Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Por que o personagem André é amado por mulheres de várias gerações? Comentando sobre uma postagem feita por uma fã em um dos grupos do Facebook.

  

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 

Hoje, em um dos grupos do Facebook de que participo, presenciei uma discussão sobre o personagem André Grandier, o par Romântico de Lady Oscar, a heroína icônica do mangá A rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda. A discussão começou após uma participante postar a imagem da cena do beijo roubado que ocorre, no anime de 1979, quando o casal começa a discutir, após Oscar decidir se desligar da guarda real. Quem leu o mangá e assistiu ao anime sabe bem que nessa cena temos um descontrole de André. No mangá, dá a entender que ele quer fazer algo mais violento com Oscar e, no anime, ele acaba só rasgando a manga da camisa da moça e a beijando à força. Bem, não direi o nome da pessoa, mas essa mulher disse que não gostava do personagem André, por ser violento, usar Oscar como um objeto de desejo, mas como? Sim, também não entendi! Ela ainda se atreveu a dizer que André tenta envenenar Oscar, por isso ela não presta e não consegue entender como um personagem desse tipo pode ser amado por mulheres de gerações diferentes. Para completar a pérola, ela finalizou com o seguinte comentário: “Este é o seu problema. Nunca valorize esses gêneros de homens. Perversos!” André é perverso? Será mesmo?  Acho que alguém aqui não teve capacidade de entender a obra de Ikeda ou nunca leu o mangá.

 .








Pois bem, eu nada respondi a essa senhora, mesmo tendo vontade, mas decidi abrir esse post somente para comentar e expor minha opinião.  Primeiramente, aconselho essa senhora a reler todo o mangá original, e se ainda, sim, continuar odiando o personagem, é porque tem uma pedra no lugar do coração. Só pode!

Vamos aos comentários: André perverso nem uma figura de um homem cafajeste ou algo do tipo! André é um rapaz pobre, que perdeu os pais ainda cedo. Sua história cruza com a de Oscar, por ter somente um parente vivo, sua avó materna (Já confirmado por Ikeda), que passa a ser a responsável pelo garoto.  André conhece Oscar, os dois se tornam amigos, crescem juntos, compartilham das mesmas experiências, aprendizados, alegrias e dores como irmãos.  O tempo passa, André e Oscar aprenderam as artes da esgrima e equitação juntos quando eram crianças. Como eles cresceram, o rapaz Oscar tornou-se guarda de Maria Antonieta e o abismo entre as classes deles aumentou. Ele foi descrito como um “verdadeiro herói da classe trabalhadora”, por Helen McCarthy. O rapaz é está secretamente apaixonado por Oscar, mas nunca diz a ela até que ambos decidem auxiliar os insurgentes quando começa a Revolução Francesa. Oscar inicialmente o recusa e solicita para deixá-la, mas ele teimosamente permanece ao seu lado até que, mais tarde, ela admite que o ama. André perde a visão do olho esquerdo para salvar Oscar, que havia sido capturado pelo Cavaleiro Negro. Sua condição piora lentamente até que ele fique completamente cego. André é um homem muito sensível e apaixonado, sofrendo por seu amor não correspondido por Oscar, mas é incapaz de saciar seu desejo por ela.  Alguém que se sacrifica tanto por outra pessoa merece mesmo ser odiado? Por isso repito, essa senhora não tem qualquer conhecimento sobre A Rosa de Versalhes.



Então, antes de mais nada, vale lembrar que a essa cena da briga do casal, acabou se tornado polêmica na Itália por ser uma discussão e ter um pouco de violência, e o público desse desenho na época eram crianças. Começaremos, agora, analisar a cena e os motivos que levaram nosso apaixonado André, sempre calmo, educado e bom amigo, perder o controle. Neste episódio, Oscar continua apaixonada pelo amante secreto de Maria Antonieta, o conde Hans Axel von Fersen. Como você sabemos, não é apaixonado por Oscar, mas sim, pela rainha da França desde o primeiro encontro no baile de máscaras em Paris, um amor a primeira vista digamos assim.

briga de Oscar e André termina com um beijo roubado.

 

André sempre amou Oscar, mesmo nunca dizendo isso a ela, por considerar um amor impossível, já que Oscar é nobre e ele é um plebeu. Mas seu amor por ela, existe, ele nunca desistiu de Oscar, então ver a mulher que ama apaixonada por outro homem, doí e dói até demais. Sem contar que nessa alturas, André já estava começando a sofrer com a cegueira, como sabemos ele foi ferido no olho esquerdo pelo cavaleiro negro e mais tarde começa perder completamente a visão. Tudo isso com certeza já havia mexido com o emocional de André.

