Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 30 de abril de 2025

O Filme da Rosa de Versalhes já está disponível no Catálogo da Netiflix. Cinco coisas que você deve saber antes de assistir o filme.🌹

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

O filme da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら já está disponível no catálogo da Netflix! Daqui a pouco irei assistir e muito em breve teremos a primeira parte da nossa resenha e terá vídeo também o Oscarcast.  Quem já conhece terá a oportunidade de assistir a essa nova versão e quem não conhece, na certa, irá se tornar fã. Pois bem, o filme promete agradar à nova geração e também aos fãs da velha guarda, como o meu pai, assim espero. Pensando nisso, resolvi abrir esse post, com 5 coisas que você deve saber antes de assistir à nova adaptação animada. Sem mais delongas, vamos ao post.


1- Para quem não conhece a obra original se tornará um novo fã:


A Rosa de Versalhes foi o primeiro Shoujo mangá histórico lançado no Japão. Sua história é ambientado em meados do século XVIII, na França. Na trama, o renomado General Jarjayes recebe a notícia de que será pai da sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o "prestígio" da família, decide criá-la como menino, já que nesse período somente homens podiam suceder o cargo. Nesse cenário, Lady Oscar alcança o título de capitã da Guarda Real e deve zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta.


No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC. Posteriormente, a obra original ganhou diversas adaptações, incluindo anime, musical na Takarazuka, filme live-action  e muito mais.




2 - Não é Remake!


Se você é um fã da velha guarda do clássico anime de 1979, saiba que esse filme não é Remake! Ele não seguirá o anime de antigo. Portanto, não é necessário rever os 40 episódios da animação Lady Oscar antes de ver o filme. O Movie, que chegará amanhã a Netflix, é uma nova adaptação do mangá original de Riyoko Ikeda, portanto, se leu o mangá, encontrará uma animação mais fiel à obra original e, se nunca leu, irá conhecer essa história que vem encantando gerações em meio século.




3- Essa Lady Oscar não é a Lady Oscar da sua infância.


Sim , muitos fãs principalmente os italianos, esperam encontrar aquela velha Lady Oscar, que fez parte de sua infância nos anos 1980, então já fica o aviso de que nada será igual. A Oscar François de Jarjayes desse filme é mais fiel a Oscar criada por Riyoko Ikeda, portanto, veremos uma Oscar um tanto diferente, não tão séria o tempo todo e talvez mais expressiva assim como Ikeda Sensei criou. 



3- O filme é um musical:


Se você é do tipo que foge de filmes animados musicais, como, por exemplo, Anastasia de Don Bluth 1997, então definitivamente esse filme não é para você! O filme animado da Rosa de Versalhes é um musical rasgado, inspirado nas peças musicais do teatro feminino Takarazuka Revue. Em meio a história, teremos números musicais, acredito eu, que essas canções serão dubladas para nós também, já que vi um trecho com uma das canções dubladas em inglês. Sou apaixonada por musicais, amo Disney e todos seus clássicos repletos de músicas, amo Takarazuka Revue, então não é um problema para mim! E se você também gosta, na certa curtirá o filme.




4- Não é uma história para crianças e sim para um público adolescente.


A Rosa de Versalhes não é uma obra infantil e sim um Shoujo mangá histórico, com fatos costurados a uma fantasia.    Para quem não entende sobre o assundo: Mangá Shōjo (少女漫画, shōjo mangá) é uma categoria de mangá direcionada para o público feminino adolescente e jovem moças. É um dos principais tipos de mangá, ao lado de shōnen (para meninos) e seinen (para homens jovens). O termo "shōjo" significa "menina" ou "adolescente" em japonês.  Portanto, não é recomendado para seu filho/filha pequeno.



5- Rosa de Versalhes fará você se interessar pela história real de Maria Antonieta e a revolução francesa, de tal forma que você vai querer estudar e se aprofundar no assunto. Porém, a obra lida com assuntos considerados polemico sem tempos do politicamente correto. Como, por exemplo: revolta nas favelas de Paris e a prática de corrupção, vícios diversos de membros da aristocracia e da igreja. Sem contar que existem momentos dramáticos, mortes e violência moderada. O filme adapta de maneira mais fiel ao mangá original, porém a história é resumida, em um longa-metragem animado com duas horas de duração.Rosa de Versalhes um filme com direção de Ai Yoshimura, roteiro de Tomoko Komparu e Character Desingn de Mariko Oka.


