Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 18 de dezembro de 2022

Riyoko Ikeda autora da Rosa de Versalhes completa 75 anos hoje! Feliz aniversário Ikeda Sensei!!!🎂🎂🎈🎉🎁

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

No dia 18 de dezembro de 1947, nasceu nossa querida Riyoko Ikeda, autora de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido como Lady Oscar. Ikeda é uma das manga-kas mais importantes do Japão e membro do Nijūyo-nen Gumi (24年組), mais conhecido aqui no Brasil, como grupo 24 (da Era Showa) todas as autoras desse famoso grupo são conhecido por revolucionar o shoujo mangá.
 
 



Bem, esse ano marca também os 50 anos da Rosa de Versalhes, sua obra de maior sucesso, as comemorações continuam, até mesmo um filme comemorativo será lançado muito em breve.
 
 
 
Feliz aniversário Riyoko Ikeda e Obrigada por tudo!

 
 
 

Riyoko Ikeda, nasceu em Osaka, resolveu sair de casa e  ir sozinha para Tokyo, onde pretendia fazer uma faculdade de filosofia,seu pai disse que pagaria seus estudos apenas por um ano, após isso ela precisaria de um emprego e se sustentar, caso contrário voltaria para casa e teria de casar. Mas Ikeda, sonhava mesmo com a carreira de escritora, e na época o mercado dos mangás  estava se expandindo, e buscava por quadrinistas, principalmente para revistas femininas, Ikeda era boa com desenhos, e por isso decidiu tentar uma carreira de manga-ká e após, muitas tentativas ela conseguiu sua independência financeira, desenhando mangás.

 
 
 
O seu sucesso e reconhecimento, veio com Versailles no Bara (ベルサイユのばら),  famoso no Ocidente  como Lady Oscar, devido ao enorme sucesso do anime. Rosa de Versalhes, começou a ser serializada na revista feminina Margaret da editora shueisha em 1972, mas nem tudo foram flores.  Ikeda, sofreu e batalhou para conseguir publicar seu mangá de maior sucesso, isso, porque quando a jovem escritora com apenas 24 anos, apresentou Rosa de Versalhes para o departamento editorial da Margaret (A maioria Homens*), rapidamente sua história foi rejeitada1 Isso porque existia na época, uma crença que mangás históricos não vendiam para mulheres e crianças, pelo fato desse publico não compreender história. Acreditava-se também que mangás históricos atraiam apenas o público masculino adulto. Mas Ikeda, sempre foi uma mulher forte e determinada, ela insistiu e afirmou que sua obra seria um sucesso, caso contrario  pararia e escrever e se demitiria. E ela conseguiu Rosa de Versalhes, Foi o primeiro mangá histórico para meninas com idades escolar e  fez um tremendo sucesso logo no início de sua serialização. 
 
 
 
 
A história foi inspirada na biografia Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum do escritor Stefan Zweig, a qual Ikeda leu quando era jovem e se emocionou com a história da última rainha da frança e assim decidiu que um dia escreveria uma história sobre Antonieta. Mas como escrever um mangá para meninas com idade entre 09  a 18 anos que todos saberiam como iria terminar? Ikeda precisava de um gancho, algo que servisse para dar emoção e ação a sua história, então ela decidiu criar Oscar François de Jarjayes uma jovem menina criada como um  rapaz e destinada aos serviço militar por vontade de seu pai, que não conseguiu ter um filho varão para seguir seus passos e dar continuidade a tradição militar da família Jarjayes. A princípio Oscar, serviria como um personagem de apoio para Mari Antonieta, mas foi ela que conquistou o coração das leitoras e logo veio  se tornar a protagonista da Rosa de Versalhes. Ikeda, em entrevista, revelou que Oscar a princípio seria um homem, um capitão que no final da história se juntaria a população durante a revolução francesa, mas a jovem autora tinha apenas 24 anos e nada entendia do  universo masculino, ela não podia imaginar como era a vida de um soldado, levantando-se de manhã e fazendo a barba, então decidiu fazer Oscar uma mulher e deu certo, super certo. Rosa de Versalhes rendeu 10 volumes, finalizada em 1973. Após o final da história, Rosa de Versalhes foi adaptada para o musical, no teatro feminino Takarazuka Revue,  que na época estava passando por um péssimo momento,  já que nos anos 1970 com a popularidade da TV e do Cinema o teatro estava entrando em decadência e graças ao sucesso da peça Rosa de Versalhes montada em 1974 o Takarazuka voltou a ser procurado e até hoje produz peças incríveis. Sim, Foi um mangá que salvou o teatro Takarazuka e esse mangá foi a Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda.
 
