Rosa de Versalhes e La Seine no Hoshi:
Em Rosa de Versalhes, à heroína Oscar François de Jarjayes, é a caçula das cinco filhas do renomado Capitão da Guarda Real, o general François Augustin Regnier de Jarjayes (Inspirado em um personagem histórico real), sem esperança de ter um filho homem, ele decide criar sua filha mais jovem, como um rapaz e dar a ela todo um treinamento militar, necessário, para que futuramente ela possa assumir seu lugar o comando Guarda Real, servindo a monarquia francesa depois que ele se aposenta. Na idade de quatorze anos, logo que a sua formação em competências básicas militares é completa, Oscar é dada a tarefa de proteger o Maria Antonieta, quando chega na corte francesa. Ao decorrer da história, Oscar ganha a afeição e confiança de Maria Antonieta, mais tarde, Oscar começa se interessar por Revolução já que percebe que o regime monárquico é corrupto. Quando a Revolução Francesa está prestes a começar, Oscar se recusa a impedir os tumultos ocorridos em Paris. Ela renuncia à sua condição e seu regimento e une forças com o povo puxando a revolução francesa e a marchando para a Bastilha. No anime, é André que começa se interessar por Revolução francesa e Oscar o segue, já que nessas alturas da história ela já corresponde os sentimentos do rapaz.
A Estrela do Sena:
Simone Lorène (シモーヌ・ロラン Shimōnu Roran) é a protagonista da série. Ela nasceu em Paris em uma noite de inverno e é a única filha ilegítima de um cantora de ópera e do duque de Lorena, pai de Maria Antonieta, que veio para Paris em missões diplomáticas. Como seu pai não pode mantê-la com ele, porque ele já é o marido da imperatriz Maria Teresa da Áustria e deve voltar para casa imediatamente chamado por seus deveres, ele a confia ao conde de Vaudreuil, seu melhor amigo de infância. Este último, para não fazê-la crescer na nobreza francesa corrupta e para compreender as dificuldades de sua irmã devido à rigorosa vida da corte em Versalhes, confia-a ao modesto florista Paul Lorène, seu querido amigo da juventude, e sua esposa Julienne, que não têm filhos e a criam como se fosse sua própria filha. Conforme o acordo feito com seu pai, uma vez que ela crescesse, o Conde de Vaudreuil deveria integrá-la à alta sociedade e apresentá-la à sua meia-irmã, que era quatorze anos mais velha que ela. Uma vez crescida e sem saber de tudo, após perder seus pais adotivos nas mãos dos assassinos de Madame Catherine, a rival ferrenha da rainha, ela é adotada pelo Conde de Vaudreuil, que a envia para estudar no prestigiado convento de Panthémont, mas continua a ter aulas de esgrima secretamente à noite. No final de sua vida, seu pai adotivo apenas lhe revelou que ela tem uma irmã mais velha no Palácio de Versalhes e que ela é nobre de nascimento. Um dia, ele vai pedir ajuda ao Tulipa negra para libertar seu melhor amigo Mirand, que foi capturado e está prestes a ser trancafiado na Bastilha. A Tulipa Negra diz a ela para usar suas aulas de esgrima para lutar por justiça e lhe dá um collant (body) azul, uma máscara vermelha, um manto e uma espada. Assim, a partir desse dia, a mocinha tornou-se a "Estrela do Sena". Mais para frente, ela descobre o segredo de seu nascimento, sim, ela tem um parentesco com Maria Antonieta, porem a descoberta, é logo no início da Revolução Francesa. Pouco tempo depois, a família real é capturada pelos revolucionários, e a rainha pede ajuda para levar seus dois filhos e criá-los como se fossem seus. Ele luta pela última vez como a Estrela do Sena contra seus antigos amigos revolucionários para levar seus sobrinhos, Marie Thérèse e Louis-Charles, com ele. No final, os filhos de Simone, Robert, Danton e Maria Antonieta deixam Paris e a França para sempre para construir uma nova família juntos, longe da turbulência da revolução.
O título da Série na Itália:
Na Itália, a série foi chamada de Il Tulipano Nero, referindo-se a um livro de Alessandro Dumas" A Tulipa Negra" que, na verdade, conta uma história completamente diferente, ambientada entre os agricultores de tulipas da Holanda do século XVII, e também existe um filme de capa e espada dos anos sessenta, que leva o mesmo título estrelado por Alain Delon e Virna Lisi.
O anime na Itália:
Uma curiosidade é que segundo meu pai, em 1984, ano da primeira
exibição na TV italiana, esse anime foi apresentado como as novas
aventuras de Lady Oscar: Entretanto, a série nada tem a ver com a obra
de Ikeda, e as duas séries são completamente diferentes. Não sei porque,
mas a protagonista, me lembra mais o Zorro da Disney, do que Lady
Oscar. A série de Riyoko Ikeda, é imensamente superior, já que A Estrela
do Sena, em alguns momentos torna-se cansativo, tem muitos furos no
roteiro, não é tão fiel como Rosa de Versalhes nos acontecimentos
históricos, uma olhada. Nas versões italianas, a
protagonista é dublada pela lendária Cinzia de Carolis que também
dublou Lady Oscar, e isso foi que me fez assistir à animação em
italiano.
Sucesso ou fracasso?
Chegou a fazer muito sucesso, porem não tanto como Rosa de Versalhes, porém é divertida, na Itália, fez bastante sucesso, a história, inclusive chegou a ser publicada, em uma edição parcialmente colorida no Corriere dei Piccoli, mais tarde a série ganhou um box set publicado pela editora J-Pop. É importante eu mencionar que ao contrário do anime, o mangá não tem uma conclusão.
Por tanto, aqueles sites brasileiros, que defendem uma tese, que Riyoko
Ikeda, não gosta da animação de Rosa de Versalhes, por isso não queria
outra adaptação animada, saiba que isso não procede. Até onde lembro,
Ikeda nunca disse ter odiado a animação, pelo contrário ela sabe
muitíssimo bem, que seu mangá ficou conhecido na Europa graças ao
sucesso do anime Rosa de Versalhes. Ikeda, sempre teve uma certa
relutância, para ceder os direitos de Rosa de Versalhes para animação,
não é de hoje, por isso, mesmo que o anime Estrela do Sena foi
criado. Aliás, continuo relendo as entrevistas que aqui tenho de Ikeda, e
até o momento não achei nenhuma, onde a autora diz ter odiado a
animação e o filme live action de 1979. Recentemente, ela concordou com
um longa de animação, ainda em produção, em comemoração aos 50 anos de
Rosa de Versalhes, só porque muitos fãs lhe enviaram inúmeras cartas lhe
pedindo uma nova animação. Quando esse filme for lançado, terá resenha
aqui no blog, e prometo que falarei até cansar sobre ele. Em um futuro próximo post, irei comentar sobre as diferenças entre Rosa de Versalhes e o anime A Estrela do Sena fiquem ligado!
Finalizo com a
abertura italiana do anime Tulipano Nero - La Stella della Senna e com
algumas imagens de Lady Oscar e Simone Lorène (シモーヌ・ロラン Shimōnu
Roran) a protagonista da série:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.