Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 19 de março de 2024

Feliz aniversário para a verdadeira Rosalie Lamorlière a Última Serva de Maria Antonieta, que inspirou Riyoko Ikeda a criar a personagem do mangá em Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 



Hoje é 19 de março, o aniversário da verdadeira Rosalie Lamorlière, a empregada francesa e a última serva de Maria Antonieta, enquanto a ex-rainha foi presa na Conciergerie - aguardando seu julgamento e execução. Sim, ela é uma das personagens reais que inspirou Riyoko Ikeda a criar a doce Rosalie, a menina humilde que se torna protegida de Lady Oscar no mangá e anime Rosa de Versalhes.
Uma curiosidade é que Riyoko Ikeda escolheu o dia 3 de março para o aniversário da protegida de Oscar, mas a verdadeira Rosalie nasceu 19 de março de 1768. Então, juntei as duas datas para hoje comemorar o dia da protegida de Lady Oscar.
 


Bem, começando pela verdadeira Rosalie, chamava-se Marie-Rosalie Delamorlière, nascida, em Breteuil, França, filha do sapateiro François de Lamorlière (1738-1812) e sua esposa Marguerite Charlotte Vaconsin, que infelizmente faleceu quando a pequena Rosalie tinha apenas 12 anos. Diferente da Rosalie criada por Ikeda, a verdadeira viveu a maior parte de sua vida na rue de Sèvres, em Paris, com seus seis irmãos.

 

Em 1792, aos 24 anos, Rosalie foi contratada como empregada na Conciergerie. Enquanto trabalhava lá, a jovem adotou o nome de Rosalie Lamorlière, para não confundir a nobreza. Pouco depois de seu emprego, Rosalie foi escolhida para ser a principal criada de Maria Antonieta, rainha da França até 1792. Ela permaneceria nesse cargo até a morte de Maria Antonieta, em 16 de outubro de 1793. Já em 1799, Rosalie se aposentou de seu cargo de criada. Ela não tinha nenhum parentesco com a Condessa de Poignac, tão pouco viu sua mãe morrer atropelada por uma carruagem, mas de fato existiu e serviu de inspiração para Ikeda.

 

Rosalie ainda era próxima da família de Maria Antonieta após a morte da ex-rainha e, em 1824, recebeu uma mesada da filha sobrevivente de Maria Antonieta, Marie-Thérèse Charlotte. Assim como é mostrado em Rosa de Versalhes, Rosalie cuidou e fez companhia para Maria Antonieta até o seu trágico fim na guilhotina. Algo que não existe na obra de Ikeda e que poucos sabem é que a verdadeira Rosalie chegou a ter uma filha.

Rosalie em Rosa de Versalhes:



A Rosalie criada por Riyoko Ikeda, é filha biológica e secreta da duquesa de Polignac, meia-irmã de Charlotte de Polignac, e irmã adotiva da vilã Jeanne Valois de la Motte. Sua mãe adotiva é Nicole Lamorlière, uma senhora bondosa, porém muito pobre.



Aparência:


Ikeda fez Rosalie uma jovem menina muito bonita, loira de olhos azuis. Quando ela ainda era pobre, Rosalie usava um vestido azul simples, mas gradualmente esfarrapado, com um avental branco. Com a ajuda de Oscar, que a levou para viver em sua casa como uma irmãzinha, Rosalie passou a usar vestidos luxuosos, joias e manteve a aparência de uma dama.


No mangá e anime Rosa de Versalhes, Rosalie é uma menina estereotipada, boa, obediente, meiga e tímida. A mãe biológica é a duquesa de Polignac, conhecida como Martine Gabrielle. Antes de morrer, sua mãe adotiva, Nicole, diz a Rosalie toda a verdade sobre sua mãe biológica. Revoltada, a jovem menina jura vingança à pessoa da carruagem que atropelou sua mãe. Ela tenta inclusive atacar a mãe de Oscar, Lady Jarjayes, pensando ser a mulher que ela estava na carruagem no dia do acidente, mas Oscar a impede e decide ajudá-la. Oscar ensina a Rosalie a arte da esgrima, costumes, história e outras habilidades de cortesã. A jovem garota começa a admirar e amar muito Oscar.  Mais tarde, Oscar e André descobriram a verdadeira identidade de Martine Gabrielle e sua relação com Rosalie. Mais adiante, a duquesa de Polignac vai para a mansão Jarjayes e diz a Rosalie que, se ela não fosse morar com ela, iria dizer às autoridades que Oscar era a protetora da irmã de Jeanne de Valois-Saint-Rémy, a mentora do “Caso do Colar de Diamantes”. Para proteger Oscar, a pessoa que cuidou dela durante tanto tempo, Rosalie decide ir. Em breve, ela percebe que a duquesa de Polignac pretende casá-la com o duque de Guiche, o ex-noivo de sua irmã Charlotte. Rosalie, então, foge e se casa com o amigo de Oscar, Bernard Chatelet e encontra Oscar novamente durante a Queda da Bastilha.


 

Após a tomada da Bastilha, o povo foi para Versalhes e aprisionou Maria Antonieta. Ela e sua família foram levados para uma prisão, onde Rosalie cuida da rainha como sua última servente.



Gosto de Rosalie, apesar dela ser a típica menina estereotipada dos Shoujo mangá, sempre meiga, doce e chorona. Para Oscar, Rosalie é sua irmã mais nova, porém a menina parece ter uma admiração maior pela comandante. Em uma cena marcante da animação, Rosalie abraça o uniforme de Lady Oscar. Enfim, Ikeda tem essa arte de escrever fatos históricos intercalados com uma belíssima fantasia.




Um feliz aniversário para Rosalie. Finalizo com alguns vídeos relacionados e imagens de Rosalie em Rosa de Versalhes:








 


 








 

 

 

 

Espero que tenham gostado.

 

 
 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.