Oscar e seu primeiro amor Conde Fersen:

 

Um amor não correspondido.


Vamos, recapitular os acontecimentos dos episódios anteriores do anime Rosa de Versalhes, também conhecido como "Lady Oscar", para entender melhor esse descontrole do nosso André Grandier. 

Começamos pelo primeiro encontro de Antonieta, com Fersen, acontece no episódio 7" O baile de Máscaras" a futura rainha da França, Maria Antonieta, encontra o conde de Fersen pela primeira vez nesse baile de máscaras em Paris ao qual comparece escondida e os dois se apaixonam a primeira vista. A partir desse episódio, nasce um caso secreto entre eles. Na verdade, não tão secreto, já que acaba sendo motivos de fofocas e todos acabam sabendo do amor proibido da Rainha.

Mais para frente Antonieta, é coroada rainha da França a e esposa de Luís XVI, e no episódio 11 Oscar convence Fersen a deixar a corte para evitar mais escândalos e uma possível mancha no nome da rainha. Fersen parte, Antonieta, depressiva, começa com gastos desnecessários, com vestidos e joias. Pulamo para o episódio 17, Fersen retorna depois de quatro anos.  Antonieta se anima com a volta de seu amada, mas Oscar também está muito feliz em rever Fersen, o que deixa André atormentado.

E no episódio 18 Fersen e a rainha têm um encontro com Antonieta na floresta ao redor do palácio, e ele conta que em breve deve se casar com outra mulher e seu amor ilegal não pode continuar. Na verdade, nos dias seguintes continua, com Lady Oscar forçada a atuar como intermediária entre os dois escondendo esse romance proibido, vamos assim dizer. Tudo continua até que Fersen parte novamente vai para os Estados Unidos.

 A coronel Oscar, que escolheu viver como um homem e desfrutar de toda a liberdade que ela nunca teria como mulher, se apaixona por Fersen e pela primeira vez se vê atormentada por esses sentimentos.
Esse tormento de Oscar, é mostrado também no mangá original, em uma determinada cena, a heroína está cavalgando e os galopes de seu cavalo, representa, na verdade, o coração atormentado de nossa loira favorita. Oscar se vê apaixonada, porem ela não imaginaria que isso fosse um dia acontecer, mas acontece e como sabemos ela sofrerá com esse amor que jamais  será correspondido.


" Essa menina é minha melhor amiga!"


Chegamos, agora, a um de meus episódios favoritos e acredito ser o favorito da maioria das fãs de Rosa de Versalhes, o episódio 25," Coração de Mulher" Um Minueto de amor não correspondido. Fersen retorna a corte, Oscar apaixonada, acredita que Antonieta, pode estar fora de seu caminho, afinal nessas alturas a rainha da França já é mãe de duas crianças. Então pela primeira vez, Oscar decide comparecer ao baile usando um belíssimo vestido branco, sim, o vestido é branco segundo a própria Riyoko Ikeda, a cor representa a pureza e virgindade da Heroína. Nas páginas coloridas do mangá, o vestido de Oscar aparece na cor rosa e na versão do anime azul, mas, na verdade, é um vestido branco.

Oscar usou um vestido pela primeira vez.


No mangá, André está inconformado, ele não aceita que Oscar vá a um baile vestida como mulher para danças com os rapazes (Na verdade, ela só quer dançar com Fersen), já que ele ama Oscar como ela é uma mulher militar e nunca se importou com a roupa que ela usa. No Live action então, é até pior André se mostra ainda mais ciumento. Mas votamos, ao anime Oscar vai ao baile, ela está linda, a cena sempre me lembrou Cinderela da Disney, e todos ficam atordoados com o charme daquela belíssima condessa. Oscar consegue por um momento a chamar atenção de Fersen e ele a convida para uma dança. Mesmo dançando com ela, Fersen não a reconhece naquele luxuoso vestido Estranho, não é? Um pouco como o que acontece com Clark Kent quando ele tira os óculos e se torna Super-Homens, Ou Marinette em Miraculous quando se transforma em LadyBug. Enquanto dançam juntos, Fersen diz a Oscar algo que deixaria seu coração em pedaços, algo como "Eu conheço uma pessoa que se parece muito com você, ela é loira, alta e bonita, escondendo seu belo corpo debaixo de uniforme militar, capaz de tudo por seus ideais Essa menina que eu estou te contando é minha melhor amiga!"

