Hoje, 29 agosto, é o aniversário de estreia da primeira peça da Rosa de Versalhes feita para o takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan), um dos teatros mais importantes do Japão. Há exatos 51 anos, a trupe Tsukigumi (Moon Troupe) estrava a primeira adaptação para o musical de Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) de Riyoko Ikeda, no auge do sucesso da obra, um ano após a finalização do mangá. Essa primeira montagem foi focada na história de Maria Antonieta e Fersen intitulada, a The Star / The Rose of Versailles (ザ・スター / ベルサイユのばら).Essa data significa muito para o Teatro feminino japonês, pois "A Rosa de Versalhes", através das suas adaptações para o palco da Takarazuka Revue, salvou o teatro de uma crise de audiência na década de 1970 ao popularizá-lo imensamente, estabelecendo o sistema de "Top Star" e gerando um "Boom BeruBara" que atraiu um público de milhões e impulsionou as inscrições na escola do teatro.
🌹
A Takarazuka Revue passou por uma crise de popularidade em 1974, antes da adaptação de "A Rosa de Versalhes E quem diria que um mangá salvaria um teatro? A peça, baseada no mangá de Riyoko Ikeda, foi um sucesso inesperado, sendo a adaptação para o palco mais notável da história da Takarazuka. A adaptação gerou um enorme aumento na popularidade da revista, um fenômeno conhecido como "Boom BeruBara".
O espetáculo estabeleceu o sistema de "Top Star", que permanece em vigor até hoje, uma inovação para os papéis principais. Milhares de pessoas assistiram às diferentes montagens da
peça, consolidando seu sucesso. O sucesso da "Rosa de Versalhes" foi tanto, que levou a um
aumento na concorrência para entrar na escola do teatro, triplicando as
inscrições.
Influência Cultural:A influência de "A Rosa de Versalhes" se estendeu para além do teatro, impactando a moda e a cultura contemporânea no Japão, com exposições e eventos dedicados ao mangá.
Essa primeira montagem, que hoje completa 51 anos. A peça The Star / The Rose of Versailles (ザ・スター / ベルサイユのばら), teve o roteiro assinado pelo ilustre Shinji Ueda. No elenco, Yuri Haruna interpretou a protagonista Oscar, Takiko Dai e Misato Kei ( elenco alternativo) interpretaram Fersen e Maria Antonieta foi interpretada por Hatsukaze Jun e Kizuki Miho ( elenco alternativo).
![]() |
A Rosa de Versalhes Takarazuka1974 |
Em entrevista, Yuri Haruna, que interpretou a primeira Lady Oscar, contou, que quando conseguiu o papel de Oscar, sofreu inúmeras críticas dos fãs da obra original, mas após o sucesso que a peça acabou fazendo, ela passou, a receber todos os dias, várias caixas com cartas de fãs, que queriam seu autógrafo. Yuri Haruna, disse, que demorou 4 anos para atender a todos os pedidos que as fãs enviavam nas correspondências, algumas delas inclusive pediam o autógrafo de Haruna em seus lenços de bolso. Para quem tiver interesse, eu traduzi a Entrevista com Yuri Haruna, basta clicar no link para ler.
![]() |
Takarazuka Rosa de Versalhes 1974 |
Curiosidade:
No final do ano de 2018 no Japão, a companhia de trem japonesa Hankyu Railway lançou a Hankyu Wrapping Train Collection e resolveu homenagear o clássico mangá Rosa de Versalhes, também conhecido com Lady Oscar, com belíssimas ilustrações de Oscar e seus amigos vestidos de condutores, nos vagões do trem apelidado de Yume (sonho).
A linha em questão, é a Takarazuka, que liga as províncias de Hyogo e Osaka. O mais interessante é que cada vagão tem uma ilustração diferente, ou seja, são artes distintas.
Outra coisa, bem legal, é a estátua de bronze de Lady Oscar e André na entrada do teatro Takarazuka, uma forma de homenagear a peça e maior sucesso da companhia.
Não poderia finalizar o post sem ao menos mencionar Kageki Shoujo, um anime, maravilhoso, que é uma verdadeira homenagem ao teatro Takarazuka Revue e a rosa de Versalhes. A protagonista, é a doce, Sarasa Watanabe, uma menina muito alta, pobre que mora no interior com seu avô, e apaixonada por Rosa de Versalhes, sonha em ser atriz e interpretar Lady Oscar. Visando realizar o seu maior sonho, Sarasa, decidi deixar seu avô, e para tentar uma vaga na famosa escola de teatro Kouka, que imita a escola da Takarazuka Revue. E não é só isso existem várias referências a Takarazuka e a Rosa de Versalhes, recomendo muito que assistam o anime e torço para o mangá um dia chegar ao Brasil. O link acima é da minha resenha de Kageki Shoujo, para quem quiser ler.
E para fechar esse post, com chave de ouro, deixo abaixo o vídeo com a apresentação completa de 1974 da rosa de Versalhes, para quem assim como eu é apaixonado por Takarazuka Revue:
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.