Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 24 de abril de 2023

O verdadeiro amor de Oscar. Comentando mais um vídeo feito por fã da Rosa de Versalhes.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!



 

Recentemente, trouxe uma análise e comentários sobre um vídeo, feito por um fã italiano de Lady Oscar, com um ranking criado por ele dos piores personagens de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). E hoje alguns grupos italianos sobre lady Oscar, que participo no Facebook, compartilharam outro interessante vídeo que o YouTube me recomendou, dessa vez do canal de Simona Sau mais uma fã italiana de Lady Oscar. Eis abaixo o vídeo que inspirou post, O verdadeiro amor de Oscar.

 

 


 

 
Nesse vídeo, Simona, comenta sobre os dois amores de Lady Oscar, sua primeira paixão da juventude, o belo Conde Fersen e seu amor verdadeiro, apenas descoberto no final da série André Grandier. Muito bem, o motivo que resolvi, comentar esse vídeo, foi porque alguns fãs da Rosa de Versalhes, mesmo conhecendo a série, continuam a afirmar que o verdadeiro amor de Oscar foi Fersen e não André, dá para acreditar? Para mim, está claro que Ikeda, sentiu que em determinada parte da história precisava fazer Oscar se apaixonar por Fersen, mesmo porque, isso traria para a série um triangulo amoroso, afinal o conde era amante da rainha. Mas isso seria um amor? O que Oscar sente por Fersen, é apenas uma espécie de queda, algo parecido com uma grande admiração que as adolescentes acaba sentindo por um ídolo ou até por um garoto bonito da escola, porem esse não é o verdadeiro amor. Ikeda também fez questão de mostrar a evolução da heroína, que ao se tornar adulta consegue entender os sentimentos de André e acaba percebendo que seu grande amigo da infância e o único homem que ela chegou a amar de verdade.



 

No início do mangá Rosa de Versalhes, André é apenas o companheiro de infância de Oscar e seu fiel escudeiro, ele quase não tem muito destaque, mas isso vai mudando conforme a história vai avançando e ele começa a ganhar mais destaque, principalmente a partir do momento que Oscar é promovida a Coronel pela rainha Maria Antonieta. Para mim, a promoção de Oscar, faz a diferença de classe entre eles aumentar, mas também, Ikeda começa a dar mais importância para o nosso querido André. 


 
Vamos falar um pouco sobre Fersen? O amante secreto de Maria Antonieta e o primeiro interesse amoroso de nossa Oscar. Pelo menos para mim, o que Oscar sente pelo conde é algo como uma paixão de adolescente, mas não, não chega ser amor. O amor, mesmo ela, só desperta no final da série quando já é mais madura, e só aí ela percebe que André a ama e que ela corresponde a esse amor. André, é a alma gêmea de Oscar, com toda a certeza! Ele a ama desde criança e não tenta modificá-la, apenas a segue como uma sombra e a ama do jeito que ela é, uma mulher militar.
 
 

Em uma determinada parte do mangá Oscar decide viver como um homem, mas começa a sentir algo a mais por Fersen, ela se desespera, Ikeda demonstra isso em uma cena onde fica claro que os galopes do cavalo é na real uma metáfora para o coração atormentado da jovem comandante, que não estava pronta para se apaixonar.
A cena do baile no anime  me faz lembrar de Cinderela da Disney.

 
Então temos um de meus momentos favoritos, Oscar decide ir ao baile usando um vestido de princesa, na esperança de conquistar Fersen. André, acha absurdo, Oscar, usar um vestido para atrair a atenção dos rapazes (na real era só do Fersen mesmo). André, ama Oscar mesmo usando um uniforme militar, ele apoia sua companheira em todas suas decisões e por esse motivo muitas das leitoras de Rosa de Versalhes, sonharam em ter um marido ou namorado exatamente como André.



No anime, a cena de Oscar entrando no baile com o vestido, sempre me lembrou a famosa cena do Clássico Disney Cinderela, principalmente na cor do vestido, já que diferente do mangá que é rosa, no anime acabou virando azul-claro. Em entrevista, Ikeda afirmou que o vestido de Oscar é, na verdade, branco para simbolizar a pureza da heroína. E para minha surpresa, Simona também comparou Oscar com Cinderela nesse vídeo.
 

 
Aproveitando que estamos falando dessa cena específica, onde Oscar tenta conquistar seu primeiro amor, no Live action é bem diferente a reação de André. No Live Action de 1979 temos um André, digamos, não tão gentil como no mangá original e no anime. Na verdade, André do Live Action é mais grosseiro, mesmo assim continua apaixonado por nossa heroína claro. A cena do Baile começa com a entrega do vestido de Oscar, André acha estranho já que as irmãs de Oscar não moram mais na mansão dos Jarjayes e Oscar não veste como uma mulher, mas André descobre que o vestido era realmente dela e podemos perceber que ele morre de ciúmes. 
 