Uma desilusão amorosa.



Nesse momento, Lady Oscar, percebe que Fersen a vê apenas como uma amiga, para mim é um dos momentos mais tristes, porque apesar de ser militar, Oscar é uma garota como qualquer uma de nós, ela também tem sonhos, sentimentos e estava apaixonada e ao se vestir de mulher, ela estava abrindo seu coração pela primeira vez, mas acaba percebendo que está na zona de amizade, foge e Fersen acaba percebendo que talvez a bela condessa que ele magoou sem querer seja de fato Oscar, "sua melhor amiga". Me lembro quando era pequeno o quanto fiquei triste em ver nossa comandante chorando debruçada na fonte ao assistir o especial em VHS que resume os 40 episódios da série.


Fersen reencontra Oscar após o baile, ele sabe que dançou com ela? Ainda não porem desconfia!


Mas agora, vamos ao episódio 28, quando acontece polêmica cena que André rasga a camisa de Lady Oscar. Nesse episódio o filho da rainha Maria Antonieta, pequeno príncipe José já estava muito doente, Fersen vai ver a rainha, mas a encontra chorando sob o altar e sai sem ser notada por ela. Então o conde resolve visitar sua melhor amiga Oscar. Os dois começam a conversar em frente à fogueira bebendo vinho e em um determinado momento ele pergunta a ela sobre aquela maravilhosa condessa, que ele conheceu no baile. Claro que Oscar não responde, como poderia dizer a ela que essa condessa era ela própria? Então ele segura Oscar pelo pulso e a obriga a olhá-lo nos olhos. Ela se sente acuada e foge. André, nessa parte já muito ciumento, vê toda a cena.

Você é a condessa que dançou comigo!


Fersen a segue e faz uma declaração: ele basicamente diz a ela que se ele soubesse que Oscar era tão bonita e que se ele soubesse que ela estava apaixonada por ele, talvez fosse diferente. Infelizmente é tarde, então Oscar o silencia e diz: "Eu já apaguei certos sentimentos do meu coração. 

Por que estou recapitulando os episódios anteriores? Para provar que André já estava atormentado com tudo, principalmente por Oscar estar apaixonada por Fersen, portanto ele não foi malvado, apenas estava sofrendo por amor não correspondido e com sua cegueira. Então agora vamos ao que interessa, ao episódio 28 e a cena que acontece a briga de Oscar e André que termina com a manga da camisa da nossa loira favorita sendo rasgada.

Esquecendo os sentimentos por Fersen.
 

Continuando, pouco depois, André vai até Oscar e a vê em pedaços. André é a sombra de Oscar e mesmo sofrendo em ver a mulher que ama apaixonada por outro homem, ele nunca sai de perto dela. Cego de um olho e enxergando muito pouco com o único olho funcional. Como mencionei acima, ele foi ferido em uma luta com o Cavaleiro Negro, que cortou seu olho esquerdo com sua espada (mas ele também está perdendo a visão em seu olho direito, porque ele forçou demais). André, então, começa a beber com certeza para esquecer dos problemas. Neste episódio, aliás, o vemos em uma taverna com seus outros amigos soldados festejando.  Também é importante pontuar, que nesse é mesmo episódio, que Lady Oscar, vai até a rainha Maria Antonieta para dizer que ela quer deixar a guarda real. Essa decisão é mal interpretada por André. Ele se irrita e pergunta se o motivo de Oscar querer deixar a guarda de Sua Majestade é para nunca ver Maria Antonieta, a mulher que Fersen ama. E sim, esse é um dos motivos, o outro motivo é que Oscar considerou sua paixão por Fersen um momento de fraqueza e quer esquecer esses momentos em campo de batalha. Mas nessa parte, André, após ter bebido, faz uma declaração de amor a ela: se fugir é a solução, então ele teve que fugir dela há muito tempo. Claro que Oscar ignora, afinal ela quer viver como um homem, já que passou por uma desilusão amorosa com seu primeiro amor Fersen.

Uma Rosa jamais será um Lírio e mulher será sempre uma mulher.
 


E nessa hora, acontece a famosa frase que só existe no anime"uma rosa é uma rosa, mesmo que seja branca ou vermelha: uma rosa nunca será uma Lilas (lilás). Na nossa versão dublada que aparece apenas no filme que resume os 40 episódios da série, a frase ficou "Uma Rosa jamais será um Lírio". O que ele quis dizer? Simples, Uma mulher é sempre uma mulher, independentemente da roupa que use. Oscar não aceita, claro, ela é militar e orgulhosa, dá um tapa nele e ele a agarra pelo pulso e se aproxima do rosto dela e Lhe rouba um beijo. Ela grita, tenta afastá-lo e ele acaba sem querer rasgando a manga da camisa da moça.

