Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 4 de julho de 2024

O novo filme Da Rosa de Versalhes será lançado na primavera japonesa em 2025, mas será mesmo apenas um filme?

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!


 

Na ultima segunda-feira dia 1 de julho, todos fomos pegos de surpresa, porque logo cedo tivemos a notícia de que teríamos finalmente uma notícia sobre o novo filme, animação nova da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), baseado no Shoujo mangá de Riyoko Ikeda, serializado nas páginas da revista Margaret entre 1972 a 1973. O anúncio sairia às 6 da manhã do dia 2/07 no Japão, para nós aqui no Brasil, devido à diferença de horário, seria, portanto, às 18h. Meu pai, fã há 40 anos de Rosa de Versalhes, já estava esperando que fosse o trailer e a data de estreia e isso me deixou ainda mais ansiosa, afinal estamos aguardando notícias sobre a produção desde que foi anunciada em 2022.Tem uma resenha no blog para quem quiser ler.
 
 


E quem apostou que seria o lançamento do trailer acertou! Foi lançado o tão aguardado trailer do novo anime  dá“A Rosa de Versalhes” com novas informações sobre a produção.  E também  tivemos mais detalhes divulgados, sobre o elenco, a equipe técnica e  a previsão é que o filme será lançado nos cinemas do Japão, Na primavera japonesa, primeiro semestre de 2025 e será uma produção do Estúdio Mappa.E junto com o trailer um novo Cartaz também foi divulgado:
 

 

 
Sei que já falei muito sobre esse filme, mas muita gente está me enviando mensagens, querendo saber minha opinião, já que o trailer não mostrou personagens importantes como Rosalie Condessa de Polignac, general Jarjayes, a madame Du Barry entre outros. A maior dúvida é se alguns personagens foram deixados de fora e se teremos mais de um filme. Bem, deixo o trailer abaixo para que vocês possam analisar e depois o texto.
 



A primeira pergunta que muitos estão me fazendo é se existe uma possibilidade de existir mais de um filme ou quem sabe uma trilogia? Em cada filme, Oscar usaria um dos uniformes e, no terceiro, só no terceiro, ela apareceria usando o uniforme azul da Guarda Francesa, será?  Seria interessante, mas até o momento não temos confirmação nenhuma, repito, nenhuma, de que se trata de uma trilogia ou de pelo menos dois filmes. Muitos estão argumentando que nesse trailer não vemos nada da Revolução Francesa, entretanto Oscar já apareceu usando dois de seus uniformes, o Branco, sendo o primeiro usado pela heroína ainda muito jovem e temos imagens de Oscar usando último de seus uniformes que é o azul de comandante da Guarda Francesa, junto a sua tropa e duelando com Ailan. Lembrando que Oscar, tendo problemas em ser aceita por sua tropa de soldados machistas que a princípio se recusavam a obedecer ordens de uma mulher, são acontecimentos que só temos no final do mangá. Oscar briga para conquistar sua liderança, Ailan termina apaixonado por ela e os eventos que seguem no mangá de Ikeda nos levam à Revolução Francesa. Muito provável que, se Oscar já apareceu com o uniforme azul nesse trailer, pode ser, sim, que seja apenas um único filme.  
 
 
Um momento do final aparece no trailer Oscar duelando com Ailan usando seu ultimo uniforme.



Lembrando que estamos falando de um trailer que tem apenas 1:05 e já tem gente querendo ver todos os acontecimentos do mangá sendo mostrados em um pequeno trailer. E se não temos nada da Revolução francesa, também não temos nada, do Cavaleiro Negro, trama do colar, Oscar usando seu vestido e dançando no baile com Fersen, não é mostrado alguns personagens importantes, Como Luís XV, O general Jarjayes (pai de Oscar), nem Madame Du Barry, condessa de Polignac, Rosalie, a avó do André Marrom Glacè-Montblanc ou Nanny, Jeanne, Bernard,cardeal de Rohan, entre outros. Então, o fato de a revolução não ter sido mostrada em um único trailer não significa que teremos mais de um filme, mesmo porque uma parte do final do mangá já foi mostrada, onde a heroína aparece com o uniforme azul.  Outra coisa no Pôster oficial da animação vemos Oscar de mãos dadas com Antonieta e nessa arte a heroína aparece com seu segundo uniforme vermelho, para quem leu o mangá sabe que Oscar passa a usar vermelho após a morte de Luís XV quando Antonieta já torna rainha consorte da França e resolve promover sua amiga a Coronel. As cores dos uniformes militares usados por Oscar representam a bandeira da França.  Se fomos para pensar, no trailer e no Pôster oficial, Oscar já apareceu com seus três uniformes, o que me leva crer que pode ser sim apenas um filme. 
 