 Enfim, se você não conhece essa obra maravilhosa de Ikeda, a hora é essa! E se você já conhece, então vamos assistir juntos e seus comentários serão sempre bem vindos.





Daqui a pouco entra a primeira parte da nossa resenha.


Espero que tenham gostado!


Daqui a pouco tem mais.

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





terça-feira, 29 de abril de 2025

E o esboço de hoje, uma linda e dramática cena onde Oscar e André abraçam e flutuam em direção ao céu.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!


Às vésperas da estreia do novo filme animado da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), a conta oficial do Movie antigo Twitter, mais um esboço, utilizado na animação do novo Movie, que contou com o design de personagem de Mariko Oka. E dessa vez, temos uma linda e dramática cena onde Oscar e André abraçam e flutuam em direção ao céu.


A cena foi inspirada em uma das mais famosas ilustrações do mangá original de Riyoko Ikeda, que retratava com um estilo delicado todo o drama desse tão amado casal. E é amanhã o grande dia a estreia do novo filme animado da Rosa de Versalhes. Teremos resenha, vídeos e tudo mais.


Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Hoje é 29 de abril O Dia internacional da Dança: Relembrando memoráveis cenas de danças em Rosa de Versalhes e Utena.💃

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



 

Hoje é 29 de abril e, segundo o Calendarr é o dia internacional da Dança. Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança. A data foi criada pela UNESCO em 1982 e o dia 29 de abril foi a data escolhida em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.  Para quem não o conhece, Jean-Georges Noverre (1727–1810), considerado o criador do balé moderno. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por escrever uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Então, em comemoração ao dia 29 de abril, hoje decidi relembrar alguns momentos de danças em Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e também em Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ), uma história inspirada em Lady Oscar, na qual temos uma memorável dança.💃,



Começando por Rosa de Versalhes, é claro. Quem não se lembra do momento épico da animação, no qual a heroína chega ao baile com seu uniforme militar de Gala e Dança com Maria Antonieta, a noite toda, para impedir a Rainha de dançar com Hans Axel von Fersen para não manchar a reputação da rainha? Amo essa cena no anime, então ela precisava aparecer no post especial do dia da dança.





Na versão animada da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), um dos episódios mais queridos pelos fãs, certamente mais o 25, Coração de Mulher, O minueto do amor não correspondido. Nesse episódio, Lady Oscar está finalmente decidida a tentar conquistar o coração do Conde Fersen e pela primeira e única vez podemos ver nossa heroína usando um belíssimo vestido. Ela chega ao baile e ninguém a reconhece, mas certamente aquela moça tão bela do baile encantou Fersen naquele momento. Ele a chama para dançar, e obviamente ela aceita.


Durante a dança, Fersen observa a moça e lhe diz algumas palavras que destroem seu coração, algo como" Conheço uma garota Linda e loira como você, ela é generosa e culta, determinada, daria a vida por seus ideais. Ela costuma esconder seu belo corpo debaixo de um uniforme militar e faz tudo para que os homens não se interessem por ela. Está garota de quem estou falando é minha melhor amiga.

 

A cena também existe no mangá original de Riyoko Ikeda, não temos muitas diferenças, exceto pelo vestido de Oscar nas páginas coloridas do mangá cor de rosa. No anime, o vestido é azul, porém, em entrevistas, Ikeda já revelou que, na verdade, o belo vestido de Oscar é branco, simbolizando a pureza e virgindade da heroína. A cena da animação sempre me faz lembrar da Cinderela da Disney, quando a mocinha dança com o príncipe durante o baile.


No próximo dia 30 de abril, a Netiflix disponibilizará o novo filme de animação da Rosa de Versalhes, que estreou no dia 31 de janeiro nos cinemas japoneses. E também teremos uma nova versão do momento que Oscar dança com Fersen, usando pela primeira e única vez um belíssimo vestido. Tudo que temos é apenas o  esboços, utilizado na animação do novo Movie, que contou com o design de personagem de Mariko Oka.



