Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 26 de junho de 2022

Comentando o anime Kageki Shoujo. Uma grande homenagem a Rosa de Versalhes e ao teatro Takarazuka Revue.

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!

 
Uma seguidora, do Twitter, me enviou uma mensagem, sugerindo que eu fizesse uma resenha de Kageki Shoujo. O anime, faz referências a Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e ao teatro, feminino japonês Takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan), por isso resolvi atender a esse pedido fazer uma resenha dessa Incrível série.
 
Assisti, Kageki Shoujo, ano passado,2021 devido às referências a Rosa de Versalhes, esse foi o único motivo que me fez pegar o anime para assistir. Recentemente, eu tornei a assistir, a versão dublado, que estreou na Crunchyroll, confesso que gostei bastante da dublagem, até fiz um post comentando sobre o anime dublado aqui no blog.
 
Kageki Shoujo tem uma história linda, emocionante inovadora, muito bem construída e divertida. A vida é uma grande peça de teatro e nós somos os atores, protagonistas de nossa própria história. 
 
 

 

A maior parte da história de Kageki Shojo! (のきょじょ!!, Kageki Shōjo!!) É sobe um teatro feminino, inspirado no Takarazuka Revue, o famoso teatro feminino, que começou em Takarazuka, em Hyōgo, Japão, em 1913, fundado por Kobayashi Ichizo, presidente da Hankyu Railway. O teatro entrou em decadência nos anos 1970, mas foi salvo graças a primeira adaptação do mangá Rosa de Versalhes para o musical, em 1974. Lembrando que não é o Takarazuka e sim a academia Kouka, mas é óbvio ser uma homenagem à escola de atrizes do Takarazuka Revue.
 



A temática, é bem original, não se trata de algo muito explorado. Para começar, todas as personagens principais são meninas, mas, elas não são garotas totalmente estereotipadas. Outra coisa, legal que merece ser comentado é que esse anime faz questão de contar o passado das protagonistas e apesar de ser um shoujo (história para meninas com idade escolar), que geralmente costumam a apresentar temas românticos, Kageki shoujo, consegue inovar, com uma história bem original, e as personagens conseguem te surpreender, superando traumas, obstáculos, limites determinadas a alcançar seus sonhos de um dia serem grandes atrizes. Superação é a palavra que define a belíssima história de Kageki shoujo.
 
 
Uma das referências das apresentações da Rosa de Versalhes do Takarazuka Revue.


As referências a Rosa de Versalhes: 


A primeira vez que assisti, Kageki Shoujo, eu ficava completamente doida com as referências de Rosa de Versalhes, Eu me identifiquei muito com a Sarasa, porque ela é fã da Lady Oscar, assim como eu. Temos muitas referências as peças de teatro da Rosa de Versalhes do Takarazuka Revue, e referências ao próprio teatro, já que a escola Kouka é inspirada na escola do Takarazuka.

 

Existem outras referências, como, por exemplo, um pôster da Lady Oscar ao lado da cama de Sarasa e o fato do primeiro amor de uma das personagens, ter sido André o namorado de Oscar. Graças a essas referências todas da Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda chegou a recomendar o mangá de Kageki shoujo. 


 

Sarasa Watanabi(渡辺 さらさ), a nossa grande estrela: 

Sarasa Watanabe (渡辺 さらさ) protagonista da história.

 

A  protagonista, é Sarasa Watanabe (渡辺 さらさ), uma menina de 15 anos, muito alta, e quando eu digo muito é muito alta mesmo. Principalmente comparada as outras meninas de sua turma.Sarasa é a típica menina de shoujo mangá, alegre, ingenua, sonhadora, extremamente desajeitada, mas com um coração enorme, sempre disposta a ajudar e fazer amizade. Vem de uma família pobre, mora no interior com seu avô. A avó de Sarasa é falecida, e ela é uma menina muito querida na pequena cidadezinha onde mora. Sarasa, ela é apaixonada por mangás e seu maior sonho é ser uma estrela na prestigiosa e riquíssima escola de Artes Teatrais Kouka e interpretar sua heroína a Lady Oscar a protagonista de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes. 
 
