Letreiro com titúlo de postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

🎃🧛‍♂️ Happy Halloween! Relembrando o Gaiden de A Rosa de Versalhes Onde Gerodelle Virou Vampiro🎃🧛‍♂️

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!



 
 
 



Hoje é 31 de outubro, o último dia do mês e, sem dúvida, a data mais eletrizante e assustadora (no bom sentido!) do ano: o Dia das Bruxas. Claro que uma data tão icônica não poderia passar em branco aqui no nosso blog!

Muitos de nós associamos o Halloween imediatamente à cultura americana — pensamos em filmes de terror, festas à fantasia e crianças batendo de porta em porta. Mas você sabia que as raízes dessa celebração são muito mais antigas, profundas e complexas do que um balde de doces?🎃🧛‍♂️



Vamos mergulhar nessa história!

A Origem da Palavra: Véspera de Todos os Santos

A jornada começa na etimologia. A palavra "Halloween" é, na verdade, uma abreviação da expressão em inglês arcaico "All Hallows’ Even" ou "Hallow evening".

Hallow significa "santo";

Even (ou eve) significa "véspera".

O termo se refere, literalmente, à "Véspera de Todos os Santos", já que o dia 31 de outubro antecede o Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Embora a celebração tenha se transformado no conceito moderno de fantasias e "doces ou travessuras" em todo o mundo, sua origem é profundamente histórica e religiosa.



As Raízes Celtas e o Festival de Samhain

Acredita-se que a festa tenha surgido a partir de uma comemoração realizada pelos povos celtas, há mais de 2,5 mil anos, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. O festival pagão original era chamado de Samhain, que significa "Fim do Verão".

Para os celtas, o Samhain era um momento mágico e perigoso. Eles acreditavam que, nesta noite, a barreira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se tornava tênue, permitindo que espíritos, fadas e entidades malignas saíssem de suas tumbas para atormentar os vivos.

A solução para se proteger? Decorar suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, não para celebrar o medo, mas como uma tentativa de afugentar as "forças do mal" e se misturar a elas.


Da Perseguição à Tradição Moderna Global

Durante a Idade Média, a Inquisição perseguiu ferozmente quem comemorava a data, acusando praticantes de bruxaria e magia negra.

Numa tentativa de "cristianizar" a data pagã, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Com o tempo e as transformações culturais, a festa mudou de foco. Nos Estados Unidos, para onde o Halloween foi levado pelos imigrantes irlandeses no século XIX, a data se tornou uma das principais festividades do país, focada em festas à fantasia e na famosa brincadeira de "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?").

Halloween no Brasil: Uma Festa ou Uma Resistência?

No Brasil, o Halloween é uma festividade relativamente recente, popularizada principalmente por filmes, séries e escolas de idiomas.

No entanto, a data gera um debate cultural interessante: existe uma resistência significativa em algumas regiões, onde se argumenta que o Brasil é rico em cultura popular e não deveria priorizar uma celebração estrangeira.

O Dia do Saci: A Alternativa Brasileira

Como resposta pacífica à influência americanizada, foi criado o Dia do Saci (através do decreto-lei nº 2.762/2003). Comemorado também em 31 de outubro, o Dia do Saci busca valorizar o nosso próprio folclore e identidade nacional, celebrando nossas lendas em vez das alheias.

Independentemente de como você escolhe celebrar — com uma fantasia de bruxa ou valorizando o nosso Saci Pererê —, o importante é aproveitar a magia da data!


Em comemoração ao Halloween, vamos relembrar uma das histórias paralelas (gaiden) mais peculiares e surpreendentes lançadas anos após a finalização do mangá clássico A Rosa de Versalhes.
A autora Ryoko Ikeda decidiu revisitar seus personagens de uma forma totalmente inesperada: introduzindo elementos sobrenaturais.
Neste gaiden especial, somos apresentados a uma reviravolta dramática e fantástica: Girodelle, o ex-noivo de Oscar, está vivendo como um vampiro.
Essa história oferece uma perspectiva única e sombria sobre o destino do personagem, contrastando o drama histórico da Revolução Francesa com o terror gótico


Gerodell Virou Vampiro? Desvendando o Gaiden Gótico de 'A Rosa de Versalhes'

Uma seguidora no Twitter me pediu para explicar melhor essa teoria que circula entre os fãs de A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら): afinal, a criadora Ryoko Ikeda transformou um de seus personagens em um vampiro?

Atendendo ao pedido, preparei este post especial de Halloween para mergulhar no gaiden (história paralela) mais inesperado da saga. Vamos entender o porquê de Ikeda Sensei ter tomado essa decisão inusitada.

( Algumas imagens desse post vieram do belíssimo  site italiano de Lauraslittlecorner, uma grande fã de Lady Oscar. Deixo aqui os devidos créditos e agradecimentos. Na época, eu não tinha esse blog e fiquei sabendo sobre a notícia através do Comic Natalie e do site dela. 🧛Deixo aqui os devidos créditos e agradecimentos!)

