Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
Em 23 de dezembro de 1973, há exatos 51 anos, era publicado nas páginas da revista feminina Margaret, o Ultimo capítulo de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) , um marco na história do Shoujo, tornou-se um verdadeiro fenômeno Cultural que se estende até os dias atuais. Nunca um Shoujo mangá foi tão celebrado, principalmente se tratando de um mangá mais antigo. A Rosa de Versalhes” virou um cult. É o primeiro e único mangá a ser considerado obra literária. A história de Ikeda fez tanto sucesso que ganhou versões em teatro, TV, cinema, se espalhou pelo mundo e popularizou o estilo rococó e o setecentismo.

Essa finalização saiu as pressas, Ikeda mesma, chegou a dizer em entrevistas, que ela não pode contar o final de Maria Antonieta conforme ela desejava, já que ela foi muito pressionado por seus editores
a terminar A Rosa de Versalhes em um prazo de 10 dias, já que nessas alturas do mangá, as histórias de Oscar e André já haviam terminado, e o que restava para contar seria os acontecimentos da Revolução francesa e o final de Maria Antonieta, porem sem Oscar e André, já não havia grande interesse dos leitores (a maioria mulheres(, que idolatravam Oscar, então, Riyoko Ikeda foi forçada e terminar tudo de vez em um curto espaço de tempo. Conheço gente que diz que o final da história deixou a desejar, mas conforme eu disse, Ikeda teve só dez dias.

Eu descordo, para mim a história inteira foi incrível emocionante, a qualidade da obra não caiu, não, muito pelo contrário os últimos momentos de Maria Antonieta, foram muito bem desenhado, e sim, conseguem transmitir uma grande emoção aos leitores, desde a, subida da rainha à guilhotina, as lembranças felizes de Antonieta, como sua primeira visita em Paris até seu trágico fim, tudo com uma belíssima e traços impecáveis de Riyoko Ikeda, que consegue nos emocionar através de seus desenhos. E o mangá abre e fecha com o Conde Fersen, amante secreto de Maria Antonieta, e também se fecha com a morte do belo conde sueco.
O mangá se fecha com as mortes de Maria Antonieta e seu amado Conde Fersen. Só espero que o novo filme de animação termine da mesma forma, que não acabe na Bastilha e que não termine com aqueles epílogos desnecessários como aconteceu na animação de 1979.
 |
A Morte de Fersen fecha o Mangá Rosa de Versalhes.
|
Sempre achei erradíssimo o Riyoko Ikeda ter sido forçado a finalizar Rosa de Versalhes, tudo bem, que o maior interesse do público era Oscar, mas não se apressa a arte! Sem contar que Ikeda era muito jovem, tinha seus 25 anos e imaginem como ela se sentiu, por ser tão pressionada, não se faz isso com uma manga-ká..
Uma curiosidade é que a capa da Margaret, onde foi publicado o último capítulo de Rosa de Versalhes, nada tem a ver com Lady Oscar, já que a revista saiu em dezembro. Os editores fizeram uma capa com tema natalino, infelizmente! Por se tratar do último capítulo, bem que poderia ter trazido Maria Antonieta em algum cantinho da capa, já que a história se fecharia com sua trágica morte. Deixo a capa logo abaixo:
Em 1974, um ano após a finalização da história original, A Rosa de Versalhes foi levada ao palco da Takarazuka Revue, e alcançou um inimaginável sucesso, e foi exatamente isso que salvou o teatro da falência. O Fenômeno de Rosa de Versalhes foi tanto que a concorrência para ingressar na escola de Takarazuka, que era de cinco vezes o número de vagas, depois do sucesso da “Rosa de Versalhes”, saltou para 20 vezes. E graças à Lady Oscar, a Takarazuka entrou na moda, e até hoje continua encenando temporadas desse sucesso originário do Shoujo mangá histórico de Riyoko Ikeda. E a Takarazuka continua muito popular no Japão, principalmente entre as mulheres. Hoje, além do grande teatro original na cidade Takarazuka, a Companhia possui um teatro em Tóquio. Mesmo assim, é preciso reservar o ingresso com bastante antecedência, devido ao grande número de procura. Por isso, a data de hoje é conhecida como Berubara Day, o dia da Rosa de Versalhes para o teatro feminino.
.
Em entrevista, Yuri Haruna, que interpretou a primeira Lady Oscar, contou, que quando conseguiu o papel de Oscar, sofreu inúmeras críticas dos fãs da obra original, mas após o sucesso que a peça acabou fazendo, ela passou, a receber todos os dias, várias caixas com cartas de fãs, que queriam seu autógrafo. Yuri Haruna, disse, que demorou 4 anos para atender a todos os pedidos que as fãs enviavam nas correspondências, algumas delas inclusive pediam o autógrafo de Haruna em seus lenços de bolso. Para quem tiver interesse, eu traduzi a Entrevista com Yuri Haruna, basta clicar no link para ler.
 |
|
Esse ano 2024, marcou os 50 anos da primeira peça da Rosa de Versalhes e para comemorar o meio século da famosa apresentação que trouxe uma luz ao teatro, esse ano foi feita uma nova montagem da peça inspirada no mangá de Riyoko Ikeda, focada na história de amor proibido do conde Fersen e Maria Antonieta, baseada na primeira versão realizada em 1974, que salvou o Takarazuka de anos de decadência.
A nova montagem da peça foi iderada pela grande estrela da companhia, Aykaze Sakina, que interpreta o conde Fersen foi exibida ao vivo nos cinemas japoneses e, após a apresentação, tivemos um show de despedida para a atriz que infelizmente se aposentou.
Após o final de Rosa de Versalhes, seus leitores queriam mais e Ikeda resolveu trazer de volta seus personagens, em Histórias Gaiden, como um dos mais famosos da Condessa Vampiro, ou condessa de sangue, baseado em uma história real e assustadora. Já fiz resenha desse primeiro volume, para quem quiser ler clique aqui.
E em janeiro de 2025, teremos uma nova adaptação animada da Rosa de Versalhes, produzida pelo estúdio Mappa que chegará aos cinemas japoneses em 31 de janeiro de 2025, no dia 15 de janeiro, teremos mais uma exibição prévia, um evento fechado apenas para 100 convidados com direito a degustação do Champanhe Rare, que presta homenagem à Maria Antonieta..
Lembrando que Rosa de Versalhes foi publicada aqui no Brasil pela editora JBC em 2019, em 5 volumes e uma edição BIG dois em um. Tem resenhas aqui no blog de todos os volumes e também do primeiro gainde. Para quem quiser ler, deixo aqui os links dos volumes 1, 2, 3, 4 e 5. Tentei não dar muito Spoiler, mesmo o mangá tendo 50 anos, há pessoas que nunca leram e isso estraga a experiência dos leitores. Finalizo com algumas cenas do Ultimo capítulo de Rosa de Versalhes, publicados na Margaret, Há 50 anos atrás. OBS algumas fotos vieram do site Lady Oscar 40 anni que também prestou uma linda homenagem a obra de Ikeda. Deixo abaixo as imagens:
Continua...
Espero que tenham gostado!
Uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
Feliz Natal!
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.