Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 8 de junho de 2025

A Viagem da Princesa: Maria Antonieta e Luís Augusto visitaram Paris pela primeira vez, em 8 de junho de 1773. Comentando as diferenças entre anime e mangá.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
 


 

 

E mais uma data histórica para recordar: A primeira visita oficial de Maria Antonieta e Luís Augusto Futuro Luís XVI, a Paris ocorreu em 8 de junho de 1773. Nesse dia, a população parisiense saudou com entusiasmo a chegada dos delfins da França (designação para os herdeiros do trono). Um importante acontecimento, mostrado no mangá e no anime clássico de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Na série animada Lady Oscar de 1979, a visita do casal real a Paris acontece no episódio 6 A Viagem da Princesa e acabou ganhando um contexto diferente do mangá, mais aventureiro, intrigante, conspiratório, típico das aventuras de capas e espada dos desenhos dos anos 1970 e 1980. Como a visita da Delfina é um acontecimento histórico mostrado em Rosa de Versalhes, não poderia deixar de comentar aqui no blog algumas diferenças entre anime e a obra original de Riyoko Ikeda, já que no novo filme animado, nada tivemos da Viagem do casal real a Paris.


A Jovem princesa Maria Antonieta visitando Paris pela primeira vez.

 

A viagem do casal no anime e Mangá Rosa de Versalhes:


  Essa primeira visita do casal Real em Paris é mostrada no sexto episódio do anime Lady Oscar de 1979, intitulado A viagem da Princesa. O episódio começa com Antonieta irritada, pois já se passaram 4 anos de casamento (não consumado), e ela ainda não havia recebido permissão para visitar a capital de seu novo país. Na sequência, vemos Antonieta animada contando a Oscar, que finalmente conseguiu a tão esperada permissão para viajar e terá a chance de conhecer a cidade de Paris.  Entretanto, os mesmos inimigos que atentaram contra sua vida anteriormente, pretendem estragar a festa em homenagem ao jovem casal de príncipes. E claro que cabe a Lady Oscar protegê-los. É mostrado a princesa Maria Antonieta, príncipe Luís, saldados por uma multidão de duzentas mil pessoas e Oscar fazendo a escolta da carruagem. E nesse episódio também é mostrada pela primeira vez a miséria na qual vive boa parte da população pobre da França e conhecemos a doce Rosalie, sua mãe adotiva e sua ambiciosa irmã Jeanne. 


 
Oscar dizendo a princesa a importância de sua visita a Paris.

Antonieta parece só pensar em diversão.


No mangá original de Riyoko Ikeda, A Rosa de Versalhes, a viagem do casal real a Paris é mostrada um pouco diferente da versão animada. A primeira visita oficial do casal real a Paris e ao povo parisiense teve lugar a 8 de junho de 1773. Vemos a população parisiense saudando com entusiasmo a chegada dos delfins da França, eles parecem amar Maria Antonieta, Oscar é quem faz a escolta do casal real, claro e obviamente ela também não poderia deixar de ser admirada. Temos um momento cômico, onde nossa heroína é confundida com um rapaz, sim, as moças estão apaixonadas por Oscar, achando que ela é um belo rapaz da guarda real, o que faz Oscar ficar bem irritada. Não temos um plano maléfico, nem o atentado do Bombardeiro contra o casal real, e muito menos um duelo de espadas, que termina com o bandido se envenenado. A cena simplesmente mostra Antonieta sendo amada pelo povo e com Oscar dizendo à princesa que à sua frente estão 200 mil pessoas que amam muito e a Antonieta se emociona. Conhecemos Rosalie e Jeanne, mas não temos Oscar em ação protegendo a princesa, pois como disse logo acima, o anime ganhou um tom mais aventuresco estilo capa e espada, porém confesso que nessa parte prefiro a versão animada porque temos muito mais ação. Deixo abaixo algumas cenas do mangá:
 


  Lembrando também, lá para o final da série,a o dia que o casal real visitou Paris será lembrado pelo pintor quando ele vai à mansão dos Jarjayes pintar o retrato de Oscar. Claro que ele a pinta de uma forma bem diferente e parece não agradar nossa amada heroína.


 

Sabemos bem, que Riyoko Ikeda costura fatos históricos reais com uma maravilhosa fantasia, porem na história real, em 8 de junho de 1773, Maria Antonieta realmente conheceu a capital de seu novo país e uma multidão entusiasmada saudou a entrada oficial dos herdeiros ao trono da França em Paris. E segundo o Wikipédia festival atingiu o seu clímax quando os delfins surgiram à noite na varanda das Tulherias.

 

A Jovem princesa Maria Antonieta visitando Paris pela primeira vez.


Enfim esse post era para sair ontem, porem tivemos uma queda de energia elétrica devido a forte chuva e a luz só voltou quase meia-noite. Entretanto, não pude deixar de comentar sobre essa data ainda e mostrar as diferenças entre o anime e o mangá original Rosa de Versalhes. Finalizo com mais algumas imagens do episódio 6 A viagem da Princesa do anime Rosa de Versalhes ou Lady Oscar, deixo logo abaixo:
 



 
 
Antes que eu me esqueça, ontem também foi aniversário da morte de Luís Carlos ou LOUIS CHARLES, o filho mais jovem de Maria Antonieta e Luís XVI  morreu em 8 de junho de 1795, tem post no blog, para quem quiser dar uma olhada basta clicar no link.
 

Espero que tenham gostado! Um ótimo domingo e uma linda de semana para todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.