Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Em 10 de maio de 1774, morria de Varíola no Palácio de Versalhes, o rei Luís XV. A morte do rei também é mostrada em Rosa de Versalhes.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 

 
Em 10 de maio de 1774, falecia aos 64 anos, vítima de Varíola no Palácio de Versalhes, França Luís XV, também conhecido como Luís, o Bem Amado, ele que foi o Rei da França e Navarra de 1715 até sua morte é um dos personagens que aparecem no anime e mangá Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), inclusive até sua morte é mostrador tanto no mangá original de Ikeda quanto no anime, então não poderia deixar de comentar.


  Luís XV foi rei ainda muito criança, ele sucedeu seu bisavô Luís XIV com apenas cinco anos. Como uma criança ser rei?  Entretanto, até alcançar a maioridade em 1723, seu reino foi governado por seu tio-avô Filipe II, Duque d'Orleãs como regente. O cardeal André Hercule de Fleury foi seu principal ministro de 1726 até 1743, quando o rei passou a conduzir pessoalmente o ministério. 




Seu primeiro primeiro filho e herdeiro do trono, jamais chegou a ser rei.

Príncipe Luís Fernando (Louis Ferdinand; Versalhes)

O filho mais velho e herdeiro do rei foi ,Luís Fernando (Louis Ferdinand; Versalhes, 4 de setembro de 1729 – Fontainebleau, 20 de dezembro de 1765) foi o herdeiro de Luís XV como Delfim da França de seu nascimento até sua morte.Infelizmente, o príncipe morreu antes de chegar a ser rei.


A Amante e rival de Maria Antonieta é também a primeira vilã da série Rosa de Versalhes. 



Madame du Barry. Nascida em 1746, de uma mãe pobre e pai desconhecido, ela trabalhou em Paris em uma loja de moda. Notada por um nobre, Jean du Barry, ela conseguiu entrar na alta sociedade se casando com seu irmão, Guillaume du Barry. Tendo se tornado amante do duque de Richelieu, ela também foi notada pelo rei, de quem se tornou amante oficial em 1769, causando um rebuliço. Pouco depois, a jovem arquiduquesa Maria Antonieta, filha da imperatriz Maria Teresa da Áustria, chegou à corte de Versalhes. A menina, profundamente católica e apoiada pelas filhas do rei, se opôs à autoridade que du Barry tinha sobre a corte e não a reconheceu em seu papel de amante oficial.
 

 
 
Em Rosa de Versalhes, a princesa austríaca Maria Antonieta chega a corte e logo é avisada que a amante do Rei, é uma mulher vulgar. A Princesa, então recusa-se a trocar uma só palavra com Madame Du Barry o que acaba virando uma rivalidade entre às duas moças.
 
Maria Antonieta ao ver Madame Du Barry pela primeira vez.
 

 

 Maria Antonieta, tinha vantagens já que estava destinada a se tornar a futura rainha da França, já o poder de Madame du Barry não demorou muito: em 1774, com a morte de Luís XV, ela foi removida da corte e Maria Antonieta tornou-se rainha. Madame du Barry viveu o resto de sua vida em seu Castelo de Louveciennes, onde continuou sua vida como cortesã no exílio, recebendo escritores e artistas (incluindo Élisabeth Vigée Le Brun) e permanecendo profundamente enraizada em princípios monárquicos. Durante a revolução, ela foi presa e guilhotinada em 8 de dezembro de 1793 na Praça da Revolução, a mesma praça que uma vez foi dedicada a Luís XV. 
 

A Morte do rei em Rosa de Versalhes:

A morte do rei Luís XV existe no mangá de Ikeda e no anime, acontece no episódio 10 do anime Rosa de Versalhes A morte de Luís XV - O sol se põe, o sol nasce. Começa em abril de 1774, o rei Luís XV adoece e Imediatamente a Condessa Du Barry é informada e corre para a sua cabeceira. No início os médicos não entendem que doença ele tem, até que, durante uma noite, um dos médicos percebe que Sua Majestade tem manchas vermelhas óbvias em seu rosto: é varíola.



Os príncipes Luiz e Maria Antonieta são aconselhados a não ir para a cabeceira do rei moribundo. Enquanto isso, a Condessa Du Barry busca proteção: ela pede a Oscar para defender seu caso junto à princesa, mas a jovem recusa. Ela então vai para o Duque de Orleans, que nem sequer a recebe. Resignada à perda de poder, a Condessa reza insistentemente à cabeceira de Louis para que ele se recupere. A corte está em tumulto: todos tentam não perder seus privilégios e todos se perguntam como se desenvolverá a doença do soberano.

 
No início de maio, o estado do doente piora e Du Barry é mandado embora de Versalhes, escoltado por Oscar, que a salvou de uma punição severa.




  E finalmente a morte de Luís XV acontece em 10 de maio aos 64 anos: toda a corte foi à presença dos novos soberanos, Luís XVI e Maria Antonieta. Nesse episódio sempre me passou a impressão que Lady Oscar sentiu e muito a morte do soberano, aliás foi uma das únicas já que os outros estavam mais preocupados com os próprios interesses.
 
 O corpo foi transportado apressadamente para Saint Denis por medo de contágio, escoltado por Lady Oscar muito emotiva. O episódio termina com Oscar fazendo a escolta e chorando pelo Rei.



 
  Em Rosa de Versalhes todos os fãs se chateiam com ele por e culpar André e o sentenciar a morte, só porque Maria Antonieta se acidenta com o cavalo. O rapaz, quase foi morto por colocar em risco a vida de Maria Antonieta. Sempre achei injusto, já que André não teve culpa de nada! Entretanto, fica aqui minha pequena Homenagem ao rei da França, que não poderia ser esquecido. Enfim, o rei foi uma pessoa real, e uma figura histórica das mais importantes na história da França, então fica aqui minha homenagem a ele.   Fonte de Pesquisa, Winkípedia

 

 
 Lady Oscar diz Obrigada por sua visita! Volte Sempre que quiser.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.