A Verdade por Trás da Imortalidade de Gerodell

Primeiramente, é importante esclarecer: Gerodell não virou vampiro no mangá original e nem no anime clássico. Nesses cânones, ele é apenas o nobre e, francamente, azarado, ex-noivo de Oscar François de Jarjayes.

No entanto, a sugestão de vampirismo existe, sim, em um dos gaidens mais recentes de Rosa de Versalhes, publicados na revista Margaret em meados de 2018.

O que o gaiden sugere?

Embora não fique explicitamente claro que Gerodell se transformou em uma criatura imortal que se alimenta de sangue, tudo indica que o ex-noivo de Lady Oscar foi transformado em um belíssimo vampiro. Ikeda deixa claro nesse gaiden que seu personagem não envelhece como os demais.

A história mostra que já haviam se passado muitos anos desde a Revolução Francesa. Todos os personagens que sobreviveram estão agora mais velhos, cansados e marcados pelo tempo. Todos, menos Gerodell, que continua com a aparência jovial de um homem de trinta e poucos anos.

Isso é normal? Para um vampiro, sim.🎃🧛‍♂️




Como sabemos, vampiros são criaturas belas e eternas, que não envelhecem. Mas por que Ikeda faria isso com um de seus personagens masculinos favoritos?🧛

 


A Homenagem a uma Lenda do Mangá: Moto Hagio

A resposta é uma tocante homenagem a uma amiga e colega de profissão: Hagio Moto.

Hagio, assim como Ikeda, é uma das artistas mais respeitadas de todos os tempos, pertencente ao lendário "Grupo das 24" — um coletivo de mangakás femininas que revolucionaram o shōjo (mangá para meninas) nos anos 70.

Hagio Moto é a autora do clássico Poe no Ichizoku (ポーの一族) ou "The Poe Clan". Este mangá de terror gótico, serializado entre 1972 e 1976 (e revivido em 2016), gira em torno de Edgar Portsnell, um vampiro adolescente imortal.

Portanto, sim, Gerodell foi transformado (ou pelo menos inserido no universo) de vampiro em um gaiden atual, em uma homenagem direta ao clássico de Hagio Moto.


O Crossover Inesperado e as Rosas Misteriosas

Um detalhe fascinante é que os traços desse gaiden não parecem ser os de Ikeda, mas sim da própria Hagio Moto, ou pelo menos muito inspirados por ela. Acredito que as ilustrações do crossover foram feitas por Hagio, solidificando a parceria e a homenagem.

Nessa história, vemos Victor Clement de Gerodelle passeando pela Grã-Bretanha. Ele chega a uma misteriosa aldeia repleta de belíssimas rosas, localizada em um vale enevoado, onde os habitantes, misteriosamente, jamais envelhecem.

Rosalie, que viveu anos na casa de Oscar e agora é uma mulher adulta, estranha o fato de Gerodell não ter envelhecido absolutamente nada. Ele parece viver em uma perspectiva temporal diferente das pessoas comuns.

A maior prova de que Ikeda transformou Gerodell em vampiro é justamente a aparição dos protagonistas de The Poe Clan, Edgar e Marybel, nas ilustrações. É a confirmação de que o mundo de Rosa de Versalhes se cruzou com o universo de The Poe Clan..

 


Gerodell: O Nobre Azarado, Agora Imortal

Na época em que esses gaidens foram lançados, eu achei sensacional esse crossover, principalmente por amar histórias de vampiros! (O primeiro gaiden de Rosa de Versalhes, sobre a Condessa Vampiro, é meu favorito).

Ikeda sempre adorou Gerodell, descrevendo-o como um perfeito cavalheiro da nobreza. Apesar de não ser protagonista, ele teve uma participação importante no mangá e no anime.

Lembramos dele no primeiro episódio do anime, como concorrente ao cargo de capitão da Guarda de Maria Antonieta. Oscar, orgulhosa e teimosa, resolveu duelar com ele em particular e... digamos que o pobre Gerodell apanhou de graça. Ele reconheceu o valor de Oscar, mas é difícil não sentir pena dele!

Hoje, neste Halloween, celebramos a jornada inusitada de Gerodell: de um nobre desafortunado na corte francesa a uma criatura da noite, bela e eterna, em uma homenagem artística entre duas lendas do mangá.

E você, o que achou dessa versão vampírica do personagem?  🧛




Não importa se você prefere as abóboras e fantasias, o charme dos vampiros eternos ou as travessuras do nosso lendário Saci Pererê. A data de hoje nos convida a celebrar a fantasia e as boas histórias.🎃🧛‍♂️
Que a sua noite seja mágica e cheia de boas energias!
Happy Halloween, Feliz Dia das Bruxas e, claro, Feliz Dia do Saci!

Um ótimo final de semana a todos Vocês amigos da Lady Oscar.



ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.