Ainda sobre a nova animação filme animado,  recentemente foi lançado um vídeo intitulado Enchanting Masquerade" , onde é possível ver uma cena musical do baile de máscaras em Paris, onde Maria Antonieta conhece Fersen. No vídeo é possível ver a belíssima animação com os personagens dançando no salão.:









Outro momento incrível do Mangá Rosa de Versalhes acontece quando Oscar decide enfrentar a sociedade dançando com sua protegida Rosalie. Nesse momento, temos uma memorável dança de Oscar e da pequena Rosalie que acaba causando inveja em todas as moças e rapazes presentes no salão. Em algumas peças da Takarazuka Revue, Oscar também dança com Rosalie, então vale a pena relembrar:



 No clássico Lady Oscar de 1979 não temos Oscar dançando com Rosalie, mas a garota dança com André. Veremos como será no novo filme de animação.



Falaremos agora de um dos melhores momentos de Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ). A protagonista Utena e sua amiga Anthy recebem os convites para um baile. Mas Nanami, a irmã maldosa de Touga, está decidida a humilhar Anthy.  Nanami provoca a situação que termina com o vestido de Anthy rasgado durante o baile. Mas Utena surge do nada, fazendo um belíssimo vestido improvisado com uma toalha de mesa para Anthy e as duas, e as duas dançam lindamente pelo salão, provocando inveja em todos os convidados. Essa é sem dúvida uma das melhores cenas da animação Utena e termina com uma belíssima dança. Só lembrando que a animação Utena completou 28 anos no dia 2 de abril, para quem quiser tem post comemorativo aqui no blog.

 


 




A data também está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril. No site Calendar também temos algumas frases sobre o Dia da Dança. Então deixo logo abaixo:


Frases para o Dia Mundial da Dança.


    "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança/, Mas a paixão que vai na alma de quem dança". Augusto Branco.


    "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar ... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" Isadora Duncan.


    "Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto' Michael Jackson.


Finalizo com mais algumas imagens das memoráveis danças do anime Rosa de Versalhes:

 

Lady Oscar dança com Maria Antonieta

 








 

Feliz dia da Dança!💃

Uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.💃

 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Uma análise Detalhada do apelo do filme "A Rosa de Versalhes" que agradará àqueles que não são daquela geração. (Artigo traduzido)

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


 


No próximo dia 30 de abril, chegará ao catálogo da Netflix o tão aguardado filme animado da Rosa de Versalhes. A nova adaptação do clássico shoujo mangá de Riyoko Ikeda fez sua estreia nos cinemas japoneses em 31 de janeiro desse ano, sendo uma animação extremamente elogiada pela própria autora da série. Até a data da estreia, trarei para vocês artigos traduzidos, notícias e tudo que for relacionado à nova animação. E no dia da estreia já entra aqui no blog a primeira parte da nossa análise profunda. Essa resenha será longa, mas prometo comentar cada detalhe importante do Movie. Hoje trago-lhes um texto publicado já há tempo, no site ANIMATE, assinado por Marimo, que fez uma análise completa sobre a nova animação. Lembrando que o texto não é meu, eu só traduzi. Tradução é livre e o texto é o mesmo para todos, então sinta-se à vontade para fazer sua tradução também, caso lhe interessar.:





O apelo de "A Rosa de Versalhes" ressoa com fãs de todas as gerações. A versão cinematográfica retrata a dramática "revolução na vida" que o amor e a fé de Oscar e seus amigos provocam! Fiquei atraída pelo equilíbrio primoroso entre o respeito pelo original e o remake da Era Reiwa. 




"A Rosa de Versalhes" é um mangá obra-prima de Riyoko Ikeda que retrata a vida de pessoas que viveram tão nobremente quanto rosas no início da Revolução Francesa, incluindo Maria Antonieta, a última rainha da França, e a bela mulher vestida de homem Oscar François de Jarjayes, entrelaçando amor, romance e fatos históricos.

Esta obra, que celebrará seu 50º aniversário em 2022, continua sendo amada por pessoas de todas as gerações, mesmo meio século após sua criação, com apresentações no Takarazuka, eventos colaborativos, exposições especiais e o desenvolvimento de produtos colaborativos. Então, na sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, a versão cinematográfica de "A Rosa de Versalhes", que foi anunciada como parte das comemorações do 50º aniversário, foi lançada.

Neste artigo, a autora, que adora "A Rosa de Versalhes" desde que era aluna do ensino fundamental, compartilhará o apelo de "A Rosa de Versalhes" e suas primeiras impressões da versão cinematográfica revivida na era Reiwa.

Doloroso e comovente, mas belo e nobre... O mundo de "A Rosa de Versalhes", que retrata os conflitos e as determinações da vida, ressoa até mesmo entre pessoas na faixa dos vinte anos.

