendo, ela passou, a receber todos os dias, várias caixas com cartas de fãs, que queriam seu autógrafo.  Yuri Haruna, disse, que demorou 4 anos para atender a todos os pedidos que as fãs enviavam nas correspondências, algumas delas inclusive pediam o autógrafo de Haruna em seus lenços de bolso. Para quem tiver interesse, eu traduzi a Entrevista com Yuri Haruna, basta clicar no link para ler. 

A Rosa de Versalhes  Takarazuka1974

Takarazuka Rosa de Versalhes 1974


Curiosidades:

Para comemorar o meio século da famosa apresentação que trouxe uma luz ao teatro, esse ano foi feita uma nova montagem da peça inspirada no mangá de Riyoko Ikeda, focada na história de amor proibido do conde Fersen e Maria Antonieta, baseada na primeira versão realizada em 1974, que salvou o Takarazuka de anos de decadência.

 
A  nova  montagem da peça liderada pela grande estrela da companhia, Aykaze Sakina, que interpreta o conde Fersen foi exibida ao vivo nos cinemas japoneses e, após a apresentação, tivemos um show de despedida para a atriz que está se aposentando. Sim,  atualmente uma das melhores atrizes que deixará Takarazuka esse ano, e ela se despediu em grande estilo, justamente com o espetáculo da Rosa de Versalhes, enquanto era observada por muitos de seus fãs, que se emocionaram assistindo  uma de suas últimas apresentações.



No final do ano de 2018 no Japão, a companhia de trem japonesa Hankyu Railway lançou a Hankyu Wrapping Train Collection e resolveu homenagear o clássico mangá Rosa de Versalhes, também conhecido com Lady Oscar, com belíssimas ilustrações de Oscar e seus amigos vestidos de condutores, nos vagões do trem apelidado de Yume (sonho).
 
 
 

 

 
 A linha em questão, é a Takarazuka, que liga as províncias de Hyogo e Osaka. O mais interessante é que cada vagão tem uma ilustração diferente, ou seja, são artes distintas.
 
 


Outra coisa, bem legal, é a estátua de bronze de Lady Oscar e André na entrada do teatro Takarazuka, uma forma de homenagear a peça e maior sucesso da companhia.
 
 

 Não poderia finalizar o post sem ao menos mencionar Kageki Shoujo, um anime, maravilhoso, que é uma verdadeira homenagem ao teatro Takarazuka Revue e a rosa de Versalhes. A protagonista, é a doce, Sarasa Watanabe, uma menina muito alta, pobre que mora no interior com seu avô, e apaixonada por Rosa de Versalhes, sonha em ser atriz e interpretar Lady Oscar. Visando realizar o seu maior sonho, Sarasa, decidi deixar seu avô, e para tentar uma vaga na famosa escola de teatro Kouka, que imita a escola da Takarazuka Revue. E não é só isso existem várias referências a Takarazuka e a Rosa de Versalhes, recomendo muito que assistam o anime e torço para o mangá um dia chegar ao Brasil. O link acima é da minha resenha de Kageki Shoujo, para quem quiser ler.
 
 

 
 
 
 
E antes que eu me esqueça, está no ar o novo OscarCast, sobre os 50 anos da primeira peça da Rosa de Versalhes do Teatro Takarazuka Revue. Para quem quiser assistir, deixo o vídeo logo abaixo:
 

 

Espero que tenham gostado e feliz dia da Rosa de Versalhes aos fãs da Takarazuka e Lady Oscar. E daqui a pouco trago a tradução de um artigo.Finalizo com um vídeo do Youtube com o áudio da apresentação de 1974.
 
 



Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.