Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 4 de março de 2023

A grande exposição comemorativa dos cinquenta anos da Rosa de Versalhes,do Museu de Literatura de Kōchi, não terá sessão Takarazuka Revue.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!


Após visitar Tokyo City View em Roppongi Hills, Tokyo e a Hankyu Umeda Gallery, em Osaka, a grande exposição comemorativa dos cinquenta anos da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), retorna esse ano em um terceiro local na primavera japonesa e dessa vez será, em Kōchi, capital da prefeitura do mesmo nome na ilha de Shikoku, no período de 8 de abril a 18 de junho.Para a ocasião, foi apresentado um novo cartaz, com ilustrações de Riyoko Ikeda, recentemente revelado no site oficial do Museu de Literatura de Kōchi,local que receberá a exposição. Esses dias, trouxe para cá o cartaz, para quem não viu está logo acima e para quem quiser lera primeira postagem clique aqui
 
 
 
Muito bem, o que foi confirmado até o momento, é que a exposição será enriquecida com 180 desenhos originais da manga de Riyoko Ikeda, e haverá algumas sessões de venda com novos produtos exclusivos, que serão lançados para ocasião, alguns desenhos originais do novo Movie comemorativo da Rosa de Versalhes, e o vestido de baile de Lady Oscar não poderia faltar. Entretanto, tivemos a triste notícia, que não, haverá Sessão Takarazuka Revue.
 
 
 Achei bem estranho que justo Takarazuka, o teatro feminino, com forte ligação com a Rosa de Versalhes, tenha sido excluído dessa exposição, tão importante que comemora o aniversário de 50 anos da obra. O motivo não foi revelado, mas confesso que me deixou chateada o fato do teatro feminino, com tanta ligação com Rosa de Versalhes, ter ficado de fora. Repito o que eu disse na primeira postagem, é quase impossível, apresentar uma exposição dedicada aos 50 anos da Rosa de Versalhes sem ao menos mencionar o Takarazuka Revue, portanto será uma falta significativa. A personagem Lady Oscar, foi inspirada nas atrizes otokoyaku (literalmente atrizes que interpretam "papeis masculinos") e isso confirmado pela própria autora Riyoko Ikeda em diversas entrevistas.




Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら) ou A Rosa de Versalhes, tem uma importância enorme para o Takarazuka. O clássico mangá de Riyoko Ikeda, foi o responsável por salvar o teatro a que estava passando por uma triste decadência quando a companhia teve a ideia de adaptar Rosa de Versalhes para o musical, o que deu certo, deu tão certo que o teatro existe até hoje graças o sucesso da primeira adaptação.
 


Takarazuka Revue, foi Fundado em 1913, como escola de música, na cidade de Takarazuka. O teatro japonês tem como característica mais marcante o fato do elenco ser composto somente por mulheres. Uma curiosidade é que a companhia se apresentou aqui no Brasil em 1978 no belíssimo teatro municipal, aqui de São Paulo. Essa mesma apresentação aconteceu também nos Estados Unidos, União Soviética e na França, o local onde se passa a história da Lady Oscar, claro que as apresentações foram muito bem recebidas.


 
 
Logo no início dos anos 1970, O teatro feminino japonês enfrentou seu pior pesadelo. Graças a TV e o cinema, o teatro estava com suas contas negativadas e quase faliu. O que salvou o teatro de seu triste fim, foi justamente “A Rosa de Versalhes”, de Riyoko Ikeda. Takarazuka, nunca havia adaptado um mangá para um musical, mas o teatro estava falindo e precisava desesperadamente de um Revival, foi então que Rosa de Versalhes, fez sua estreia em 1974 e alcançou um sucesso inesperado e a concorrência para ingressar na escola de Takarazuka, que era de cinco vezes o número de vagas, após o sucesso da “Rosa de Versalhes”, saltou para 20 vezes. Então, em minha opinião, Rosa de Versalhes tem uma ligação tão importante com Takarazuka Revue, que precisava, sim, fazer parte de mais essa exposição, mas infelizmente, parece que simplesmente, Takarazuka ficou totalmente de fora. Com tanta importancia, diversas apresentações ao longo dos anos de Rosa de Versalhes, Belíssimos eluxuosos figurinos, qual o motivo do teatro não está na exposição? Ningém sabe, mas espero que algum site japones traga mais alguma informação a respeito.



Tirando a falta do Takarazuka, será uma exposição belíssima, tenho esperanças que algo mais do o novo Movie da Rosa de Versalhes seja revelado e esteja presente nessa nova fase da exposição dos 50 anos de publicação do mangá, porque sabemos, que remakes de antigo animes são de extrema importância, mesmo que algumas pessoas, não goste, são eles os responsáveis por despertar o interesse da obra na nova geração. Em particular, mesmo sem Takarazuka, a amostra será maravilhosa e claro, os novos produtos comemorativos serão muito bem-vindos para nós, os colecionadores.






Enfim, esse post foi mesmo para comentar um pouco sobre a falta que fará uma sessão do Takarazuka Revue na grande exposição dos 50 anos da Rosa de Versalhes e lembrar da importância desse teatro composto por mulheres e claro, seu forte laço com a obra máxima de Riyoko Ikeda. Finalizo com dois vídeo do Takarazuka Revue, que encontrei no Youtube, e algumas fotos das passagens da exposição em Tokyo e Osaka para relembrar.
 







 
 
 

 
  
 
 
 
 
 















 
 
 
 

Espero que tenham Gostado!

 

Um  ótimo final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.

 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!

 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.