Atualmente estou perto dos 30 anos, então não faço parte da geração Rosa de Versalhes. Comecei a ler quando estava no ensino fundamental e li alguns quadrinhos que minha mãe tinha. Mesmo sendo jovem, fiquei fascinada pelas belas linhas desenhadas por Ikeda-sensei e pelas falas memoráveis, então imediatamente peguei o vídeo emprestado e fiquei obcecada pela versão animada. Fiquei fascinada pela beleza dos personagens e pelos brilhantes trajes e móveis rococó.

Agora que sou adulta, ler "A Rosa de Versalhes" novamente ressoa profundamente em meu coração com as vidas amorosas extremamente complicadas e as lutas de Oscar, Antonieta, André e Fersen.

Oscar foi sobrecarregada com um destino muito diferente daquele de uma típica mulher aristocrata e lutou com sua identidade como homem e como aristocrata. Escondendo seus sentimentos que ameaçavam explodir, André decidiu ficar ao lado de Oscar como uma sombra. Mesmo sendo uma rainha, Antonieta continuou a amar como ser humano. Mesmo sabendo que não poderiam ficar juntos, Fersen amava Antonieta e decidiu permanecer solteiro pelo resto da vida.

Nota: O  o novo  filme animado não é um remake do anime de 1979 e sim uma nova adaptação do mangá original de Riyoko Ikeda.

A maneira como eles continuam a confrontar os sentimentos intensos que queimam em seus corações e a viver suas vidas ao máximo depois de passar por conflitos e determinações floresce graciosamente como uma rosa no contexto de uma era trágica em que as diferenças de status social, as posições em que se encontram e os casamentos políticos determinam a vida das pessoas. Por outro lado, o relacionamento entre Antonieta e Luís XVI, que me fez sentir que havia amor mesmo que não fosse amor romântico, também toca meu coração... Como escritora agora prestes a entrar na casa dos 30, o ano em que ambos se lançariam na Revolução, isso perfura meu coração como uma agulha e é difícil de remover.

"A Rosa de Versalhes" também despertou meu interesse pelas dinastias e cultura francesas, o que por sua vez me motivou a estudar história. Que tipo de pessoa Antonieta realmente era? Que tipo de vida seus filhos levavam? Quão cruel foi sua execução pública pelo instrumento chocante conhecido como guilhotina? Qual foi o processo que levou à construção de Versalhes? Ao pensar nos personagens de "A Rosa de Versalhes" e ler vários documentos, você descobrirá que Paris é uma cidade que você deseja visitar algum dia.

"A Rosa de Versalhes" está repleto de coisas que tanto especialistas quanto iniciantes podem aproveitar! Impressões do filme

Como mencionado acima, esta autora é completamente fascinada pela A Rosa de Versalhes desde criança. Estou ansiosa pelo lançamento desta versão cinematográfica desde que a produção do filme foi anunciada na "Exposição Rosa de Versalhes" de 2022! Então fui vê-lo no primeiro dia em que foi lançado.

A tela em que assisti não tinha apenas pessoas da geração original, mas também pessoas mais jovens, na faixa dos 20 anos ou mais, e até alguns homens, então fiquei um pouco surpresa com a grande variedade de espectadores. Além disso, parece haver uma multidão reunida na área de mercadorias...o que é isso? Mas então encontrei um canto de produtos da "Rosa de Versalhes" e fiquei surpresa com isso também! Eu podia sentir a dignidade desta obra-prima avassaladora e, por algum motivo, me senti orgulhosa (é um momento feliz quando você percebe que sua obra favorita é amada).

Além disso, o manuscrito de reprodução da obra original que será distribuído como benefício aos visitantes ("Obra original: Ikeda Riyoko, manuscrito de reprodução de cena lendária [em envelope de manuscrito] ~ Oscar em um vestido uma vez na vida ~") é fantástico e vai deixar você animado! A emoção de receber a bolsa de manuscritos, como se você realmente tivesse recebido um manuscrito de Ikeda-sensei, e a beleza de Oscar em um vestido que aparece de dentro da bolsa vão te deixar tão animado que você não conseguirá evitar reagir como André... Este é um item essencial para os fãs da obra original.

Quanto à história principal, ela parecia focar principalmente em Oscar e era estruturada em torno do tema do amor e das crenças que ela, Antonieta, André e Fersen escolheram.