O vestido de Oscar no filme é bem diferente do vestido desenhado por Ikeda, ele é branco porem mais rodado, porem Ikeda ajudou na escolha do figurino, então esse deve foi aprovado por ela mesmo que tenha ficado bem diferente da versão que ela desenhou.  Oscar dança com Fersen igual temos no anime e mangá, Fersen não reconhece nossa heroína e nessa parte a comandante descobre que o belo conde só a enxerga como uma grande amiga. Oscar sai do baile e André a beija contra a sua vontade, Oscar briga com ele e o rapaz jura que jamais e tocaria novamente.
 


Mas em todas as versões, tanto no mangá de Ikeda quanto nas adaptações, fica claro que a alma gêmea de Oscar é nosso querido André, o inseparável amigo de infância de Oscar, aquele que cresceu ao lado da heroína e o único companheiro de brincadeiras e aventuras durante a infância. É um rapaz pobre, órfão, tudo que tem é sua avó que trabalha como babá de Oscar e governanta da mansão Jarjayes, André é um herói da classe trabalhadora, mas acima de tudo, um homem gentil e sensível, apaixonado, e ama Oscar exatamente como ela é sem tentar mudá-la e respeitando seu espaço e escolhas.

 
Já Oscar tem um temperamento bem mais forte, as vezes age com total imprudência e acaba se metendo em diversas encrencas, mas André está sempre ao seu lado, aconselhando, protegendo e mesmo assim Oscar não consegue perceber os sentimentos do seu melhor amigo. Oscar enxerga André como um irão ao início da série, ele é o rapaz criado com ela, mesmo assim a nossa heroína é muito legada a André, ele é seu melhor amigo, além de sua consciência e seu confidente. 
 

  Oscar, só percebe que André sempre a amou no final da série, mas demonstrou diversas vezes se importar e muito com o companheiro, podemos ver isso logo no episódio 8 "Acidente na Floresta", após Antonieta sofrer um acidente com o cavalo, André é injustamente levado à presença de Luís XV sob a acusação de ter atentado contra a vida da princesa Maria Antonieta. Oscar se arrisca para salvar seu companheiro e não podemos esquecer, quando o rapaz é ferido no olho pelo Cavaleiro Negro, a quem ele perdoa porque André lhe pede. E como esquecer a memorável cena do anime onde Oscar e André são atacados pela multidão enfurecida com os nobres, a comandante é salva por Fersen e pela primeira vez diz ao belo conde sueco que precisa voltar para salvar André e ainda grita o meu André. Nesse momento podemos perceber que Oscar, abandonou de vez seus sentimentos por Fersen e finalmente corresponde aos sentimentos de André, e pelo menos para mim é uma cena inesquecível. Já no mangá praticamente quem se declara a André é Oscar, em uma linda cena jamais mostrada nas adaptações. Confesso que estou ansiosa para saber como será esse momento romântico do casal no novo filme de animação.

 


  O que mais resta dizer ? André é um homem muito sensível e apaixonado, sofrendo por seu amor não correspondido por Oscar, mas é incapaz de desrespeitá-la. Só no final da série Oscar finalmente se da conta que André é mais que um amigo, é sua alma gêmea. O amor impossível de Oscar e André certamente faz de Rosa de Versalhes, uma história única que mexe com o imaginário dos leitores há 50 anos. Para mim, o amor de Lady Oscar e André é algo puro que nasceu de uma amizade de infância, confiança, ternura, respeito, paixão, mas acima de tudo confiança e lealdade.
 



Enfim, gostei muito da forma que Simona Sau conseguiu através desse vídeo refletir sobre essa história de amor impossível criada por Riyoko Ikeda que ainda hoje mexe com o imaginário de muitos leitores de Rosa de Versalhes. Oscar e André são personagens fictícios, diferentes de Maria Antonieta, Fersen e os demais personagens históricos que aparecem no mangá, porem para algumas pessoas chega ser difícil de acreditar que Oscar e André nunca estiveram envolvidos na revolução francesa, porque simplesmente só existem na nossa história favorita.

Finalizando parabenizando Simona pelo belíssimo vídeo e com algumas imagens de nossos Heróis Lady Oscar e André.



 






Espero que tenham gostado!
 
Uma ótima semana a todos vocês, amigos da Lady Oscar.
 



 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.