Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Feliz aniversário para o Conde Fersen! Em 4 de setembro de 1755 nascia nascia na Suécia o conde Hans Axel de Fersen.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



Hoje, 4 de setembro, seria o aniversário de  Hans Axel de Fersen, o Conde Fersen, que nasceu neste dia no ano de 1755. Ele foi um nobre e militar sueco, famoso pela sua ligação com a Rainha Maria Antonieta de França. Hans Axel von Fersen é um personagem muito importante em A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), sendo um conde sueco que se envolve num relacionamento amoroso com a rainha Maria Antonieta, centralizando parte da trama. E para comemorar, a conta oficial da nova animação no X publicou essa imagem super fofa, que abre o post de hoje. Trata-se de uma recriação da famosa cena em que Maria Antonieta chora atrás de uma árvore ao descobrir que Fersen, o único homem que ela amou de verdade, em breve se casaria. Na sequência, ambos se encontram no jardim, se abraçam e finalmente se beijam. Mesmo sendo uma cena de um amor proibido, foi perfeitamente recriada pela diretora #AiYoshimura.



Agora aproveitamos o post para falar um pouco sobre Fersen em Rosa de Versalhes e também o verdadeiro conde Fersen. Começamos por Rosa de Versalhes, já que esse é um blog dedicado à obra de Riyoko Ikeda, já no ar há quatro anos.

 

 

Bem, antes de tudo, diferente de Oscar e André, os quais são personagens fictícios, Fersen foi uma figura histórica real, um nobre sueco que desempenhou um papel político importante e se tornou um confidente da família real francesa. A sua inclusão na série adiciona um elemento histórico à ficção.   Na obra A Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, Fersen é conhecido pela sua paixão e envolvimento romântico com a rainha Maria Antonieta. A sua amizade e os rumores sobre este relacionamento têm um papel significativo na vida da rainha e nos eventos que levam à Revolução Francesa. 

 


 

  A sua presença na corte de Versalhes e o seu envolvimento romântico, bem como as suas tentativas de ajudar Maria Antonieta durante a Revolução Francesa, são cruciais para o desenrolar da história. É importante, pontuar, que Fersen também tem uma forte ligação com a protagonista Oscar. Sim, Fersen também tem fortes sentimentos por Oscar, a protagonista fictícia da série. No entanto, ele vê Oscar somente como uma amiga, no início ele realmente acreditava que Oscar fosse de fato um homem, gerando uma dinâmica interessante entre os dois personagens e contribui para o desenvolvimento da história. 




Em A Rosa de Versalhes, há alguns triângulos amorosos, sendo que o mais significativo é o de Maria Antonieta com o Conde de Fersen e o amor não correspondido de Oscar por Fersen.  Oscar amava Fersen em “A Rosa de Versalhes”, um sentimento que ela manteve em segredo, mas que não foi correspondido por ele. Fersen, um aristocrata sueco, teve um caso com Maria Antonieta, levando Oscar a afastar-se dele devido ao seu dever e aos perigos da situação. Oscar sempre viveu como um homem, se vestia e se comportava como um rapaz, e do nada se vê apaixonado.  Fersen foi o primeiro grande amor de Oscar, por quem ela nutria sentimentos intensos, sentimentos esses, que para mim, não passam de uma paixão de adolescência. 



No entanto, os sentimentos de Oscar por Fersen não foram retribuídos, pois ele a via somente como amiga, focado no seu romance com a Rainha.  Apesar de tudo, os dois mantiveram uma ligação de amizade e Oscar sempre foi leal a ele, mesmo quando a relação de Fersen com Maria Antonieta se tornou pública e problemática. Abaixo um vídeo feito mostra o amor de Fersen e Antonieta, nas duas adaptações animadas da Rosa de Versalhes.