Visando realizar o seu maior sonho Sarasa, decidi deixar seu avô, e para tentar uma vaga na famosa escola de teatro Kouka. Ela, é muito desajeitada, sem muitos dons artísticos, escandalosa, acorda quase sempre atrasada, mas com uma grande força de vontade e determinada a tornar-se uma grande estrela da Kouka. Após um complicado processo, e tentativas de fazer parte da Kouka, Sarasa consegue ser a escolhida.




Assim como acontece no Takarazuka Revue, todos os personagens são interpretados por Mulheres, inclusive masculinos as Otokoyakus são as mulheres que interpretam papéis masculinos, enquanto as Musumeyakus são as que interpretam papéis tipicamente femininos. 
 
 

 
Como Sarasa é muito alta, ficaria difícil um papel feminino, já que as atrizes que fazem os papeis femininos (Musumeyakus) precisam ser mais baixas que as (Otokoyakus),atrizes que fazem os papeis masculinos. Sarasa, sonha em ser a maior estrela da Kouka Revue, apenas para interpretar Lady Oscar, mas será que isso é mesmo possível? devido a sua altura, seria difícil uma atriz mais alta que ela para interpretar André, já que a atriz que fizesse o papel de André, logicamente André é mais alto que Oscar.


Em uma determinada parte do anime uma das meninas uma veterana diz exatamente isso a Sarasa e claro que ela não aceita nada bem. Mas o fato é, Sarasa é ideal para papéis masculinos devido a sua altura e o anime deixa isso bem claro Como eu disse a história é sobre superação. Kageki Shoujo é um anime fortemente inspirado no Takarazuka revue, inclusive, as atrizes interpretam as mesmas peças, Romeu e Julieta, Rosa de Versalhes e por aí vai. Sarasa, não é uma das melhores alunas, ela tem equilíbrio, mas não tem muito jeito para dançar, nem atuar, mas como eu disse ela é esforçada.


A trama é bem elaborada, bem equilibrada, Sarasa não é o centro do universo do anime, existem outras personagens importantes na trama, cada uma com um problema a ser superado. Um aviso, não é um anime voltado para crianças menores de 12 anos e, quero deixar isso claro. Não é porque o anime está dublado que ele seja indicado para crianças pequenas. Trata-se de um Shoujo, esse gênero é direcionado para o público infanto-juvenil feminino com idade entre 10 e 18 anos, mas não recomendo para crianças pequenas e sim para adolescentes com mais de 12 anos.
 
 
Motivo? O anime aborda assuntos mais sérios como problemas de autoestima, bulimia, amores perdidos, problemas familiares, traumas psicológicos. Tudo bem construído, bem equilibrado para, explicar a história de cada personagem, pois todas tem algum problema que carrega. O anime, interessante, lindo, tocante, triste em algumas partes, te faz chorar, te faz torcer pelas meninas, mas em determinadas partes, ele lida com situações mais maduras, demais para crianças menores de 12 anos. Mas caberia os pais explicarem certo? Sim, se você é mãe ou pai e quer dar esse anime para seu filho e acompanhar junto, é por sua conta, mas repito o anime é indicado para maiores de 12 anos.

Continuando, ao chegar a academia Kouka, a primeira pessoa que Sarasa conhece é com uma linda menina de cabelos azuis, chamada Ai Narata (奈良田 愛, Narata Ai) ex-integrante de um grupo idol.
 

 
A história de Ai Narata que é bem forte para crianças, eis um dos motivos para eu não recomendar o anime para crianças pequenas. Outro aviso, se você for sensível a certas, coisa, também não recomendo ok? Voltando ao assunto, Narata, é a personagem que mais sofre na história, ela é filha de uma atriz famosa, que parece se importar mais com a fama e o trabalho do que com sua própria filha.

A moça é mãe solteira Narata não conhece o pai, a mulher mente para menina tentado justificar a ausência de seu pai, no terceiro episódio, é mostrado o passado da menina. Narata ganha um ursinho de pelúcia gigante, sua mãe mente, na tentativa da menina acreditar ter sido um presente de seu pai (que ela nunca conheceu), Narata até sabe que o urso não veio de seu pai, mas para não desmentir a mãe ela simplesmente finge que acredita. A Mãe não lhe dá a mínima atenção, diz que se mata em trabalhar por ela, mas é óbvio que só pensa em sua carreira e fama.


