Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Por que a protagonista de A Rosa de Versalhes se chama Oscar?


Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!


Você já se perguntou por que Riyoko Ikeda escolheu o nome "Oscar" para a nossa eterna Rosa de Versalhes? Recentemente, o perfil   The Rose of Versailles Book Shelf resgatou um trecho revelador de uma entrevista onde a autora detalha essa inspiração:



Pergunta 15: Qual a origem do nome Oscar?

Ikeda: "Eu assisti a um filme chamado 'Désirée' (no Brasil, 'Désirée, o Amor de Napoleão'). É uma obra que retrata a vida da Rainha da Suécia e, nela, aparece um menino chamado Oscar, que um dia se tornaria rei. Ele era tão adorável que pensei: 'Vou chamá-la de Oscar'. Afinal, Fersen também é da Suécia."

Cinema, História e Destino

Essa conexão é riquíssima. O filme em questão é um clássico que muitos de nós talvez tenhamos visto em aulas de História. A trama foca em Désirée Clary, a mulher que foi noiva de Napoleão Bonaparte antes de ele a abandonar por ambições políticas para se casar com Josefina.

Désirée acaba se casando com o General Bernadotte, que posteriormente se torna o Rei da Suécia. Há uma cena memorável no filme — que eu mesma lembro de ter visto na escola — em que Napoleão visita o filho recém-nascido de sua antiga amada no berço.

Ao olhar para o bebê, Napoleão exclama algo como: "Mas ele é tão pequeno!". Era uma cutucada bem-humorada no fato de o marido de Désirée ser muito alto, brincando com o mito histórico de que Napoleão era baixo (o que hoje sabemos que não era bem verdade). Mas, no fundo, a fala carregava um certo melancolia, como se ele dissesse: "Esse deveria ser o meu filho".

É fascinante notar como esse pequeno momento do cinema inspirou Ikeda a batizar a protagonista que viria a desafiar todas as convenções de gênero na França pré-revolucionária. Em outro trecho da entrevista, Ikeda continua:    

"Os nomes são escolhidos com base na sonoridade. "Normalmente, consulto dicionários biográficos para escolher nomes. Folheio-os completamente ao acaso, procurando um que soe parecido. Oscar vem do jovem Rei Oscar I da Suécia, que aparece no filme 'Rainha Désirée'. Ele aparece vestindo um uniforme militar. Achei tão fofo. Mas eu não conseguia decidir um nome do meio, então, quando encontrei François no dicionário biográfico, finalmente soou certo. Depois de decidir por Oscar, escolhi André por causa da sonoridade.""

Retrato de Oscar I da Suécia (c. 1806) por  Jean-Baptiste Isabey.


Um nome estrangeiro em plena corte francesa

Embora estejamos acostumados, é curioso notar que Oscar não é um nome de origem francesa. No contexto da corte de Versalhes, soa quase anacrônico — a menos, é claro, que houvesse uma justificativa externa. E ela existe.

A escolha de Ikeda vai além de uma simples preferência sonora; é uma homenagem visual e literária. Lembro-me vagamente de uma ilustração onde Ikeda desenhou a Oscar criança vestida exatamente como o futuro rei da Suécia (o bebê do filme Désirée). É uma imagem que estou louca para reencontrar, pois sela visualmente essa conexão sueca.

Curiosidades: Conexão Literária: Oscar Wilde

Mas a inspiração não para no cinema ou na genealogia sueca. Um detalhe que poucos fãs conhecem é que, em uma entrevista concedida há muitos anos, Riyoko Ikeda revelou ser uma grande admiradora do escritor Oscar Wilde.

Essa camada extra faz todo o sentido: Wilde foi um autor que desafiou as normas sociais de sua época e possuía uma sensibilidade estética única — características que, de certa forma, reverberam na construção da nossa General. Assim, o nome "Oscar" deixa de ser um estrangeirismo estranho para se tornar um símbolo de rebeldia e elegância, unindo a história real, o cinema clássico e a literatura vitoriana.

Espero que tenham gostado!
 
Daqui a Pouco tem mais! 





ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.