Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 14 de setembro de 2025

Duas guerreiras, duas épocas: Comparando Lady Oscar e Francesca Scanagatta.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
 





Quem não conhece Lady Oscar? A heroína de Riyoko Ikeda é a protagonista do mangá A Rosa de Versalhes”(ベルサイユのばら) de 1972, e sua história fascinou o mundo ao virar animação em 1979, apresentando uma heroína totalmente nova para época, uma mulher vestida de homem para se tornar uma oficial real. Embora Oscar seja fictício, ela foi inspirada em pessoas reais. Hoje, uma seguidora me perguntou se houve alguma mulher militar como Oscar, e se eu poderia citar uma delas em um post no blog. Bem, respondendo a essa pergunta, sim, existiram mulheres militares. Uma delas foi Francesca Scanagatta foi uma mulher italiana que se disfarçou de homem para poder seguir carreira militar no exército austríaco no final do século XVIII. A sua história é frequentemente comparada à de Lady Oscar, uma personagem de mangá, por servir sob falsa identidade. Já fiz um post sobre ela, mas resolvi que essa semana falarei de mulheres, que, assim como Oscar, se tornaram soldados. Então começarei por Francesca, que em muitos grupos italianos sobre Rosa de Versalhes costuma ser comparada com Lady Oscar.





Muitos se lembram de que ela era uma mulher vestida de homem para se tornar uma oficial real. Mas poucos sabem que a Itália também teve uma verdadeira Lady Oscar: Francesca Scanagatta. Francesca nasceu em Milão em 1º de agosto de 1776, em uma família numerosa com sete filhos. Nessa época, para os meninos, esperava-se uma carreira militar, enquanto as meninas deveriam estudar e depois se casar. Francesca estudou francês e alemão e frequentou o Colégio das Damas da Visitação. Ela era “sábia, inteligente e doce”. Aos 16 anos, ela se preparava para o casamento enquanto seu irmão Giacomo frequentava a Academia Militar. Durante a viagem à Áustria, Giacomo adoeceu e confessou que não queria se alistar no exército. Francesca, no entanto, estava entusiasmada. Então, ela aconselhou o irmão a voltar e continuou a viagem, já vestida de homem. Ela se apresentou à Academia como Franz. Concluiu seus estudos sem ser descoberta e tornou-se porta-estandarte. Seu pai tentou trazê-la de volta, mas ela se recusou a deixar o exército. Assim como Oscar, Francesca se tornou soldado e, com muita bravura, lutou em vários conflitos. Porém, diferente de Oscar, cujo destino foi perder seu amado André em campo de batalha, Francesca casou-se com um soldado e teve sete filhos. Faleceu em 1864, sendo lembrada como a “Amazona Austríaca”.






Mas Porque, Francesca Scanagatta é lembrada como a “Amazona Austríaca”. se ela é italiana?

Francesca Scanagatta, embora nascida em Milão (na época sob o domínio austríaco), é lembrada como a "Amazona Austríaca" 
porque serviu no exército austríaco por sete anos, disfarçada de homem. Seu serviço militar e suas façanhas foram realizados sob a bandeira da Áustria, que controlava Milão durante sua juventude. 
Detalhes da história
  • Contexto austríaco: Nascida em Milão em 1776, Francesca cresceu na cidade quando ela estava sob o governo austríaco. A admiração que ela tinha pelos soldados austríacos motivou seu desejo de ingressar no exército.
  • O disfarce: Em 1794, quando seu irmão adoeceu e não pôde comparecer à Academia Militar Austríaca, em Wiener Neustadt, Francesca se disfarçou de homem e assumiu o lugar dele. Ela viveu e lutou como um homem por vários anos, mantendo a farsa.
  • Carreira militar: Sob o pseudônimo de "Franz", ela serviu durante as Guerras Revolucionárias Francesas e foi promovida a tenente em 1800.
  • Revelação e reconhecimento: Sua verdadeira identidade foi descoberta em 1801, após anos de serviço. Em reconhecimento ao seu histórico militar exemplar, o imperador Francisco I da Áustria concedeu-lhe uma pensão.
  • Lenda: Embora tenha nascido italiana, sua identidade como soldado e oficial é inseparável do exército austríaco em que serviu, o que lhe rendeu a fama de "Amazona Austríaca"

  •  OBS quem fez a Montagem abaixo usou uma de minhas fanarts da Oscar, e veio do site giornalepop, para mim uma honra!!! ^^

Lembrando que não, não há evidências de que a autora de A Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, tenha se inspirado especificamente em Francesca Scanagatta para a personagem Lady Oscar. A história de Scanagatta, embora fascinante e com algumas semelhanças, parece não ter sido a base direta para a criação da heroína do mangá. 
Pontos importantes sobre a criação de Lady Oscar:
  • A própria Riyoko Ikeda criou a personagem Oscar como uma mulher e a fez se disfarçar de homem para seguir carreira militar, pois ela não tinha certeza se conseguiria retratar fielmente um soldado do sexo masculino.
  • Inicialmente, Oscar era uma personagem secundária, mas devido à sua popularidade entre os leitores, ela se tornou a protagonista da série, ofuscando a própria Maria Antonieta.
  • A criação de Oscar é frequentemente ligada ao contexto de ascensão do feminismo no Japão e à necessidade de uma figura forte e independente para representar o protagonismo feminino na trama.
  • A história de Francesca Scanagatta não era amplamente conhecida ou divulgada no Japão na época em que o mangá foi criado. A ligação entre as duas figuras é mais uma comparação popular feita posteriormente, devido às semelhanças em suas biografias. 


Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais.





ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.