 

Logo no início em que começa aquele amor proibido entre a rainha da França e o conde sueco, Oscar, consciente do seu dever, afasta-se de Fersen quando a situação com a Rainha se torna perigosa, para proteger o seu nome. Após um longo tempo, ele retorna à França. Amélia, já casada e com filhos, a coronel acredita que seu caminho está livre e decide ir ao baile usando um vestido pela primeira vez, dança com Fersen e descobre que o conde só a tem como uma grande amiga e seu coração continua sendo de Maria Antonieta. 

 

 

 

No novo filme de animação, essa parte, tão importante da história, onde Oscar usa um vestido pela primeira vez, para dançar com Fersen, seu primeiro amor no baile, se passando por uma duquesa desconhecida, foi resumido, em uma das músicas do filme, e só tivemos imagens, passando como uma apresentação de Slides, sem nenhuma explicação da narradora. Por esses e outros motivos, prefiro o anime clássico de 1979.  Na primeira adaptação animada,   Oscar e Fersen dançam no baile no episódio 25, Coração de Mulher, O minueto do amor não correspondido. É nesse episódio, que Oscar finalmente cede ao sentimento e pela primeira vez decide usar um vestido de princesa para dançar com o conde Fersen, por quem está apaixonada. No mangá isso também acontece e temos uma das sequências mais engraçadas, a qual é Oscar se preparando para o baile, ela xinga, reclama para usar o espartilho, afinal ela nunca havia colocado um espartilho em toda sua vida.

 
No mangá, André, que sempre amou Oscar em segredo, acha um absurdo o fato de Oscar usar um belo vestido apenas para chamar atenção dos rapazes (na verdade, ela só queria dançar com Fersen), e André não aceita bem isso, afinal, ele ama Oscar do jeito que ela é, seja, escondendo o corpo debaixo de um uniforme militar ou usando roupas masculinas. E após muito escândalo da parte de Oscar para se vestir, ela acaba se aprontando para o baile.

 
Ao chegar na festa, ninguém a reconhece e Oscar se passa por uma condessa desconhecida, ela consegue chamar atenção de Fersen e ele a convida para dançar. Os dois dançam juntos, porem é nessa hora que Oscar percebe que seu amor nunca será correspondido, já que para Fersen, Oscar era apenas a melhor amiga e seu coração pertence unicamente à Maria Antonieta.  Nossa querida comandante sai da festa chorando, e tem a sua primeira decepção amorosa, que parte o coração de qualquer menina.

Certa vez uma seguidora me fez a seguinte pergunta " Você acredita que Fersen sempre sentiu apenas amizade por Oscar? Nunca percebeu que ela gostava do dele? Em um determinado, episódio, Fersen diz que ela "esconde o seu belo corpo debaixo do uniforme" no baile, ele olhou bem para oscar e viu que ela é uma linda mulher. Qual é sua opinião a respeito disso?"
 
 

Conde Fersen na versão Live Action: 

 
Fersen do Live Action, também é o único que pensa que Oscar é de fato homem, ele chega a corte e observa que algumas moças da corte, que admiram Oscar estão usando roupas masculina e  diz a Oscar que se ele contar ao pai que as moças na corte francesa se vestem como homens seu pai o chamaria de louco ou mentiroso. Isso deixa Oscar chateada, já que no Live Action ela também tem sentimentos pelo conde.
 
 
 
 
No live Action a revelação também difere, Oscar também acaba se machucando e é Fersen que ajuda a leva-la  para sua casa, mas não temos acidente com cavalos e sim uma briga que ela acaba se envolvendo no bar, após beber com André. No filme é a babá de Oscar que diz ao conde fersen que a comandante é uma mulher.

 
 
 
Em 2022, uma pesquisa foi realizada com fãs, homens e mulheres, para saber quais atores japoneses deveria interpretar o conde Fersen se houvesse um novo live action da Rosa de Versalhes. Eu traduzi o artigo os comentários dos fãs, para quem quiser ler o link está acima.
 