Oscar usando o uiforme azul.



Falando agora do visual dos personagens, toda a estética do mangá foi, sim, respeitada, se o resultado final, for como vimos no trailer, será um filme belíssimo.conforme já havia mencionado na primeira parte da resenha, estou encantada com as estrelas nos olhos das personagens, algo que foi totalmente descartado na segunda metade do anime de 1979, após Dezaki assumir a direção.  Em um documentário que foi ao ar no Japão pela NHK, foi dito que Shinji Ueda se virou do avesso para colocar o brilhinho nos olhos das atrizes do Takarazuka enquanto o Dezaki preferiu descartar só por achar que olhos estrelados não combinariam com a Revolução Francesa. Claro, para mim, o anime clássico é imbatível, e Desaki fez um trabalho maravilhoso, mas senti falta do brilho nos olhos das personagens.


O brilho nos olhos de Oscar.

 
 
 
 
 
Entre os momentos dados para ver no trailer foi o cortejo de Maria Antonieta, onde pude perceber que possivelmente teremos algumas mudanças. Girodelle apareceu no cortejo da futura rainha logo atrás de Oscar, algo que não acontece no mangá. No anime Rosa de Versalhes de 1979, Girodelle é um dos concorrentes ao cargo de capitão da guarda real. Ele é introduzido logo no primeiro episódio e deveria duelar com Oscar para conquistar o cargo. Algo que não acontece, Oscar não tinha interesse no cargo, arma uma emboscada para seu oponente, semelhante a provar seu valor em combate, e Girodelle termina espancado, mas reconhece que Oscar é a melhor escolha para o cargo de Capitã da Guarda de Maria Antonieta. Lembrando que isso é algo apenas do anime. Já no mangá, Girodelle é introduzido mais adiante, após o escândalo do colar de diamantes. Mas é uma adaptação e não vejo problema algum, afinal, para adaptar é preciso mudar. 

Girodelle não aparece no Cortejo de Maria Antonieta no mangá.


O trailer chega a encantar com tanta beleza e brilho, porém, no dia do lançamento, o que não faltou foram comentários dos fãs através das redes sociais e algumas pessoas criticaram o uso de CGI, afirmando que fizeram uma animação barata com excesso de computação gráfica. Sim, sei muito bem que uma animação tradicional custa caríssimo, não discuto sobre isso, mas não acho que o uso de CGI seja para baratear o custo da produção. Acho que a intenção foi mesmo modernizar e usar a tecnologia atual. Tudo muito lindo, uniformes seguiram as ilustrações do mangá, cabelos, rostos, o figurino de Maria Antonieta está impecável, cabelos tudo mesmo. Só que notei que Fersen está com os cabelos bem mais claros, no anime clássico os cabelos do personagem eram castanhos escuros. Os tons de loiro de Oscar e Maria Antonieta estão iguais. Vi algumas pessoas reclamando que no anime antigo e no mangá, existem diferenças nos tons dos cabelos delas. No anime, é quase da mesma cor, os cabelos de Antoniete têm um tom de amarelo um pouco mais claro. Já no mangá, dependente da cena, tem ilustrações em que Oscar aparece com os cabelos brancos.
 

 

Falando dos uniformes, o branco de capitã da guarda real, usado por Oscar, e o último azul da Guarda francesa seguem muito bem as ilustrações do mangá, já o vermelho do pôster, achei um pouco diferente do modelo criado por Ikeda. Em entrevistas, a autora sempre disse ter se inspirado nos uniformes da Era Napoleônica, por considerar os modelos mais atraentes. Mas esse vermelho do pôster parece que quiseram aproximar mais dos uniformes militares da época de Antonieta.
 



 
Outra coisa que não agradou alguns fãs do anime clássico foi a trilha sonora que aparece no trailer. Achei a trilha sonora bonita, sim, mas não chega aos pés da memorável Bara Wa utsushiku chiru, tema de abertura do anime de 1979. Parece bobagem, mas a trilha sonora importa sim. Agora falaremos sobre os dubladores e profissionais envolvidos no novo filme de animação da Rosa de Versalhes.

 

Um anime comandado por Mulheres:

 
 Já a produção conta com uma equipe incrível, a diretora será  Ai Yoshimura (conhecida por seu trabalho em “My Teen Romantic Comedy SNAFU”), roteiro todo  escrito por Tomoko Konparu (autora de “NANA”) e o design de personagens criado por Mariko Oka (responsável por “Hell Girl”). Sim, só mulheres no comando e isso me deixa bastante feliz.
 