Como esse sucesso de bilheteria se concentra em duas horas, naturalmente muitas partes foram cortadas e ele parece um resumo, mas o enredo permanece firmemente baseado no original. Achei que o filme transmitiu com eficiência a turbulência na França, ao mesmo tempo em que capturou as cenas e falas famosas que aparecem ao longo do filme. O nível de reprodução era alto e o respeito pelo original era claro. Você também poderá ver personagens secundários encantadores, como Rosalie, Madame de Polignac e Madame Dubarry.

Por outro lado, também é importante notar que a peça tinha muitos aspectos musicais.  A música é de Hiroyuki Sawano, que trabalhou em trilhas sonoras, acompanhamentos de dramas e músicas para inúmeras obras de anime, como "Attack on Titan", "One Piece" e "Blue Exorcist", e o canto dos dubladores é altamente talentoso e cativante de ouvir. Era um tema musical? As cenas musicais que expressam os sentimentos de cada personagem são tão lindas e comoventes que fazem você pensar... Acho que as pessoas que conheceram "A Rosa de Versalhes" por meio de Takarazuka vão gostar especialmente deste.

Além disso, a cena que retrata Versalhes no início tem um toque pop que lembra o filme "Maria Antonieta".[2] Parecia ser voltado principalmente para pessoas que já leram a obra original, mas também incluía uma explicação completa do enredo e do contexto histórico, então acho que também poderia ser uma boa introdução à obra original para novos fãs que estão apenas começando.

Quando esse roteiro e essa música são combinados com uma animação suave e rápida, o teatro fica repleto de uma atmosfera romântica e dramática, com um estilo diferente do anime original.

É maravilhoso ver as cenas elaboradas e estonteantes de vestidos e móveis deslumbrantes, a Paris cintilante e a vida glamorosa da corte se desenrolarem, mas quando a história muda repentinamente para a Revolução Francesa, a ferocidade e a dor da batalha são retratadas com tanta intensidade que atinge o coração. Como esperado da qualidade do MAPPA, que produziu uma série de sucessos, incluindo "Chainsaw Man", "Attack on Titan", "Jujutsu Kaisen" e "Yuri!!! on ICE"! Não consegui evitar um gemido. A tecnologia de vídeo da Era Reiwa é incrível...!

O filme também conta com um elenco repleto de estrelas de dubladores, incluindo Sawashiro Miyuki (como Oscar François de Jarjayes), Toyonaga Toshiyuki (como André Grandier) e Eguchi Takuya (como Florian de Gerodel).

Entre elas, a atuação que mais me marcou foi a de Aya Hirano, que interpretou Maria Antonieta.  No começo, a voz de Antonieta é suave e adorável, cheia de charme feminino, mas quando ela descobre o amor verdadeiro, encara seu destino como rainha e encontra seu próprio caminho, sua voz se torna muito mais madura, forte e resoluta. Para colocar em uma metáfora, é como uma pequena flor delicada se transformando em uma rosa vermelha brilhante que floresce com dignidade. Foi incrível ver a voz de Antonieta ficar mais grave à medida que ela amadurecia! Este é um ponto ao qual você definitivamente deve prestar atenção ao visitar a exposição.

A versão cinematográfica de "A Rosa de Versalhes" me fez perceber mais uma vez que ela retrata a revolução nas vidas de Oscar, Antonieta, André e Fersen, provocada pelo amor e pelas crenças de cada um deles, ao mesmo tempo que a Revolução Francesa. Seja você um fã de longa data, um fã casual ou um completo novato, se você estiver minimamente interessado, recomendo que vá ao teatro. Espero que isso seja um trampolim para entrar no teatro.

[Texto/Marimo]

A Era Reiwa  teve inicio em 30 de abril de 2019,  "A Rosa de Versalhes" é um shoujo mangá  serializada entre 1972 a 1973 ou seja da Era Showa (1926-1989).


Me parece que o texto cita   o filme Maria Antonieta de Sofia Coppola de 2006. Alias recomendo para quem curte a a história da vida da Monarca, pois o filme é bem interessante, quem sabe um dia faço uma resenha.


Enfim, essa foi a tradução do texto, e nos próximos dias trarei muito mais sobre o filme da Rosa de Versalhes. E se tudo ocorrer bem, já no dia da estreia teremos a primeira parte de nossa resenha.


Espero que tenham gostado!




ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.