Como se não bastasse a falta do pai e descaso da Mãe, a Garota tem problemas com o padrasto. Devido ao medo desse homem, Narata, fica traumatizada e acaba criando, ódio, pela figura masculina. Complicado não? Ela deseja que todos os homens do mundo morram, exceto seu tio, bailarino e professor na escola Kouka Revue.
  Mais tarde, por ser filha de uma famosa atriz, Narata, que recebe uma proposta de fazer parte de um grupo idol. Formado somente por meninas, e óbvio que esse tipo de grupo, tem como público alvo garotos. Narata entra para o grupo, recebe o título de princesa do gelo, por ser extremamente fria, não sorri nos palcos, é sempre séria e fechada e por ser muito bonita e fria, com uma personalidade mio que misteriosa, ela quem acaba encantando a maioria dos fãs, principalmente os fãs homens, que ela odeia, devido ao trauma, sofrido quando era amais jovem. Apesar dos problemas em relação aos homens, tudo ia bem, até um incidente com um rapaz que é fã justamente de Narati, e durante um encontro com os fãs, o Rapaz segurou a mão de Narata e devido ao trauma sofrido Narata, odiou o comportamento do Homem e o chamou nojento, provocando sua saída do grupo. 
 
 



Diferente de Sarasa que tem um objetivo, ser uma grande atriz e interpretar Lady Oscar, Narata, não se importa com o teatro, com os papéis que ela irá interpretar e muito menos deseja fazer amizades. O único motivo de ter entrado na Kouka é fugir do mundo masculino. Claro, que isso muda até o fim do anime.

Ai Narata conhece Sarasa sua colega de quarto.

 


Ao chegar na Academia Kouka, ela descobre que terá que dividir seu quarto com uma colega, no caso a nossa protagonista Sarasa Watanabe, o oposto de Narata.Em quanto Narata é tímida, fechada e fria, sua colega Sarasa é uma perfeita louca, cheia de energia, otimista, atrapalhada, gritalhona e deseja a qualquer custo fazer amizade com sua colega de quarto, que parece odiar interagir com as pessoas.

Na sequência conhecemos o fã que Narata ofendeu, o rapaz vai atrás da menina, Narata se apavora sai correndo, devido ao seu trauma por homens e deixa sua colega Sarasa sozinha com o moço, logo em seguida se arrepende e volta para ajudar Sarasa, mas ao voltar para o local ela percebe que Sarasa havia feito amizade com o rapaz que Sarasa chama senhor Otaku Nojento, uma das partes mais engraçadas do anime, que fez inclusive meus pais darem muita risada. 

Narata então, fica com raiva, ao ver que se sacrificou para voltar ao local que havia deixado à colega sozinha, o que foi difícil por conta de seu pavor por homens, mas ao chegar lá encontra Sarasa rindo, feliz, brincando com o rapaz. Narata então decide nunca, jamais ser amiga de Sarasa. Às duas discutem feio, Sarasa decide então cortar de uma vez por todas relação com sua colega de quarto, apesar de estar muito triste, porque como eu disse, ela ama fazer amizade, mas percebe que Narata a odeia e às duas se afastam, por um curto tempo. Mais tarde, Narata acorda mais cedo, Sarasa ainda está dormindo (ela sempre se atrasa para acordar), mas, Narata não acorda a colega, e também decidi cabular aula, o que deixa todos, principalmente seu tio e Sarasa preocupados. Por ser uma estrela, Narata acabas ofendo outro assédio, dessa ver por um grupo de garotos, que a reconhecem, e desejam uma foto com ela, mas devido ao seu trauma por homens a menina se desespera ao se ver sozinha cercada de garotos, baderneiros.
 

 

O herói, então é o senhor Otaku nojento, que acaba descobrindo o paradeiro de Narata, e entra em cena de forma cômica para salva Narata, mas acaba apanhando e levando a pior. Como dizem o que vale mesmo é a intenção. Sarasa também chega acompanhada e Taichi, tio de Narata e professor na escola Kouka, Sarasa grita por ajuda fazendo a polícia se aproximar e quase O senhor Otaku nojento é preso no lugar dos baderneiros. Após esse momento que é no fim cômico, Narata começa a superar seu trauma a fazer as pazes com o senhor Otaku Nojento, que, na verdade, é um bom rapaz, que tudo que deseja é a felicidade de Narati, mas ao final do episódio quatro, eles finalmente se entendem. Temos então o momento em que Narati e o rapaz se despedem, e ela pergunta a Sarasa como esquecer algo ruim? Sarasa então responde que tem apenas 15 anos e ainda não entende muito, mas a melhor maneira é trocar memórias ruins por memórias boas e nesse momento começa a nascer a amizade entre Narati e Sarasa. Ao decorrer do anime, Narata e Sarasa tornam-se melhores amigas, e Narati agora tem um objetivo que é ser uma grande atriz da Kouka, atuando nos palcos ao lado de Sarasa.
 
