Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Entrevista com Yuri Haruna, a primeira atriz a interpretar Lady Oscar na peça Rosa de Versalhes 1974 no teatro Takarazuka Revue. (artigo traduzido).

 Olá,queridos amigos da Lady oscar,sejam Bem Vindos!

 


 Mais uma matéria do site News-Postseven,e dessa vez o artigo fala sobre a estrela da Takarazuka Revue Yuri Haruna a primeira atriz a interpretar Lady Oscar, na primeira adaptação da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), a lendária peça, montada em 1974 em comemoração dos 60 anos da companhia e a responsável por salvar o teatro feminino japonês, que nos anos 1970, entrou em decadência diante do cinema e TV e já não mais atraia o público. A história da companhia Takarazuka Revue mudou graças a Rosa de Versalhes e da atuação de Yuri Haruna na pele da comandante Oscar François de Jarjayes.



 

Foi graças a essa, primeira adaptação do mangá mais famoso de Riyoko Ikeda que o Takarazuka voltou a ser popular e ainda hoje produz incríveis peças. Em homenagem à Rosa de Versalhes, uma estátua de bronze de Oscar e André foi colocada na entrada do teatro. Enfim a matéria traz uma entrevista Yuri Haruna ela revela coisas bem, interessante, então resolvi traduzir o texto. Eu tentei, ser mais fiel possível com o artigo original e usei as mesmas fotos. Desde já peço desculpas por possíveis erros.

 Yuri Haruna, a primeira Oscar da rosa de Versalhes do Takarazuka, revela "confusões" e "repercussões"(artigo Traduzido).

 

 
 
"A Rosa de Versalhes", que começou a ser serializado em "Weekly Margaret" em 1972, está comemorando seu 50º aniversário. Esta obra-prima, que se tornou um fenômeno social não apenas através da manga original, mas também por uma série de animação, também foi adaptada para o palco pela Takarazuka Revue Company (Takarazuka) e é também altamente popular.


"A Rosa de Versalhes" foi o primeiro mangá a ser encenado nos palcos do Takarazuka. Como você superou a oposição de dentro do Takarazuka e as críticas dos fãs da obra original e o que levou ao sucesso? Perguntamos a Yuri Haruna, que interpretou a primeira Oscar em Takarazuka.

 Como um ser humano pode interpretar Lady Oscar?

 Cabelos loiros, olhos azuis, lindo corpo e, principalmente, olhos brilhantes com estrelas. Uma bela mulher vestida de homem, "Oscar-sama", é popular desde o início da serialização. É possível para uma pessoa real interpretá-la? — o espetáculo foi recebido com críticas quanto à possibilidade de ser realizado por um ser humano de carne e osso. Naquela época, a popularidade de Takarazuka estava estagnada devido à televisão. Na busca de um renascimento e de uma produção para comemorar, os 60º aniversário da fundação, Shinji Ueda, o roteirista exclusivo, encontrou um mangá Shoujo "A Rosa de Versalhes". Na época, havia vozes de oposição na empresa, como que o mangá original não deveria ser produzido em Takarazuka, que tem uma longa história. “As críticas que recebi quando consegui o papel do Oscar foram incríveis (risos). Dizem que leva cerca de 10 anos para se tornar uma otokoyaku completa em Takarazuka, e foi uma grande seleção que chegou apenas no meu 11º ano. É por isso que eu estava preparada para trabalhar duro para ser criticado, mas Oscar é a personagem principal de um mangá shoujo com o qual Takarazuka nunca lidou antes, e ele vive como homem enquanto é mulher. Estávamos interpretando personagens masculinos, então tenho certeza de que estávamos perdidas para desempenhar um papel que nunca havíamos desempenhado antes. Para Takarazuka, este foi um palco cheio de novidades. Portanto, a direção de palco foi feita pelo falecido Kazuo Hasegawa, uma estrela de dramas históricos que tinha um passado em kabuki onnagata e podia interpretar tanto papéis masculinos quanto femininos. O Sr. Hasegawa olhou atentamente para Oscar na foto e instruiu a Sra. Haruna sobre como maquiar seu rosto para que parecesse Oscar. Além disso.“Existem estrelas voando nos olhos de Oscar Então, ele colocou mais luz nos olhos de Haruna-san do que o normal. “Ele disse que o fluxo da linha de visão também é importante, e me deu instruções detalhadas como: Olhe para baixo do corrimão do segundo andar, o auditório e mover seu olhar para a área 'assento I23'". Mesmo quando minhas pernas estavam escondidas pelo meu traje, ele tinha muito cuidado para me instruir sobre como minhas pernas deveriam ser abertas como um balé número três, e sobre a velocidade da dança redonda no meu vestido, para que eu ficasse o mais bonito possível. Eu estava desesperado para acompanhar".A falecido Chikage Awashima veterana na Takarazuka até visitaram a sala de ensaio para ver as instruções de atuação de Hasegawa-san, o que era incomum.


Um lenço com a estampa de Oscar assinado Yuri Haruna.

 
Assim, em 29 de agosto de 1974, o espetáculo teve sua estreia e, ao contrário das expectativas das pessoas ao seu redor, foi um enorme sucesso. Até mesmo a oposição se tornou adepta, criando um fenômeno social. Todos os dias eu recebia várias caixas de cartas de fã de papelão. Respondi a todas as cartas dos fãs, mas levei quatro anos e meio para responder a todos os pedidos, tais como "assinar meu lenço de bolso". Mas não é fácil experimentar uma resposta tão grande, por isso fiquei muito grata".

Oscar foi a estrela que substituiu Chikage Awashima .

Alguns jornais ligaram esse sucesso com a aposentadoria da estrela do Yomiuri Giants, Shigeo Nagashima. "O Sr. Nagashima também se aposentou em 1974. Lembro-me do artigo dizendo que com a aposentadoria do Sr. Nagashima, a estrela desapareceu, mas Oscar apareceu como um cometa." Depois disso, "A Rosa de Versalhes" foi encenada repetidamente e se tornou o maior sucesso da história de Takarazuka. Também fiz o papel de André, e depois ensinei aos membros mais jovens do elenco o que o Sr. Hasegawa havia me ensinado sobre atuação.  Esta peça está cheia de elementos essenciais de Takarazuka, como amor e conflito, beleza, interesse e fragilidade". 
 

 

A Sra. Haruna respondeu com um sorriso que espera continuar sendo amado por muitas pessoas.

【Perfil】
 Yuri Haruna/Ex-estrela principal do Tsuki-gumi e Hana-gumi da Takarazuka Revue. Além do papel de primeira Oscar e André em "A Rosa de Versalhes", ele também foi muito bem avaliado pelo papel de Rhett Butler em "E o Vento Levou", etc., e deixou a empresa em 1988 após pertencer a Senka. Após se aposentar, ele também se dedicou à instrução de atuação. Atualmente, atua em palestras e concertos. 
 



 
Enfim essa foi a tradução da matéria sobre a primeira atriz, que viveu nossa querida comandante Oscar, nos palcos do teatro feminino Takarazuka Revue. 
 
 
 
Espero que tenham gostado! Lady Oscar diz... 
 
Obrigado por sua visita! Volte sempre que quiser.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.