Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Essa é uma daquelas tristes notícias que eu definitivamente detesto ter que repassar. Há um ano, o WOW, Museu de Quadrinhos de Milão, sediou uma belíssima exposição sobre os 45 anos da animação Rosa de Versalhes 1979. Para quem não está lembrado, tem um post aqui. As imagens e vídeos são de Elena Romanello, autora do blog Lady Oscar 40 Anni..
![]() |
A entrada do museu |
Pois bem, o site oficial do museu emitiu um comunicado avisando que no próximo domingo, dia 15 de junho, o WOW encerrará suas atividades, após 14 anos de serviços honrosos. Deixo abaixo a tradução do comunicado oficial sobre o fim do museu:.
MUSEU DE QUADRINHOS DE MILÃO: FIM DA VIAGEM
No domingo, 15 de junho, o WOW Spazio Fumetto encerrará suas atividades.
É com grande pesar que a Fundação Franco Fossati anuncia o abandono definitivo dos espaços do WOW Spazio Fumetto, o museu de quadrinhos de Milão, administrado com grande paixão e sucesso por 14 anos. O Município de Milão, com quem, graças ao empenho do Ministério Público, concordamos em extinguir a dívida – que efetivamente impediu a Fundação de participar da nova licitação para a cessão do espaço – comunicou que o prédio deverá, em qualquer caso, ser completamente desocupado até 15 de junho, com a consequente cessação de todas as atividades.
É evidente para todos que a Fundação Franco Fossati não pode arcar com a despesa dispendiosa de se mudar para deixar o imóvel vazio e retornar após alguns meses, uma vez (esperançosamente) a licitação vencida: acreditava-se, portanto, que estavam sendo realizadas obras para nos permitir permanecer até a licitação ser resolvida, mas não é o caso.
Não se pode exigir que a Fundação esvazie todo o prédio, coloque todo o material em um depósito por alguns meses e depois retorne como se nada tivesse acontecido: os custos de uma operação desse tipo são insustentáveis. Se, por algum motivo, a Fundação não vencesse a licitação, abandonar o imóvel seria o solicitado mais lógico e compreensível, mas agora é completamente incompreensível.
Dada a recusa da Prefeitura em permanecer no local por alguns meses, a Fundação Franco Fossati não pode fazer nada além de tomar nota das decisões burocráticas e deixar livre um espaço ao qual provavelmente não poderá mais retornar por falta de verbas, já esgotadas para a mudança.
Com o fechamento no domingo, o Museu perde muitas oportunidades que também teriam contribuído economicamente para o seu futuro e para o pagamento de aluguéis futuros: duas grandes exposições programadas, incluindo uma com importante atuação internacional, os acampamentos de verão, sempre apreciados pelos cidadãos e considerados um serviço indispensável aos cidadãos da região, a guarnição cultural do Jardim Oreste del Buono e os cursos de história em quadrinhos para crianças. Luigi Bona, presidente da Fundação Franco Fossati, afirma: “Estamos satisfeitos por termos concluído o processo de quitação da dívida, em colaboração com o escritório jurídico do Município, a quem agradecemos do fundo do coração, para não carregarmos na consciência um prejuízo financeiro "enorme" (como foi definido) em detrimento dos cidadãos de Milão, mas também estamos completamente desanimados com uma burocracia que pede à Fundação que abandone um espaço e retorne após alguns meses, desde que ganhe uma licitação que promete ser decididamente complicada, dadas as condições do prédio que também foi recentemente inundado. Lutamos contra moinhos de vento, fomos chamados de 'cartunistas que vivem com a cabeça nas nuvens', mas isso é demais até para super-heróis. Agradecemos a todos aqueles que nestes meses nos dirigiram palavras gentis, que nos ajudaram com doações e assinando uma petição que conta com 12.000 assinaturas. A solução? Fiquemos até que a licitação seja resolvida (na esperança de que não apresente condições impraticáveis) e nos permitir participar sem nos sangrarmos até a morte para enfrentar dois movimentos inúteis. Não é possível, nos dizem. Portanto, não resta nada a fazer a não ser nos despedirmos com um filho da mãe. Gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os membros do Conselho da Fundação, aos nossos incansáveis funcionários que ficarão sem trabalho após anos de dedicação, aos colaboradores, aos voluntários e a todos os visitantes que estiveram próximos de nós nestes anos! O apelo permanece aberto a qualquer município ou indivíduo que queira planejar seriamente uma possível alternativa conosco.
DOMINGO, 15 DE JUNHO, convidamos todos os amigos para uma saudação que – esperamos – seja uma despedida. Haverá designers, roteiristas, amigos e visitantes que nos ajudaram, apoiaram e encorajaram nestes anos.
:
Infelizmente uma péssima notícia, mas faz parte! Adeus WOW, Museu de Quadrinhos de Milão. Deixo abaixo alguns vídeos e imagens da Exposição dos 45 anos da Rosa de Versalhes de 2024. As imagens e vídeos são de Elena Romanello, que visitou quatro vezes a amostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.