 No caso de bulimia temos, Ayako Yamada (山田 彩子, Yamada Ayako) uma garota tímida, tímida, atormentada (causar problemas contínuos ou angústia) e despreocupada que quer interpretar papéis feminino, mas ela é mostrada com problemas em relação ao seu peso, por culpa de sua professora que a chamou gorda.

 

Ela quase abandonou a escola devido à pressão; mas ela é uma das cantoras mais talentosas da Classe. No final do anime durante as audições para o papel de Julieta (Romeu e Julieta), Ayako Yamada está tímida como sempre, e seu professor a aconselha a pensar em seu amor. Nessa parte, descobrimos que seu primeiro amor, foi um personagem fictício, e adivinha que é? André da Rosa de Versalhes, mais uma referência ao meu mangá e anime favorito, que me fez pirar a primeira vez que assisti. Ao final do anime, temos a superação de Ayako que devido a sua belíssima voz para cantar consegue o papel da protagonista Julieta.




Também temos outra personagem com problemas dessa vez, amorosos, Kaoru Hoshino (星野 薫, Hoshino Kaoru), uma jovem menina de 18 anos, muito bonita com sues cabelos, loiro mel e que detesta se bronzear, por isso sempre anda coberta ou com uma sombrinha aberta, para se proteger do sol.
Kaoru é um puro-sangue cuja avó e mãe desempenharam papéis femininos na Kouka Revue, ela sonha em ser uma grande estrela como sua avó e sua mãe, mas deseja interpretar papéis masculinos, até corta seus lindos cabelos no final do anime. Ela conhece um rapaz, jogador de beisebol por quem ela se apaixona, mas após uma discussão os dois se separam, mas o moço deixa uma linda e emocionante, cartinha para ela, pendurada na parede do ponto de ônibus, onde eles costumavam se encontrar. Uma das partes mais emocionante e lindas de Kageki shoujo.



No final do anime, Sarasa consegue o papel de Teobaldo na peça Romeu e Julieta, mas o anime termina sem um final e sem a apresentação das meninas. Confesso que apesar de ter acompanhado e me divertido com Kageki Shoujo, fiquei decepcionada, pois, estava esperando assistir pelo menos a apresentação Romeu e Julieta das meninas.
 

 
 

 Conclusão:

Assisti o anime, e comecei ler o mangá, devido à Rosa de Versalhes e da recomendação da autora Riyoko Ikeda, não esperava gostar tanto e me envolver com a história, mas me encantei por esse anime, claro nada que supere meu amor por Rosa de Versalhes, porque Lady Oscar faz parte de mim, assim como faz parte do meu pai.
 
 Recomendo muito, principalmente se você for, igual a mim, um apaixonado por Rosa de Versalhes e Takarazuka Revue. Só penso que poderia sim, ter a apresentação das meninas ou pelo menos uma segunda temporada. A mensagem de Kageki Shoujo é o grande espetáculo teatral é a nossa própria vida e nós somos os protagonistas de nossas próprias histórias. Então, viva, sorria, seja feliz, supere seus traumas, troque lembranças ruins por lembranças boas.
 
 


Então, espero que você assista Kageki Shoujo depois dessa minha resenha. Desculpe se o post saiu tarde, hoje, mas sai o dia todo, cheguei agora pouco e consegui terminar o texto.
 
De resto, recomendo que leiam Rosa de Versalhes,  (ベルサイユのばら) e assistam o anime Lady Oscar, antes de assistir Kageki Shoujo para entender as referências ao mangá. Rosa de Versalhes, completou 50 anos, e ainda teremos muitas novidades. Para 2023 teremos os lançamentos do Gaiden Norte, americanos da Rosa de Versalhes, que era para chegar esse ano, mas devido a alguns problemas, foi adiado para o ano que vem.




Uma linda semana para vocês amigos da Lady Oscar. 
 
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.




 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.