André  e Oscar discutem.
  
Pouco depois, André percebe vê Oscar chorando, se arrepende e pede desculpas a ela. Antes de partir, ele diz a ela que a ama e sempre a amou… Mas, como sempre, ela não responde. Em minha opinião, André tinha medo que Oscar fosse transferida para o exército, afinal é algo muito mais arriscado e perigoso, a vida da nossa heroína poderia estar em risco. Sem contar que um bando de soldados machistas poderia não aceitar uma mulher comandando a tropa, o que de fato acontece e Oscar precisou provar seu valor e conquistar a liderança.  Tirando isso, André sofreu até demais, nos episódios anteriores que mencionei ao ver a mulher que sempre amou apaixonada por um homem nobre. Apensar de ser um homem doce, sensível e apaixonado, André é humano e ninguém é perfeito, nesse momento tivemos sim um descontrole do mocinho, mas foi por amor, por estar apaixonado e não ser correspondido, por ciúme, insegurança e principalmente por medo de perder Oscar e tentar declarar esse amor escondido durante tanto tempo.  Muitos dizem que essa cena foi censurada, na verdade, recentemente assisti ao episódio italiano e descobre que não foi. Não há partes de nudez e as imagens da versão original japonesa são idênticas à italiana.  
 
Finalizo com algumas imagens do anime Rosa de Versalhes:
 
 





 

  Agora falarei de Oscar, ela também ama André de todo o coração; ela sempre o viu como uma parte de si, mas não conseguia ver André como um possível par romântico, por considerá-lo seu irmão. Prestem atenção, querido irmão, porém mesmo assim ambos são inseparáveis. Quando André é ferido no olho por um golpe da espada do Cavaleiro Negro, é possível ver a ira de Oscar.

Mais tarde, ela mesmo o chama de “meu André”, como esquecer essa cena do anime clássico? No mangá e no filme MAPPA, é Oscar quem solicita André em casamento. A cena da noite de amor é tão linda e tão pura, que ainda não entendo por qual razão, ainda em pleno século XXI, ainda incomoda!.



Infelizmente, André morre baleado no dia seguinte à sua declaração de amor, capaz de compartilhar uma única noite de paixão com a mulher que sempre amou.

 
 


E quando André morre, num momento de cortar o coração tanto no mangá quanto no anime TMS, Oscar realmente se arrepende de não ter podido experimentar mais amor físico com sua alma gêmea, relembrando por um lado o exato momento de sua união física, que certamente não aconteceu por André ser violento, mas com prazer e alegria de ambos, mesmo que essa felicidade não tenha durado muito, Oscar o chamou de marido, sim ela já se considerava esposa de André.



Para a pessoa que fez esses comentários que me inspirou a abrir esse post, recomendo que releia toda a obra original, de Ikeda, dando mais atenção a André e todo o sofrimento do rapaz. Ele errou, sim, ao tentar envenenar Oscar, e também quando a empurrou contra a cama, rasgando a mangá de sua camisa. No mangá original, a cena é mais pesada, chega a dar impressão de que André será ainda mais violento com Oscar, mas tudo é uma questão interpretativa, por isso Ikeda não ousou ir tão longe. Vale lembrar que o que fez perder o controle foi o desespero, o sofrimento por um amor não correspondido. Não justifica, eu sei, mas também não é motivo para alguém dizer que André é cafajeste e violento.



Finalizando, irei responder a essa senhora, sua primeira pergunta: por que André é amado por gerações de mulheres? Porque ele não é um monstro violento como a senhora imagina. André é amado por gerações por sua extrema lealdade a Oscar, por sua gentileza, companheiro, por sua coragem, por todo seu sacrifício e principalmente por apoiar, respeitar e proteger Oscar com sua própria vida. Por todos esses motivos, ele é amado por gerações. André é o protótipo de marido ideal, o sonho de um companheiro perfeito para muitas moças e mulheres, por ser extremamente confiável, que seguiu nas sombras, apoiando Oscar em todas as suas decisões.





Enfim, como sempre digo, não tem o que fazer vai falar besteira na internet.
! .

Espero que tenham gostado!


Daqui a pouco tem mais.

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.