 
 
 

 

E agora, falarei um pouco sobre o verdadeiro Conde Fersen, que hoje estaria completando 270 anos. Hans Axel von Fersen, conhecido também como Axel von Fersen, o Jovem ou ainda Axel de Fersen (Estocolmo, 4 de setembro de 1755 – Estocolmo, 20 de junho de 1810), conde von Fersen, foi um nobre e militar sueco, célebre principalmente por sua profunda amizade pela rainha de França, Maria Antonieta.

 

 O conde Fersen, era filho do Feldmarschall Fredrik Axel von Fersen. Em 1774, ao concluir uma viagem pela Europa destinada a aperfeiçoar sua educação, chega à corte francesa, onde causou grande impressão devido a seu físico avantajado. O Conde de Creutz, embaixador da Suécia, escreve sobre ele ao Rei Gustavo III:

"De todos os suecos que estiveram por aqui durante minha época, foi o melhor acolhido pela alta roda. Foi extremamente bem tratado dentro da família real. Seria impossível ter postura mais séria e mais decente que a que teve. Com sua bela figura e espírito não poderia deixar de ter sucesso na sociedade, o que fez completamente".

E assim como vemos em Rosa de Versalhes, em  30 de janeiro, conhece Maria Antonieta, esposa do Delfim e futuro rei de França Luís XVI, durante um baile da ópera. Fersen Retorna à Suécia, mas volta à corte de França em agosto de 1778. A Rainha, que não o esquecera, ao vê-lo diz: "É um velho conhecido!" e toda a corte nota que ela trata o jovem com uma atenção particular..


Fersen e a Guerra da Independência Americana:


 Fersen se faz apreciado por Rochambeau, que o chama de seu« primeiro ajudante de campo». Alia-se ao Duque de Lauzun que lhe promete o brevet de coronel comandante de sua legião, e ao Marquês de Ségur, que também promete nomeá-lo coronel. Fersen conduz-se brilhantemente no cerco de Yorktown, na Virgínia. Graças à intercessão de Maria Antonieta, obtém o posto de segundo coronel do Regimento de Royal-Deux-Ponts. Ele declara então a seu pai que deseja permanecer na América até o fim do conflito e depois passar para o serviço de Gustavo III da Suécia.

Volta da campanha em junho de 1783 e se dirige ao Palácio de Versalhes, onde obtém, sempre pelo favor de Gustavo III e de Maria Antonieta, o 89º Regimento de Infantaria de Linha. Em setembro, deixa Versalhes e se junta a Gustavo III que se encaminha incógnito para a Itália. Mesmo multiplicando suas conquistas, Fersen mantém uma correspondência constante com Maria Antonieta.

Em junho de 1784, retorna a Versalhes no séquito de Gustavo III, que viaja sob o título de «Conde de Haga», e logo consegue como gratificação uma pensão de 20.000 libras anuais, que lhe permite levar uma boa vida na corte. Em julho, volta para a Suécia por oito meses. Volta em seguida para a França para tomar posse de seu regimento, em Landrecies, próximo a Valenciennes, e divide seu tempo entre a corte e seu regimento.

Em 1787, parte por algumas semanas para acompanhar Gustavo III na guerra na Finlândia contra a czarina Catarina II da Rússia. Durante a primavera de 1789, seu pai é detido por tomar o partido pelos direitos da nobreza no conflito que opõe Gustavo III à sua aristocracia, depois dos reveses na guerra (que Gustavo III finalmente leva a termo após a batalha naval de Svensksund). Maria Antonieta ordena-lhe então que volte a Paris. Em junho, inquieto pela rainha, já em plena fase da Revolução Francesa, ele ocupa um alojamento em Versalhes. As pessoas próximas à família real aceitam mal a instalação de Fersen tão próximo à rainha, temendo que isto atraia o ódio dos cortesãos contra ela. Fersen torna-se favorito do casal real. 



Finalizo o Especial com vídeos e imagens do conde Fersen.

 

 









 

 






















Espero que tenham gostado!
 



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.