 
 
 Rosa de Versalhes também trouxe uma revolução ao Shoujo mangá  e o tornou respeitável no Japão e no mundo. Antes os mangás para meninas não eram nada bem vistos diante do mercado editorial, já que suas histórias eram com protagonistas ingênuas e sonhadoras, que buscavam seu amor e a realização de seus sonhos. Mas Lady Oscar diferia de tudo isso. Oscar, uma mulher  forte, guerreira, determinada, capaz e viver por suas própria, escolhas e que não precisava de um homem para se defender ou viver feliz. Algumas meninas sonhavam em ser ela, outras queriam um namorado ou marido como seu par romântico André Grandier, um homem delicado, sensível que apesar de ser o protetor de Oscar,  apoia a companheira em todas suas decisões.  Com o Boom da Rosa de Versalhes, Ikeda também escreveu noutros mangás baseados em acontecimentos históricos como  Orpheus no Mado (オルフェウスの窓 ), também considerado uma  de suas maiores obras e inclusive  deu a Ikeda o prêmio da associação de cartunistas do Japão em 1980. A Janela de Orfeu envolve fatos históricos reais como, por exemplo, a I Guerra Mundial e a Revolução Russa.  Infelizmente essa obra não virou anime e nem foi lançada no Brasil. Em uma entrevista, Ikeda disse as seguintes palavras "Se Rosa de Versalhes é o trabalho da minha juventude,A Janela de Orfeu é o trabalho de toda a vida". 



Mas não são apenas esses mangás que Ikeda escreveu baseado em fatos históricos, existem muitos outros como, por exemplo, Eikou no Napoleon ~Eroica~ (栄光のナポレオン - エロイカ), que seria uma espécie de continuação da Rosa de Versalhes, e não podemos deixar de mencionar o mangá Elizabeth ~kuni to kekkon shita jyoou~ (女王エリザベス), sobre a rainha Elizabeth I. Sim, a especialidade de Ikeda são mangás baseados em acontecimentos históricos.






Aos 40 anos, Ikeda resolveu dar uma pausa em sua carreira de mangá-ka  para estudar música e mais uma vez, ela obteve sucesso. Formou-se na faculdade, tornou-se soprano e hoje se dedica a escrever óperas. Ikeda também já escreveu peça para Takarazuka Revue sobre Rosa de Versalhes. Em 2009 Nossa querida Riyoko Ikeda foi premiada com a Ordre national de la Légion d'honneur, no grau de Cavaleiro, do Governo Francês. E apesar de ter dado uma pausa como manga-ká, chegou a desenhar novos gaidens na revista Margaret e criou e BeruBara Kids (ベルばらKids), uma paródia da Rosa de Versalhes.
 


 
Esse ano Ikeda  recebeu o prêmio Yellow Kids  Mestre dos quadrinhos, no dia 30  de outubro, no Teatro del Giglio em Lucca Comics Awards.Sou muito fã de Riyoko Ikeda, prefiro e apesar de preferi os traços dela dos anos 1970 acho lindo o atual também.



 
 




 
Enfim, não poderia deixar de homenagear ela, ainda hoje se der gravo um vídeo e trago uma resenha da Rosa de Versalhes em Homenagem a nossa Sensei.  Finalizo com alguns vídeos da Autora deixo abaixo:
 




 

 
 
 
Parabéns Riyoko Ikeda Muitos anos de vida!!!

Espero que tenham gostado!
 
Um Bom domingo e uma ótima semana  amigos da Lady Oscar.
 
 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.