Dublagem:

 
 
 Já os dubladores, no elenco principal de dubladores que aparecem no trailer são  Oscar François de Jarjayes: Voz de Miyuki Sawashiro conhecida por emprestar sua voz a personagem Kurapika em “Hunter x Hunter”. Maria Antonieta: Voz de Aya Hirano a dubladora de Lucy em “Fairy Tail”.
André Grandier par romântico de Oscar:  tem a Voz de Toshiyuki Toyonaga conhecido por seu papel como Hideyoshi em “Tokyo Ghoul”.O conde Axel von Fersen: Voz de Kazuki Kato (conhecido por emprestar sua bela voz ao personagem Kento em “B-PROJECT”.
 

 
 
 
No dia do lançamento do trailer, também tivemos alguns comentários dos dubladores que vieram do Comic Natali. Aya Hirano chegou a dizer que amou ter dublado Maria Antonieta, por ser sua personagem favorita em Rosa de Versalhes.
 
 "É como um sonho. Nunca esperei poder interpretar o papel de Maria Antonieta, minha favorita nesta obra-prima histórica. Eu não poderia acreditar nisso. '' Nunca pensei que esse dia chegaria. '' 

Kato disse:" Estou mais do que honrado em ser convidado para interpretar o papel de Fersen. Eu mesmo participei da Revolução Francesa em produções musicais, fiquei profundamente emocionado quando soube dessa oportunidade".
 
 Hirano também comentou: "Acho que essa produção foi um grande desafio. Cada membro da equipe de produção tem seus próprios sentimentos em relação ao filme, e pude sentir que eles estão criando o trabalho com muito respeito. Espero que essa produção revolucione a imagem da Rosa de Versalhes e que seja o início de uma nova era..


 
 
 
As duas dubladoras, Hirano e Miyuki Sawashiro falam da felicidade em receberem o convite para esta animação.  Sawashiro inclusive pontua a qualidade dos dubladores de 1979 que iria honrar Reiko Tajima, a antiga voz de Oscar, com o seu trabalho.

No episódio, Natalie, as duas dubladoras, chegaram a dizer que se sentiam felizes por serem escolhidas para dublar as personagens de Ikeda nessa nova animação. Sawashiro chegou elogiar a qualidade da dublagem do anime 1979 e o que deseja é honras à primeira dubladora de Oscar, Reiko Tajima, nesse novo trabalho. 



 
Conclusões finais, acredito que essa animação será belíssima e o uso do CGI não será um problema aos olhos de muitos fãs. Acredito que teremos algo bem mais próximo do mangá, porém, trata-se de uma adaptação, e já com Girodelle no cortejo de Antonieta, podemos perceber que teremos algumas diferenças. Não sei dizer ainda se seguirá a animação de 1979 ou apresentará algo totalmente novo, ainda é cedo para comentar, só tivemos um trailer mostrando as cenas do filme. Tem gente torcendo para te mais de um filme, alguns até que se dizem entendedores da Rosa de Versalhes estão convencidos de que será uma trilogia, será mesmo? Espero que sim. Meu pai é fã de Rosa de Versalhes há mais de 40 anos. Diferente de muitos, ele não conheceu a série de Ikeda por meio de Utena, e sim pelo anime de 1979, um desenho que marcou sua infância, assim como marcou a infância de muitos italianos que foram crianças nos anos 70/80. Bem, ele estava ainda no trabalho quando o trailer foi lançado. Ele retorna para casa por volta das 20:00. Quando ele chegou, a primeira coisa que fiz foi mostrar a ela, e sua reação foi de pura emoção. Pude ver lágrimas em seus olhos, achou o trailer lindo, perguntei a ele se ele acha possível mais de um filme, ele me respondeu que ainda é muito cedo, mas torce para ser uma trilogia. Na certa, teremos uma nova febre da Rosa de Versalhes, também um aumento considerável de vendas do mangá, novos produtos serão lançados e acredito que teremos muita coisa.

 
 
 

Lembrando que tudo que disse aqui foi minha análise, minha opinião, fui a primeira comentar o trailer quando foi lançado e serei a primeira a resenhar esse filme e isso é uma promessa.Amanhã  abro um outro post sobre o filme, que muitos estão me pedindo, comparando os uniformes Militares de Rosa de Versalhes, do mangá, anime de 1979 e do novo filme de animação, então fiquem ligados. 
 
 
 

Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!^^

 


 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.